28/03/2020 • Arquivado para: Recuperação de vídeos/áudios • Soluções comprovadas
A codificação digital de vídeos sofreu muitos avanços desde que a ideia foi introduzida em 1967 com o H.120 como o primeiro padrão de codificação digital. O MPEG2 foi introduzido em 1994, o MPEG4 em 1999 e o em 2003.
Este artigo irá enumerar as características do MPEG2, MPEG4 e , além de explicar suas diferenças.
O formato de codificação de vídeo , também conhecido como /MEPG-4 AVC (Codificação de Vídeo Avançada) é o formato mais utilizado para a gravação, compressão e distribuição de vídeos até setembro desde ano. Se você utiliza páginas de transmissão de vídeos como a Netflix e o Youtube, e softwares como o Adobe Flash Player, então já viu o em ação. Várias transmissões HDTV por vias terrestres, a cabo e por satélite também utilizam o formato de codificação de vídeo .
Ele foi padronizado pelo Grupo de Especialistas em Codificação de Vídeo (VCEG) da ITU-T em conjunto com o Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento (MPEG) da ISO/IEC JTC1. Sua primeira versão foi concluída em 2003. A intenção por trás do formato de vídeo era fornecer uma boa qualidade de vídeo à uma taxa de bits menor do que a dos formatos de codificação de vídeo anteriores. O objetivo era fazê-lo sem aumentar a complexidade do projeto, ou se tornar muito caro de implementar. Pretendia-se também que fosse flexível, de modo que pudesse ser aplicado à uma grande variedade de redes e sistemas.
O alcançou todos os objetivos com sucesso, através de funções como:
Além disso, suas maiores vantagens incluem:
O Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento (MPEG) é o corpo responsável pelos padrões utilizados na codificação de vídeos, padrões como o MPEG2 e o MPEG4. Esta seção traz informações sobre o MPEG2 e o MPEG4.
MPEG2 é o codec utilizado para comprimir vídeos de transmissões digitais e DVDs. Arquivos de mídia codificados com o codec MPEG2 geralmente possuem as extensões .mpg, .mpeg, .m2v, .mp2 ou, em alguns casos, .mp3. Ele também é conhecido como H.262, e ainda é utilizado em transmissões de televisões digitais por vias aéreas e em padrões de vídeos DVD.
O MPEG2 foi criado em 1994 para corrigir os problemas do seu antecessor, o MPEG1. Ele ainda é utilizado devido à necessidade de ima compatibilidade com versões anteriores de hardwares e softwares ainda em uso. Ele foi desenvolvido principalmente pela Sony, Thomson e Mitsubishi Electric. Após seu lançamento, o MEPG2 se tornou o formato de vídeo padrão para DVDs e televisões digitais de definição padrão.
As vantagens do uso do MPEG2 incluem:
O padrão MPEG4 é um formato MPEG4 que foi iniciado em 1995. Ele alcançou o status de esboço do comitê em 1998 (Março) e sua criação foi finalizada no final do mesmo ano. Inicialmente, foi criado especificamente para taxas de bits muito baixas, mas atualmente pode suportar até 4 Mbps. O MPEG4 contém seis partes que o tornam capaz de desempenhar suas funções, que são: visual, software, sistemas, Estrutura de integração de multimídia de entrega (DMIF), teste de conformidade e áudio.
O padrão de codificação de vídeo foi projetado para ser utilizado em transmissões em ambientes conversacionais e interativos. Ele também foi projetado para sofrer uma escalabilidade baseada em seu conteúdo. Devido à forma como o MEPG4 foi construído (tendo adotado funções do MPEG1, MPEG2 e VRML), é possível utilizá-lo em ambientes de internet e televisão, e pode-se integrar conteúdos de ambos os canais em um mesmo ambiente de multimídia.
As vantagens do MPEG4 podem ser vislumbradas em mais de suas características, como:
Além disso, o formato suporta compatibilidade com outros padrões já existentes em sua criação, como o MPEG1, MPEG2, VRML, H.263 e ITU-T. Seu lançamento afetou duas áreas:
1. Na produção, programação e arquivamento. Aqui, ele permite que os transmissores naveguem por entre arquivos de vídeo com facilidade e rapidez.
2. No reaproveitamento de recursos de vídeos digitais. O MPEG4 é o que os transmissores precisam quando o assunto é a distribuição de conteúdos por IP, banda-larga e redes móveis, e não só pelo sistema de transmissão tradicional. O MEPG4 tem alta eficiência quando se trata de codificação a baixas taxas de bits, o que o torna ideal para a tarefa.
Muitas pessoas tendem a confundir o MP4 com o MPEG4, considerando que os dois são a mesma coisa, ou variações da mesma coisa. Isso não é verdade, pois cada um significa uma coisa diferente. Resumindo, o MP4 é um formato de armazenamento ou recipiente, enquanto o MPEG4 é um padrão ou formato de codificação de vídeo.
Para que você possa entender melhor os padrões MPEG2, MPEG4 e , suas características serão comparadas abaixo:
Os formatos de vídeo são normalmente convertidos de um para o outro por vários motivos, como compatibilidade com o dispositivo do usuário e maior qualidade. Existe vários conversores de vídeo que podem ser utilizados para converter vídeos de um formato para o outro. Escolha o conversor que preferir e siga os próximos passos para converter um vídeo de um formato para o outro:
Os vídeos são corrompidos ou desaparecem muitas vezes, devido a vários fatores. Isso torna necessário saber como reparar vídeos quando estes são danificados e como recuperá-los quando desaparecem do seu computador. Nesta seção, você aprenderá por que os vídeos desaparecem ou são corrompidos. E descobrirá a melhor ferramenta para recuperar vídeos que desapareceram do seu sistema de armazenamento. Mais importante, descobrirá qual é a melhor ferramenta para reparar vídeos corrompidos no seu sistema e como utilizá-la.
É necessário reparar seus vídeos, caso sejam danificados ou corrompidos pelos seguintes motivos:
Caso seu vídeo seja corrompido por algum motivo, utiliza a ferramenta Recoverit Video Repair para realizar reparos rápidos ou avançados em seus vídeos. Tudo que precisa fazer é seguir os passos a seguir:
Utilize a opção de "Arrastar e soltar" para mover seus arquivos de vídeos corrompidos à interface do Wondershare Repairit.
Selecione "Repair" para começar a reparar os arquivos de vídeo que adicionou anteriormente.
A barra de progresso irá informar sobre o processo de reparo, para que você saiba quando este for concluído. Pré-visualize os arquivos de vídeos reparados antes de salvá-los no loca de sua escolha.
Para fazer um reparo avançado, o Recoverit filma uma amostra de vídeo. A amostra de vídeo é do mesmo formato que o seu arquivo de vídeo corrompido, e é criada a partir do mesmo dispositivo. Dessa forma, o Recoverit utiliza as informações da amostra de vídeo como uma referência para reparar seus vídeos gravemente danificados.
Para realizar uma recuperação avançada de vídeos com eficiência, certifique-se de adicionar arquivos de vídeos de amostra, para reparar seus vídeos corrompidos. Em seguida, salve os arquivos.
Este artigo foi capaz de explicar o que são MPEG2, MPEG4 e . Assim, estes formatos de compressão de vídeo foram comprados e suas diferenças foram claramente definidas. Agora você pode escolher qual formato utilizar pra sua compressão de vídeo, com base em suas particularidades.
Luís Santos
chief Editor