Clonar disco IDE para HD/SSD SATA: guia passo a passo

Como clonar IDE para HD/SSD SATA

Você quer saber como clonar um disco IDE para SATA de forma eficiente? Existem 4 passos principais que você pode seguir.

Teste Grátis Teste Grátis

Atualizar o sistema de armazenamento de um disco rígido IDE para um HD ou SSD SATA pode melhorar significativamente o desempenho do seu computador. No entanto, se você tem pouca experiência na migração de dados, clonar seu disco IDE para um disco SATA pode ser um desafio. Este artigo abordará o processo passo a passo de clonagem do seu disco IDE para um HD ou SSD SATA. Seguindo estas instruções, você poderá transferir seus dados sem problemas e maximizar os benefícios da moderna tecnologia de armazenamento. Continue lendo para descobrir todos os detalhes!

Por que clonar o disco rígido IDE para SATA?

Disco rígido IDE

IDE e SATA são duas interfaces usadas para conectar dispositivos de armazenamento ao barramento dos computadores. Se você está se perguntando se deve converter seu disco rígido IDE antigo para um HD/SSD SATA mais recente, primeiro é importante entender as diferenças entre os dois.

A tecnologia de interface IDE foi desenvolvida em 1986. Geralmente, um disco rígido IDE tem uma baixa taxa de transferência (até 133 MB/s) e não permite hot plugging. Além disso, não é suportada nos sistemas operacionais Windows 10/8. Durante a instalação, é necessário configurar o jumper. Se você o definir incorretamente, o computador não reconhecerá o disco rígido IDE.

Em comparação com os discos rígidos IDE, os discos rígidos SATA, lançados em 2003, têm uma taxa de transferência de dados muito rápida (até 6 GB/s). Os discos rígidos SATA suportam hot plugging e têm uma enorme capacidade. Também reduzem o uso de eletricidade, pois podem ser conectados diretamente ao computador.

Ao atualizar o seu disco rígido IDE para SATA, você pode desfrutar de uma maior velocidade de transferência de dados. A compatibilidade e conexão com o sistema operacional também será melhorada.

Além disso, clonar um disco IDE para SATA permite que você atualize o disco rígido sem reinstalar o Windows. O sistema operacional, o software e os arquivos do usuário no disco IDE original serão movidos para o novo disco SATA. Em comparação com uma nova configuração, fazer um clone de disco economiza muito tempo e esforço.

Se você precisa fazer testes sofisticados, armazenar mais dados no disco rígido ou descobriu que seu computador está funcionando mal com um disco rígido IDE, não espere mais. Vamos ver como atualizar o seu disco rígido IDE para um disco HD/SSD SATA.

4 Passos para clonar um disco IDE para SATA

Aqui estão os passos necessários para clonar um disco IDE para um HD/SSD SATA.

Nota: Antes de iniciar o processo, certifique-se de que a sua placa-mãe suporta a interface SATA. Em caso positivo, você pode conectar o disco rígido SATA ao computador usando uma conexão SATA e um cabo de alimentação. Caso a placa-mãe não suporte a tecnologia SATA, você deve comprar um conversor SATA para IDE para conectar a unidade SATA ao seu PC.

Passo 1. Inicialize o novo disco rígido SATA

Se o seu disco HD/SSD SATA for novo, você deverá inicializá-lo. Se já foi usado, você pode desconsiderar esse passo e avançar para o próximo.

Veja como configurar o disco rígido.

  1. Conecte o disco rígido SATA ao computador usando o cabo SATA e o cabo de alimentação ou um conversor SATA para IDE.
  2. Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar. Em seguida, digite diskmgmt.msc na caixa e clique em OK para iniciar o Gerenciamento de Disco.
  3. No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito do mouse no disco rígido SATA e selecione a opção Inicializar Disco.
Clique no disco rígido SATA
  1. Especifique se deseja inicializar o disco rígido como MBR (Master Boot Record) ou GPT (GUID Partition Table). Em seguida, clique em OK e siga as instruções na tela para concluir o processo.

Nota: Se você tiver um disco rígido com mais de 2 TB, deve formatá-lo como GPT para tirar o máximo proveito dele. Os tipos MBR e GPT são aceitáveis se o disco rígido SATA for inferior a 2 TB.

Passo 2. Defina o disco rígido SATA para o modo IDE no BIOS

Para evitar problemas de inicialização, você deve ajustar várias configurações do BIOS antes de clonar um IDE para o disco rígido SATA. Basta seguir os passos descritos abaixo.

  1. Conecte o disco rígido SATA ao computador.
  2. Reinicie o computador e, quando o logotipo do fabricante for exibido, clique em F12 ou Delete para entrar no BIOS.

Nota: A tecla que você precisa pressionar para entrar no BIOS pode ser diferente, então concentre-se na tela e siga as instruções exibidas para descobrir qual tecla deve pressionar.

  1. Clique no menu Main e escolha o IDE mode para Configure SATA.
Configure SATA

Nota: O menu do modo SATA do seu computador pode ser diferente. Talvez seja encontrado nos menus Advanced ou Integrated Peripherals. Procure "Configure SATA" ou "SATA Mode" e altere a opção de AHCI/RAID para IDE.

  1. Salve as alterações e saia do BIOS. Reinicie o computador e prosseguir para o próximo passo da clonagem.

Passo 3. Use um software confiável para copiar todos os dados do disco IDE para o disco rígido SATA

Após inicializar com êxito o seu novo disco rígido SATA e alterar as configurações do BIOS, você pode começar a clonar o disco IDE para o novo SATA. Se você está procurando um software confiável, baixe e instale o Wondershare UBackit.

Com o recurso de clonagem do Wondershare UBackit, você pode clonar facilmente o seu disco rígido IDE para um HD/SSD SATA. Isso garante uma transferência de dados eficiente e sem complicações.

Wondershare UBackit

Wondershare UBackit - Software confiável de clonagem de discos

Clonagem de disco: Você pode clonar o seu disco rígido para um SSD ou outro disco rígido sem complicações. Este software suporta uma ampla gama de tipos de discos, como HDs de todas as marcas, SSDs SATA/M.2, SSDs NVMe, unidades USB, unidades NAS e cartões SD.

Clonagem de partição: Em vez de clonar o disco inteiro, você tem a opção de clonar uma partição específica.

Clonagem setor a setor: Você pode replicar um disco rígido ou partição na totalidade.

Sistemas suportados: Este software é compatível com Windows 11/10/8.1/8/7 de 32 e 64 bits.

Nota: O método a seguir apagará todos os dados no disco de destino. Antes de começar, faça um backup de todos os dados importantes armazenados no seu disco rígido SATA.

Siga os passos abaixo para clonar um disco IDE para um disco HD/SSD SATA usando o UBackit:

  1. Abra o Wondershare UBackit no seu dispositivo, clique em Clonar e depois em Iniciar.
Iniciar o clonador do disco IDE
  1. Escolha o disco IDE como o dispositivo de origem do clone e clique em Próximo.
Escolha o disco IDE como a fonte do clone
  1. Após selecionar a unidade de origem, escolha o disco HD/SSD SATA como o destino do clone. Depois, clique em Clonar para iniciar o processo de clonagem.
Escolha o disco SATA como o destino do clone
  1. Clique em Continuar para iniciar o processo de clonagem.
Confirme o processo de clonagem
  1. O tempo necessário varia conforme a quantidade de dados armazenados no disco.
Clonar disco IDE
  1. A tela irá alertá-lo quando o processo de clonagem estiver concluído.
Processo de clonagem de IDE para SATA concluído

Passo 4. Inicialize a partir do disco rígido SATA

Se você quiser inicializar o computador a partir do disco rígido SATA clonado, atualize as configurações de inicialização no BIOS.

  1. Entre no BIOS vá para o menu Boot.
  2. Escolha o disco rígido SATA como a primeira unidade de inicialização, salve as alterações e saia do BIOS. Ligue o computador e o Windows será carregado a partir do disco rígido SATA.

Conclusão

Este artigo descreve todos os passos necessários para atualizar o seu disco rígido IDE para SATA. Embora seja um pouco complicado, você pode fazer isso seguindo os quatro passos explicados acima. O Wondershare UBackit torna o processo de clonagem muito simples. Se você usar este software para clonar discos rígidos IDE, não precisará se preocupar com o tamanho dos dados ou falhas de inicialização. O UBackit é um software profissional de backup e sincronização que pode ajudá-lo com backup de dados, transferência de arquivos e clonagem de discos. Adquira essa ferramenta e explore todos os recursos disponíveis!