Apagou arquivos importantes acidentalmente no NAS da Synology?
Sem problemas. O Wondershare Recoverit pode recuperar seus arquivos perdidos em 3 passos. O melhor e mais profissional software de recuperação de dados do NAS que é totalmente confiável e 100% seguro.
O Wireguard é um protocolo VPN moderno e de código aberto com saltos significativos de desempenho em relação a protocolos mais antigos, como OpenVPN ou IPsec. Este aplicativo usa os métodos de criptografia mais recentes para proteger sua conexão e aumentar o desempenho. Ele se concentra na simplicidade e seu pequeno código facilita a correção de riscos de segurança, o que torna um servidor Wireguard da Synology extremamente seguro. É por isso que o Wireguard do Synology é uma das VPNs mais rápidas e mais usadas desde 2018 quando foi lançada.
No entanto, instalar o Wireguard no NAS da Synology pode ser complicado. Felizmente, este guia pode ajudá-lo.
Neste artigo, você vai aprender:
O Synology ainda não oferece suporte para o Wireguard
Embora o Wireguard esteja disponível em todas as principais plataformas e sistemas operacionais, como Windows, Mac, Linux, Android e iOS, o Synology não oferece suporte nativo. Não está disponível no Centro de Pacotes da Synology. Ao contrário da instalação do Zerotier no NAS da Synology ou o OpenVPN no NAS da Synology, você não pode simplesmente fazer o download e instalar eles nas unidades do Synology. A instalação do Wireguard em unidades NAS da Synology e no sistema operacional DSM requer passos adicionais.
Solução para instalar o Wireguard em seu NAS da Synology - construindo seu SPK do Wireguard
Embora não exista um aplicativo do Wireguard para Synology, você não precisa se sentir desamparado. Embora leve alguns minutos, é completamente possível instalar e utilizar o Wireguard em seu NAS da Synology.
Contudo, é necessário seguir alguns passos avançados e é exatamente por isso que elaboramos este guia para ajudá-lo a instalar e utilizar o Wireguard em seu NAS da Synology. Continue lendo para aprender como instalar as imagens pré-construídas do Wireguard no Docker da Synology ou como criar seu próprio pacote Wireguard SPK.
Passo 1: Identifique a arquitetura da CPU do seu Synology
Ao compilar um arquivo SPK da Synology e construir o seu próprio arquivo SPK do Wireguard, a arquitetura da CPU determinará se o aplicativo será executado. É por isso que o primeiro passo é identificar a arquitetura da sua CPU.
Os dispositivos NAS da Synology são equipados com diversas CPUs, as quais possuem arquiteturas diferentes, já que são fabricadas por empresas como Intel, AMD e Realtek. Mesmo CPUs de uma mesma fabricante podem variar significativamente dependendo da geração.
Normalmente, seu NAS da Synology pode ter uma CPU de arquitetura ARM ou X86_64. No entanto, as versões ARM são essenciais; você deve escolher a correta. No seu NAS da Synology, abra o Painel de controle e clique no botão Central de Informações. Procure CPU.
Você também pode verificar acessando o site da Synology, indo para o Centro de conhecimento e encontrando o tópico chamado “Que tipo de CPU meu NAS da Synology possui?” Você verá o modelo exato de CPU e a arquitetura do pacote que você precisa lá.
Passo 2: Baixe as imagens SPK do WireGuard no Docker
Após verificar a arquitetura da sua CPU, você pode buscar por imagens SPK do Wireguard no Docker já prontas. Muitas pessoas utilizam o Wireguard no NAS da Synology e diversas versões de SPKs já criados podem corresponder à arquitetura da sua CPU e funcionar em seu dispositivo NAS da Synology.
Antes de tentar construir seu próprio SPK, você deve pesquisar na internet por imagens do Wireguard no Docker da Synology, pois assim pode evitar alguns passos e executar o Wireguard sem nenhum problema. Dependendo do modelo do seu NAS da Synology ou da versão do DSM que você está usando, você pode ter sorte.
No entanto, com versões mais recentes do DSM da Synology ou dispositivos NAS mais recentes, você pode ter que lidar com a construção de seu próprio Wireguard SPK. Felizmente, também lidamos com essa parte e você pode aprender mais sobre como fazer um SPK abaixo.
Passo 3: Crie um SPK
Se você não conseguir encontrar imagens pré-construídas do SPK Wireguard no Docker para o seu dispositivo NAS ou a versão do DSM que está usando, é hora de construir seu próprio SPK do Wireguard. Você pode fazer isso usando o Docker e precisará usar a conta root e o SSH. Você pode seguir os passos abaixo para construir o SPK do Wireguard.
- Instale o Docker em seu NAS da Synology localizando e baixando através do Centro de Pacotes.
- Habilite o SSH no seu NAS acessando o Painel de Controle, clicando no botão Terminal e SNMP e ativando o SSH.
- Use o Terminal ou o Putty para fazer login no seu DSM.
- Digite o seguinte comando para entrar no modo root e digite sua senha:
sudo -i
- Depois disso, digite este comando, mas altere a arquitetura do pacote para corresponder à arquitetura da sua CPU e a versão do DSM para corresponder à sua versão do DSM:
sudo docker run --rm --privileged --env PACKAGE_ARCH=<yourNASarch> --env DSM_VER=7.1 -v /volume1/docker/synowirespk71:/result_spk naswireguard/synobuild71
- Por fim, insira este comando para adicionar o local do SPK e escolha onde deseja salvá-lo:
/your_local_folder_path:/result_spk
- Aguarde alguns minutos, pois a finalização pode demorar.
Se você seguiu todos os passos, deve ter construído com sucesso seu próprio pacote SPK do Wireguard para NAS da Synology e terminará com um arquivo SPK com um nome que depende da arquitetura da sua CPU, que você salvou em uma pasta de sua escolha.
Passo 4: Instale o Wireguard no NAS da Synology
Depois de criar com sucesso o pacote SPK do Wireguard, você pode finalmente instalá-lo. Este processo é simples; no entanto, criamos um pequeno guia que você pode seguir abaixo.
- Abra o Centro de Pacotes no seu dispositivo NAS da Synology.
- Clique no botão Instalação Manual no canto superior direito.
- Procure o pacote SPK do Wireguard e clique no botão Avançar.
- Siga as instruções que aparecem e clique no botão Aplicar.
Você deve ter instalado o Wireguard com sucesso agora, e essa não foi uma tarefa fácil, pois não é simplesmente encontrar o aplicativo, baixá-lo e instalá-lo. Claro, agora você pode executá-lo, mas esta parte requer SSH também. Leia abaixo para descobrir como executar o servidor Wireguard do Synology.
Passo 5: Abra o Wireguard
Para iniciar o WireGuard, você não pode simplesmente clicar duas vezes no aplicativo, pois não o instalou como outros aplicativos do Synology. Em vez disso, você criou seu próprio SPK do Wireguard e pode seguir os passos abaixo para executá-lo.
- Volte para o seu prompt do SSH.
- Digite o seguinte comando como usuário root:
/var/packages/WireGuard/scripts/start
Este comando deve iniciar com êxito o aplicativo Wireguard em seu dispositivo NAS da Synology. Para confirmar que o Wireguard está em execução, faça o seguinte:
- Acesse o Centro de Pacotes.
- Clique na guia Instalado à esquerda e selecione Wireguard para ver se está em execução.
Parabéns, você instalou e executou com sucesso o Wireguard no NAS da Synology. Se você seguiu este guia, tudo funciona agora e você pode usar o Wireguard em um dispositivo NAS da Synology.
Conclusão:
O Wireguard é um novo protocolo fantástico com excelente desempenho, especialmente em comparação com o OpenVPN ou outros protocolos mais antigos. No entanto, você não pode executá-lo imediatamente como outros protocolos mais antigos, o que torna a execução do Wireguard no NAS da Synology um pouco mais complicada.
Felizmente, criamos um guia para ajudá-lo a instalar e usar o Wireguard em seu dispositivo NAS da Synology. Requer o uso de imagens pré-construídas do Wireguard no Docker ou a construção de seu próprio pacote SPK. Você deve ter sucesso se tiver seguido nosso guia para executar o Wireguard no NAS da Synology.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13