Formato de arquivo BRAW: O que é Blackmagic RAW e como abrí-los

O que é o arquivo em formato BRAW e como abri-lo no Windows/Mac

Quer saber mais sobre os arquivos BRAW? Este guia vai te ensinar tudo sobre o formato de arquivo BRAW e como pode abrí-los e recuperá-los.

Teste Grátis Teste Grátis

A Blackmagic Design está no mercado da cinematografia nas últimas duas décadas, mas fez sucesso em 2018 quando anunciou o formato de arquivo BRAW, seu “codec de próxima geração”.

Atualmente, muitos cineastas profissionais e YouTubers usam as câmeras Blackmagic e trabalham com arquivos BRAW. Porém, como o formato de arquivo BRAW é patenteado, não é a opção mais fácil nem melhor de se trabalhar e você pode acabar precisando de um reprodutor BRAW especializado.

O que é um arquivo RAW?

formato de arquivo raw

Os arquivos RAW configuram um formato de arquivo com imagens de aparência natural próximas ao que vemos com nossos olhos. São arquivos de alta qualidade com compactação sem perdas, ou seja, todos os detalhes são mantidos no arquivo sem nenhuma perda, daí o nome. O objetivo de um arquivo RAW é a criação de uma imagem o mais realista possível, sem que nada seja alterado após sua criação.

Definição de um BRAW: O que é o formato de arquivo BRAW?

Se você está se perguntando: "O que é um arquivo BRAW?" e “Como ele difere dos arquivos RAW padrão?” nós vamos iluminar essa questão para você.

formato de arquivo braw

BRAW significa Blackmagic RAW, o que por sua vez, empreende a versão Blackmagic dos arquivos RAW. Os engenheiros da empresa passaram anos aprimorando arquivos RAW padrão, e os arquivos BRAW são o resultado disso.

Não são portanto, os arquivos RAW em si, mas são melhores em alguns aspectos. Isto é, eles oferecem a mesma alta qualidade dos arquivos RAW, mas com melhor desempenho e tamanho de arquivo menor. Eles também têm a mesma intensidade de bits e faixa dinâmica dos arquivos RAW.

Qual a diferença entre arquivos em formatos BRAW e os outros codecs RAW?

Como algumas empresas adotaram o uso de arquivos RAW, os cineastas profissionais agora conseguem escolher entre muitos codecs RAW, como Apple ProRes RAW, RED RAW, Arri RAW e Sony RAW. Mesmo que esses codecs busquem permanecer fiéis ao formato RAW, eles executam certas coisas de forma diferente.

Por exemplo, diferentemente dos arquivos ProRes RAW da Apple, os arquivos BRAW disponhem de controle total sobre os metadados na pós-produção, o que significa que com eles você consegue editar aspectos como ISO, tonalidade e temperatura da cor ao editar vídeos. E isso não é algo que você consiga fazer com arquivos Apple ProRes RAW.

Comparado aos arquivos RED RAW, que usam o sistema de arquivos FAT32 e criam vários arquivos de 4 GB, o formato de arquivo BRAW cria um arquivo para um vídeo, tornando-os mais fáceis de manusear no software de edição de vídeo. E graças a isso, eles também são mais fáceis de se recuperar, mas voltaremos a esse ponto depois.

Vantagens dos Arquivos BRAW

Como são alguns dos tipos mais recentes de arquivos RAW e como os engenheiros da Blackmagic corrigiram tudo que o codec usado anteriormente tinha de errado, os arquivos BRAW têm muitas vantagens:

  • Velocidade – o Blackmagic RAW cria um único arquivo para um único vídeo, e esses arquivos tem a capacidade de aproveitar ao máximo sua CPU e GPU, tornando a reprodução mais rápida e eficiente.
  • Tamanho menor – os arquivos BRAW não são arquivos RAW em si; eles são menores que os arquivos RAW mas oferecem a mesma qualidade.
  • Compatibilidade entre plataformas – Esses arquivos estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa, e qualquer aplicativo pode adicionar suporte para arquivos BRAW, pois há um SDK disponível.
  • Dois métodos de codificação – Com o codec BRAW, você pode escolher entre Constant Quality, que tem a melhor qualidade de vídeo, mas ocupa mais espaço, ou o Constant Bitrate, que cria arquivos de tamanhos semelhantes.
  • Compressão sem perda de qualidade – O formato de arquivo BRAW comprime as imagens que você cria com uma câmera Blackmagic, mas mantém todos os detalhes, o que resulta em imagens impressionantes e realistas.

Desvantagens dos arquivos BRAW

Não importa o quanto a qualidade seja mantida na compactação dos arquivos BRAW, esses arquivos não são iguais aos arquivos RAW. Diferentemente dos arquivos RAW, que criam imagens genuinamente brutas e não aplicam filtros e algoritmos aos arquivos, os arquivos BRAW têm uma desvantagem particular devido ao que está acontecendo dentro da câmera.

Ou seja, um algoritmo demosaico se aplica diretamente dentro das câmeras Blackmagic. Sendo assim, após a gravação de vídeos com essas câmeras, você jamais conseguirá controlar certos aspectos desses vídeos. Esses aspectos incluem ruído, detalhes e manuseio do sensor, além do algoritmo aplicar reconstrução das bordas.

Se você estiver usando arquivos RAW, poderá dar vida a vídeos antigos quando o equipamento da câmera melhorar, sendo isso algo que você não conseguirá fazer com arquivos BRAW.

Melhores Leitores de arquivos Blackmagic RAW para abrir os BRAW

resolução de davinci blackmagic

Como o SDK da Blackmagic está disponível gratuitamente, alguns aplicativos conseguem permitir a abertura e uso com arquivos BRAW. Ainda assim, a principal forma de reproduzir arquivos BRAW é com o reprodutor Blackmagic RAW, projetado especificamente para isso. Estão disponíveis o Blackmagic RAW player para Windows e o Blackmagic RAW player para Mac. Você pode baixar essas versões do player Blackmagic RAW no site da Blackmagic.

Quanto à edição de arquivos BRAW, há o Blackmagic DaVinci Resolve. Você pode encontrar um guia no site da Blackmagic se estiver se perguntando como importar arquivos BRAW para o DaVinci Resolve.

Além disso, se você acha que o Adobe Premiere Pro não oferece suporte ao formato de arquivo BRAW, você se enganou, pois ele também consegue lidar com arquivos BRAW usando o plug-in Blackmagic RAW.

codec Braw no Premiere Pro

Porém, usar outros aplicativos para trabalhar com arquivos BRAW pode resultar na corrupção de arquivos. Felizmente, existe um jeito para recuperar os arquivos BRAW corrompidos, perdidos ou excluídos. Leia mais a seguir para conhecer mais detalhes sobre isso, pois é sempre útil estar preparado na ocorrência de um desastre. Se desejar, você pode converter um BRAW para MP4 ou em outros formatos para abri-lo.

Como Recuperar Arquivos BRAW Excluídos ou Perdidos

Como muitos videomakers e YouTubers trabalham com arquivos BRAW, eles estão constantemente editando vídeos, abrindo novos arquivos e excluindo os antigos. Porém, o que acontece se você perder um BRAW que não pretendia deletar?

É aí que entra o Wondershare Recoverit e onde seu incrível recurso, Enhanced Video Recovery, brilha. Ele usa um algoritmo poderoso e sofisticado para localizar, combinar e unir fragmentos de forma rápida e eficiente para recuperar um arquivo de vídeo completo, e funciona maravilhosamente com arquivos BRAW.

Wondershare recoverit

O Wondershare Recoverit - Seu Software de Recuperação Linux Seguro e Confiável

5.481.435 pessoas o baixaram.

Recupere suas filmagens RAW de qualquer armazenamento, incluindo câmeras profissionais, cartões de memória, computadores, unidades externas, armazenamento NAS ou unidades flash USB.

Trabalhe com arquivos RAW e todos os outros formatos de vídeo populares, como AVI, MOV, MKV, MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, etc.

Recupere vídeos Full HD, Ultra HD, 4K e 8K sem corrupção.

Visualize os arquivos antes da recuperação. Nenhum pagamento precisará ser feito se os arquivos forem irrecuperáveis.

Você pode seguir estes passos para recuperar seus arquivos de vídeo BRAW ausentes:

  • Passo 1: Abra o Wondershare Recoverit após baixá-lo e instalá-lo em seu PC. Depois, selecione Recuperação avançada e escolha a unidade da qual deseja recuperar os dados.
Recoverit Recuperação Avançada
  • Passo 2: Selecione o formato de arquivo dos arquivos em que deseja fazer a verificação profunda e clique em Iniciar.
escolha formatos de arquivo para recuperar
  • Passo 3: Assim que você clicar em Iniciar, o Recoverit iniciará o Verificação Rápida e o Verificação Avançada simultaneamente, com o progresso visível na parte inferior da janela, conforme ilustrado abaixo.

A Verificação Rápida examina todos os arquivos, concentrando-se nos arquivos de origem, como fragmentos de vídeo. Já a Verificação Avançada leva mais tempo, pois procura vários fragmentos de vídeo e os compara para garantir que todo o vídeo seja recuperado. Você pode interromper o processo de verificação a qualquer momento (quando tiver localizado os arquivos desejados) antes de terminar e visualizar os arquivos digitalizados.

visualizar arquivo braw verificados
  • Passo 4: selecione os arquivos BRAW que deseja recuperar e clique em Recuperar para salvá-los em um local seguro.
recuperar arquivos braw

E isso é tudo que você precisa fazer para recuperar seus arquivos BRAW perdidos ou excluídos com sucesso.

Teste Gratuitamente

Para Windows 7 ou versões posterior

Teste Gratuitamente

Para macOS 10.10 ou versões posterior

Conclusão

Os arquivos BRAW, que compreendem da Blackmagic aos arquivos RAW, têm dominado entre os videomakers e YouTubers desde 2018, quando a empresa anunciou pela primeira vez o formato de arquivo BRAW.

Esses arquivos têm algumas vantagens sobre os outros codecs RAW, mas demandam um reprodutor de vídeo BRAW especializado e apenas alguns aplicativos de pós-produção os suportam. E isso possibilita que ao carregar esses arquivos em um aplicativo não suportado, os arquivos sejam corrompidos acidentalmente.

Como arquivos corrompidos ou perdidos são um grande problema no mundo da videografia, também abordamos a Recuperação aprimorada do Wondershare Recoverit, para te ajudar a recuperar de forma rápida e eficiente quaisquer arquivos perdidos.