18/11/2020 • Arquivado para: Recuperação de fotos/câmeras • Soluções comprovadas
Ficar confuso entre diferentes formatos de imagem e seus recursos é bastante comum. Afinal de contas, existem tantos tipos diferentes de formatos de imagem por aí. Porém, existem alguns formatos como JPEG, PNG, TIFF, etc. que são usados com mais frequência do que outros. Se você também está confuso entre diferentes tipos de formatos de imagem, então você veio ao lugar certo.
Neste guia, selecionamos os 10 principais formatos de arquivo de imagem e seus recursos. Além disso, vamos ajudá-lo a realizar a recuperação avançada de fotos em vários formatos.
Em suma, um formato de arquivo de imagem é como você armazena e representa uma imagem digital. Os dados de uma imagem são armazenados de forma que possam ser exibidos na tela ou impressos. Isso é obtido por meio do processo de rasterização. Idealmente, uma imagem é uma grade de pixels e cada pixel recebe um valor (um bit).
O mecanismo usado para armazenar e rasterizar uma imagem pode variar entre diferentes padrões. Isso é o que torna qualquer formato de imagem tão único. Geralmente, os formatos seguem técnicas compactadas ou descompactadas (ou seja, compactação com ou sem perdas).
Porém, alguns formatos de imagem também são dedicados a vetores. Alguns tipos diferentes de formatos de imagem comumente usados são JPEG, BMP, GIF, PNG, PSD e TIFF. Além deles, pode haver vários outros tipos de formatos também.
A compactação JPEG consiste em alguns dos tipos de imagem mais populares. Isso ocorre porque os tipos de arquivo JPEG são universalmente aceitos e podem compactar dados facilmente.
JPEG significa Joint Photographic Experts Group. É um dos tipos mais populares de formatos de imagem que existem e apresenta 6 formatos principais: JPEG, JPG, JPE, JIF, JFI e JFIF. O grau de compressão é principalmente de 10:1 para JPEG. Isso significa que o formato JPEG pode compactar dados enquanto mantém a qualidade da imagem.
A extensão do arquivo JPG é um dos formatos suportados pelo grupo de compactação JPEG. Assim como o JPEG, o JPG também segue um método de compactação com perdas. Isso significa que o tamanho original da foto seria reduzido, mas alguns de seus dados também seriam comprometidos no processo.
JPEG 2000 é uma técnica de compactação altamente avançada e faz parte do grupo JPEG. Ao contrário do JPG, ele suporta compactação com e sem perdas. Ele melhora a qualidade geral das imagens em diferentes plataformas.
Idealmente, não há muita diferença entre JPG e JPEG. JPEG é um grupo de extensões diferentes e JPG faz parte dele. Inicialmente, o Windows (ou DOS) suportava apenas extensões de formato de 3 letras.
Consequentemente, o "E" foi removido do JPEG e ele foi truncado para JPG. Por outro lado, M continuou usando JPEG. Hoje, esses formatos são usados alternadamente, mas JPG é mais amplamente aceito.
Como o JPEG 2000 é uma forma avançada, ele nos fornece uma faixa mais dinâmica para salvar fotos. Os usuários podem reter algumas informações cruciais nas fotos originais aplicando compactação sem perdas.
Isso está faltando no JPEG, pois segue uma técnica padrão com perdas. No entanto, devido às suas limitações e erros de bit, o JPEG é um formato mais amplamente aceito.
A diferença entre JPG e JPEG 2000 é semelhante a JPEG vs JPEG 2000. JPEG 2000 oferece uma técnica de compressão melhor e mais avançada. O tamanho do arquivo pode ser maior, mas mais informações serão retidas. Porém, JPG é um formato universalmente conhecido e pode reduzir um arquivo a 5% de seu tamanho original.
Se você é um usuário regular da web ou de aplicativos de mídia social, já deve estar familiarizado com GIF. Então, o que GIF significa em termos de computador? Vamos conhecê-lo.
Significa "Graphic Interchange Format". Hoje, a maioria dos GIFs é usado para representar animações e clipes. O formato foi introduzido em 1987, mas ganhou enorme popularidade nos últimos anos por causa das mídias sociais.
Ele segue a técnica de compressão sem perdas LZW. Isso significa que a qualidade original dos dados é mantida. Porém, os GIFs suportam apenas pixels de 8 bits. Ou seja, existem apenas 256 combinações de cores possíveis no formato. Como os GIFs armazenam "imagens em movimento", o tamanho do arquivo é maior do que os JPEGs.
Imagens GIF podem ser perdidas devido a diferentes causas. Aqui está a solução para recuperar uma imagem GIF.
Hoje, os GIFs são usados para expressar emoções, para entretenimento e até mesmo fins educacionais devido à sua natureza interativa. Porém, o preço comum de usar GIFs é em plataformas sociais como WhatsApp, Messenger, Tumblr, Twitter, etc. Se você quiser saber onde encontrar GIFs, vá para Tenor, Giphy e outros diretórios GIF dedicados.
Uma das principais diferenças entre GIF e JPEG é que os GIFs são dinâmicos, enquanto os JPEGs são estáticos. Ou seja, os GIFs podem representar imagens em movimento ou mini clipes de alguns segundos.
Além disso, os GIFs oferecem suporte à compactação sem perdas, enquanto o JPEG segue uma técnica com perdas. No entanto, os GIFs têm a restrição de usar apenas 256 cores do espectro e ocupar um tamanho maior.
Outro formato de imagem comumente usado é o PNG. Vamos responder em detalhes a perguntas como o que significa PNG e se o PNG é sem perdas.
PNG significa Portable Network Graphics. É um formato de imagem gráfica raster. Foi introduzido em 1997 e obteve um padrão ISO em 2004. O PNG foi originalmente projetado para transferir imagens pela Internet (e não para impressão).
É por isso que ele suporta apenas o espectro RGB. Porém, o formato é comumente usado em design devido ao seu fundo transparente.
Sim, idealmente o PNG oferece suporte à compactação sem perdas. Suporta cores RGB de 24 bits e segue um processo de compressão de 2 estágios. A técnica de compressão usada é DEFLATE, que é um código combinado de Huffman e LZ77.
Porém, você deve saber que o PNG oferece um parâmetro de compressão. Os usuários podem escolher se desejam manter a qualidade original ou implementar algum grau de compactação com perdas.
Aprenda como recuperar arquivos PNG perdidos.
A principal diferença entre JPEG e PNG é que JPEG segue uma técnica de compactação com perdas. Por outro lado, PNG é uma compressão sem perdas (com um parâmetro de compressão).
Portanto, o tamanho de um arquivo PNG é maior do que JPEG. Os arquivos JPEG não têm um fundo transparente, enquanto o PNG tem (o que altera sua aplicação e uso).
A diferença entre JPG e PNG é idêntica a JPEG e PNG. Como você sabe, JPEG é um grupo de formatos com JPG fazendo parte dele. Os formatos JPG são usados para armazenar fotografias em geral. O formato PNG é usado para armazenar vetores, gráficos, ícones, texto, desenhos e outros arquivos relacionados à edição. Isso ocorre porque o PNG tem um fundo transparente e pode ser facilmente sobreposto a outra imagem. Isso é algo que você não pode fazer com arquivos JPEG.
O formato de arquivo BMP já existe há muito tempo, mas gradualmente perdeu sua popularidade. Vamos aprender o que é imagem BMP em detalhes.
Também conhecido como Arquivo de Imagem de Bitmap, o BMP é um formato gráfico raster usado para armazenar bitmaps. O formato foi originalmente desenvolvido pela Microsoft para armazenar imagens coloridas e monocromáticas.
Além do BMP, ele também segue o formato DIB. É uma técnica de compressão simples que segue um algoritmo sem perdas. Principalmente, as técnicas de codificação de 4 ou 8 bits são implementadas por meio da codificação Huffman ou RLE. Portanto, o tamanho da imagem do BMP é maior do que outros formatos como PNG ou JPEG.
BMP e PNG podem ser facilmente distinguidos. O BMP é um formato sem perdas, mas não compactado, enquanto o PNG também é um formato sem perdas e compactado. Além disso, nem todos os arquivos BMP suportam transparência (canais alfa). O tamanho do arquivo PNG também é muito menor do que o BMP. Na concepção, PNG é mais usado em comparação com BMP.
A diferença entre BMP e JPEG é bastante evidente. O BMP segue uma técnica sem perdas e sem compressão. Por outro lado, JPG segue uma técnica com perdas e compactada. O tamanho do arquivo JPG é bem menor, mas a qualidade também é comprometida no processo.
Tanto o BMP quanto o JPEG têm aplicações diferentes. BMP é usado principalmente para armazenar a qualidade original da imagem, enquanto JPEG é recomendado para transferência de arquivos. O tamanho dos arquivos JPEG é muito menor do que BMP devido à sua técnica de compressão.
Se você é fotógrafo, deve ter visto arquivos RAW em sua câmera. Então, qual é o formato RAW? Vamos descobrir isso aqui.
Como o nome sugere, os arquivos RAW são as fotos não processadas. Ou seja, são os arquivos originais que ainda não foram processados pela câmera. Como não são processados, não podem ser editados pelos aplicativos usuais.
Esses são os formatos de pré-conversão que podem ser usados posteriormente na edição de alto nível (como no Photoshop). Porém, eles não são adequados para impressão. RAW é um grupo de extensões de arquivo com alguns formatos comumente usados, sendo 3FR, DNG, DATA, ARW, SR2 e muitos mais.
Idealmente, as imagens RAW nos fornecem opções de edição mais avançadas. Por exemplo, podemos ajustar cores, brilho, polarização, etc. facilmente com arquivos RAW. Isso é algo que não podemos fazer com arquivos JPEG prontamente.
Outra diferença entre RAW e JPEG é o tamanho e a compactação do arquivo. RAW segue uma compressão sem perdas (ou perda de alta qualidade) em comparação com a técnica de perda de JPEG. Além disso, os arquivos RAW são maiores do que JPEG (às vezes até 5 vezes maiores).
TIFF significa Tagged Image File Format e segue a extensão TIFF ou TIF. É um formato gráfico raster usado principalmente no domínio de publicação.
Ele também oferece suporte para publicação de imagens, impressão e até mesmo reconhecimento óptico de caracteres. O formato foi originalmente desenvolvido pela Adobe na década de 1980. O TIFF segue uma técnica não compactada ou CCIT (codificação de Huffman).
Quando comparamos JPG e TIFF, podemos facilmente notar suas diferenças. TIFF é um formato de compressão de dados sem perdas que mantém a qualidade original de uma imagem. JPEG segue uma técnica com perdas. O tamanho do arquivo TIFF também é drasticamente maior (e mais detalhado) do que o JPEG.
A principal diferença entre TIFF e JPEG são suas aplicações. Enquanto JPEG é usado para armazenamento de arquivos, transferência e World Wide Web, o TIFF tem um papel importante na publicação.
Fotos TIFF podem ser perdidas e excluídas. Aprenda como recuperar imagens TIFF.
Photoshop é uma das ferramentas de edição de imagem mais populares desenvolvidas pela Adobe. É amplamente utilizado para editar formatos gráficos raster. A ferramenta foi lançada em 1990 e atualmente é conhecida como um dos editores de imagem mais poderosos.
É compatível com quase todos os principais formatos de imagem e oferece inúmeras opções. Por exemplo, os usuários podem alterar as propriedades de uma imagem, realizar sobreposições, inserir texto e fazer várias edições.
Embora o Photoshop ofereça suporte a uma ampla variedade de formatos, as duas extensões de arquivo mais populares usadas são PSD e CR2.
PSD e PSB são os dois formatos nativos do Adobe Photoshop. Uma das melhores coisas sobre a extensão do Photoshop é que ela retém a edição feita pelo usuário. Ou seja, todos os textos, sobreposições, metadados e edição de imagens que você fez podem ser recuperados. Basta abrir o arquivo PSD no Photoshop para visualizar todas as camadas e máscaras salvas.
CR2 significa Canon Raw Version 2. É usado para armazenar arquivos RAW que são filmados por câmeras Canon. Por ser um formato bruto, ele reterá todas as informações originais e não processadas de uma imagem. O formato é usado principalmente por ferramentas de edição como o Photoshop.
Caso tenha perdido suas fotos, você precisa aprender uma maneira infalível de obtê-las de volta. Com a ajuda do Recoverit Photo Recovery, você pode recuperar facilmente todos os tipos de arquivos de imagem perdidos, excluídos ou corrompidos. Recoverit Photo Recovery está disponível para Windows e M.
Não importa o tipo de arquivo de imagem que você perdeu ou excluiu, este software de recuperação de arquivo de imagem o ajuda a recuperá-los sem muito trabalho. Assista ao vídeo e obtenha a próxima solução.
Vídeos Recentes do Recoverit
Ver Mais >Seus arquivos de imagem podem ser perdidos do disco rígido, câmera digital, cartão de memória, etc. Relaxe e siga os passos abaixo para obter as imagens deletadas.
Agora todos os dispositivos de armazenamento detectados pelo computador Windows ou M são listados. Selecione o local onde estavam os arquivos de imagem perdidos e clique em “Iniciar” para iniciar o processo de recuperação.
Uma varredura geral será iniciada rapidamente. Aguarde um pouco e seus arquivos de imagem perdidos serão exibidos um por um.
Finalmente, você pode clicar duas vezes nas imagens que deseja para uma pré-visualização. Selecione as imagens externas e clique no botão "Recuperar" para obtê-las novamente.
Seguindo essas etapas simples, você pode usar o Recoverit Photo Recovery para recuperar todos os tipos de formatos de imagem.
Depois de conhecer os vários formatos de arquivo de imagem, você pode ficar confuso. Aqui está sua comparação resumida para ajudá-lo a decidir suas aplicações comuns.
Formatos | Compactado | Transparência | Recomendado para | Chance de Recuperação |
JPEG | Sim | Não | Armazenamento e transferência de fotos | Alta |
JPEG 2000 | Sim | Não | Armazenamento e transferência de frames de filmes | Alta |
GIF | Sim | Sim | Editar e compartilhar clipes | Alta |
PNG | Sim | Sim | Editar e armazenar gráficos raster (transparente) | Alta |
BMP | Não | Sim | Editar e armazenar fotos | Alta |
RAW | Não | Não | Fotografia e edição | Alta |
TIFF | Sim | Sim | Publicação, impressão e OCR | Alta |
PSD | Sim | Não | Edição de imagem | Alta |
CR2 | Sim | Não | Edição de imagem | Alta |
Este guia sobre os diferentes formatos de imagem e suas características certamente o ajudou. No caso de você ter perdido seus arquivos de imagem, experimente oRecoverit Photo Recovery . Ele pode recuperar todos os tipos de formatos de imagem e outros tipos de dados. Faça um teste gratuito para ter uma experiência prática da ferramenta. Você também pode compartilhar este guia com outras pessoas para ensiná-las sobre os diferentes formatos de imagem.
Luís Santos
chief Editor