18/11/2020 • Arquivado para: Recuperação de fotos/câmeras • Soluções comprovadas
Você foi a um evento especial e tirou várias fotos; chegando em casa, você mal pode esperar para olhá-las no computador. Você insere o cartão SD com as fotos em seu computador, mas o que aconteceu com as fotos? Parece haver um erro ao ler o cartão. As fotos foram perdidas para sempre? Este é um cenário que infelizmente ocorre às vezes, mas não precisa temer pois o reparo de imagens pode ser possível para recuperar suas fotos. Aqui, veremos por que podem ocorrer erros de imagem e como você pode salvar o dia e recuperá-los.
Existem muitos motivos pelos quais erros de imagem podem ocorrer em um cartão SD, alguns deles talvez sejam evitáveis com um pouco de previsão, enquanto outros você não tem nenhum controle. Um cartão SD é comumente usado em câmeras e telefones, permitindo o armazenamento de centenas de fotos. Como são removíveis, podem ser danificados, pois são rotineiramente colocados em dispositivos para transferir arquivos e, em seguida, removidos.
Aqui, damos uma olhada em alguns dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas encontram erros ao usar cartões SD e como evitá-los no futuro, se possível.
Todos os cartões SD têm um sistema de arquivos, uma espécie de mini sistema operacional. Geralmente é FAT16 para cartões de até 2 GB de armazenamento e FAT32 para cartões de 2 GB a 32 GB. O sistema de arquivos mais comum é o FAT32, pois é mais compatível com vários dispositivos. Ao adquirir um novo cartão SD, convém formatar o cartão primeiro colocando-o no computador antes de usá-lo na câmera. Isso garantirá que ele esteja limpo e pronto para uso com o sistema de arquivos correto.
Apesar de tudo, você ainda pode ter problemas com o sistema de arquivos do cartão SD e ele pode ficar corrompido. Caso aconteça, você não poderá acessar os dados do cartão, incluindo fotos. Nesse caso, você pode tentar reparar as imagens do cartão SD. Se você conseguir obter suas fotos do cartão, deverá então reformata-lo antes de usar novamente ou comprar um novo.
Os cartões SD são muito pequenos, e ainda menores se forem microSD. Isso significa que eles são relativamente frágeis considerando o fato de que são retirados da câmera e colocados no computador várias vezes para transferir fotos e arquivos. Infelizmente, também significa que o cartão pode ficar fisicamente danificado, não importa o quão cuidadoso você pareça ser. Quanto mais você usa o cartão, maior é a probabilidade de ele sofrer danos físicos com o tempo. O cartão SD é composto por componentes eletrônicos, que também podem ser danificados. Se ocorrer algum dano físico, o computador pode não reconhecê-lo e você pode não conseguir acessar suas fotos. Ser extremamente cuidadoso com o cartão SD pode ajudar a evitar danos físicos, mas nem sempre é a resposta.
Se você estiver usando o cartão SD com frequência para armazenamento, haverá momentos em que terá que formatar o cartão. Às vezes, por vários motivos, isso não sai conforme o planejado e o formato é interrompido. Se isso ocorrer, é possível que o cartão esteja comprometido e/ou o sistema de arquivos seja danificado, conforme descrito acima. Você pode reparar o cartão SD reformatando-o, mas tenha cuidado ao usá-lo no futuro, pois podem surgir erros nele.
Assim como com qualquer outro tipo de dispositivo de armazenamento, o cartão SD pode ser infectado por vírus ou por malware ao ser utilizado no computador. Os vírus podem ser transferidos para o cartão, deixando-o inacessível ou corrompendo os arquivos no cartão SD. Ter um bom detector de vírus e malware em seu computador pode ajudar muito a impedir que vírus afetem seu cartão.
Com o tempo e com o uso, o cartão SD vai atrair setores defeituosos. Isso significa que fotos ou quaisquer outros arquivos não podem ser armazenados nesses setores do cartão. Quaisquer fotos em setores defeituosos que surgiram após serem tiradas ficarão inacessíveis. O cartão só acumulará mais setores defeituosos com o tempo, portanto, quando os problemas começarem, pode ser um sinal de que é hora de comprar um novo cartão.
Em alguns casos, o problema é que o computador não reconhece o cartão SD e não mostra as fotos nele armazenadas. Neste caso, pode não haver um problema com a placa em si, mas com o computador. Antes que entre em pânico, você pode tentar remover o cartão SD clicando no botão "Ejetar armazenamento removível" na barra de tarefas, e então reiniciar o computador e tentar novamente.
Felizmente, existem algumas maneiras de você conseguir acessar suas fotos, mesmo se tiver problemas com o cartão SD e suas fotos estiverem inacessíveis ou danificadas. Duas delas estão listadas abaixo.
Recoverit Data Recovery é um software disponível para Windows ou Mac para ajudar no reparo e recuperação de imagens para uma ampla gama de armazenamento, incluindo cartões SD. O software pode até ser capaz de ajudá-lo a recuperar fotos que você apagou acidentalmente do cartão SD.
Aqui estão as etapas a serem seguidas para tentar recuperar fotos de um SD:
Importante: Não salve os arquivos recuperados no cartão SD, salve-os no computador e faça o backup no armazenamento em nuvem ou em um novo cartão SD.
O software é dedicado a ajudá-lo a recuperar as fotos e imagens originais. Antes de salvar os arquivos recuperados, você pode visualizar as fotos e verificar se elas estão recuperadas da forma como deseja. Se elas forem recuperadas, mas ainda estiverem corrompidas, isso pode ter sido causado por erros do cartão SD. Você precisa consertar o cartão SD ou passar para a próxima solução, que pode reparar diretamente suas imagens corrompidas.
Se o software acima não conseguiu corrigir seus arquivos JPEG, você pode tentar o software profissional de reparo de fotos Wondershare Repairit. Esta é uma ferramenta de software destinada especificamente para reparar imagens JPG ou JPEG que se tornaram corrompidas e ilegíveis. Há muitos benefícios em usá-lo e ele funciona muito bem em fotos desfocadas, pixeladas ou com distorções.
Reparar fotos com o Wondershare Repairit é fácil e o processo é realizado em apenas algumas etapas, conforme listadas abaixo:
Neste momento, pode ser do seu interesse fazer um backup das fotos.
Como você pode ver acima, há vários motivos pelos quais as fotos podem ser perdidas, danificadas ou inacessíveis ao usar um cartão SD para armazenamento. Alguns fabricantes indicaram que um cartão SD pode durar até cinco anos antes de surgirem problemas; no entanto, é mais provável que o cartão dure apenas em torno de dois anos, mas não há garantia. Felizmente, se você se deparou com problemas com seu cartão SD e perdeu ou encontrou imagens inacessíveis, nem tudo pode estar perdido graças às soluções de reparo de imagem acima.
Luís Santos
chief Editor