11/06/2019 • Arquivado para: Recuperação de arquivos • Soluções comprovadas
Uma e outra vez, encontramos um ficheiro WPS enquanto estamos a trabalhar no Sistema Operativo Windows. No entanto, não há muitos de nós que saibam realmente aquilo que estes ficheiros são. Existem muitos utilizadores que os associam com o Sistema Operativo Windows há já muito tempo, porém sem terem a preocupação de reunir algum conhecimento sobre os ficheiros WPS. Neste artigo, vamos discutir todos os métodos possíveis que podem provar ser úteis no que toca a aceder a um ficheiro WPS com o Microsoft Word. Para quem têm falta de conhecimento sobre os ficheiros WPS, será necessário primeiro entender aquilo que um ficheiro WPS é verdadeiramente. Depois, iremos apresentar uma lista de metodologias que podem ser úteis para abrir um ficheiro WPS com o Microsoft Word.
Para começar, é preciso compreender que o formato de ficheiro WPS é muito parecido com o formato DOC. No entanto, ainda que seja um documento de texto, é criado com o Microsoft Works Word Processor e não tem as opções de formatação avançadas e os macros que estão incluídas no documento Word. Os utilizadores devem notar que apesar de a maioria das versões do Microsoft Word conseguir abrir um ficheiro WPS com o Microsoft Publisher, o formato foi descontinuado desde 2006 e posteriormente substituido com o formato padrão MS Word DOC.
Então, qual é a utilidade do ficheiro WPS? Os utilizadores devem notar que o formato de ficheiro WPS é utilziado pelo Processador de Ficheiros Word da Microsoft Works. Os ficheiros com a extensão WPS contêm documentos de processamento de texto que foram criados pelo Microsoft Works Software. Além de conter texto ricamente formatado e imagens, o formato de ficheiro WPS também inclui clipart e tabelas. Há ainda a inclusão de uma libraria C++, que é denominada 'libwps' e que permite ler e escrever documentos WPS. A libraria também permite utilizar aplicações como o +OxygenOffice´e o +NeoOffice+ que permitem abrir e editar um ficheiro WPS.
Para os utilizadores que procuram aceder ao seu ficheiro WPS com o Word, as metodologias serão discutidas nesta secção. De forma a ajudar os utilizadores, a Microsoft oferece um ficheiro gratuito, cujo nome é ‘WorksConv.exe’ e que é compatível com o Microsoft Word 2000 e com as suas versões mais recentes. Isto ajuda a aceder a todos os ficheiros com formato WPS, que são documentos do Microsoft Works 6.0-9.0. Para quem procura aceder a uma versão primitiva de um ficheiro WPS, que pode incluir um ficheiro WPS criado com o Microsoft Works , 4.0 ou 4.5, existe outro ficheiro gratuito que a Microsoft oferece, chamado ‘Wks4Converter_en-US.msi’ e que facilita a compatibilidade com as versões do Microsoft Word 2000 ou mais recentes.
Recomendamos que os utilizadores instalem os ficheiros acima referidos, caso estejam a tentar abrir um ficheiro WPS no Microsoft Word. No entanto, deixamos uma nota adicional para os nossos utilizadores: o Microsoft Word 2013 é capaz de abrir ficheiros do Microsoft Work 6.0 até ao 9.0. Porém, a funcionalidade padrão do Word 2013 não significa que não será necessário transferir e instalar o ficheiro ‘Wks4Converter_en_US.msi’, especialmente se estiverem a tentar abrir documentos do Microsoft Works 4.0 ou 4.5.
Então, eis os passos para aceder a um ficheiro WPS com o Word:
1) Garanta que os ficheiros listados acima foram transferidos;
2) Comece o processo fechando todas as Janelas do Microsoft Word que possam ter sido abertas anteriormente;
3) Agora, é necessário que faça duplo clique sobre o ficheiro ‘WorksConv.exe’ e que siga o que lhe é solicitado de forma a completar a instalação. De igual modo, faça duplo clique no ficheiro ‘Wks4Converter_en-US.msi’ e siga as solicitações para completar esta instalação também.
4) Uma vez transferidos ambos os ficheiros, com a ajuda das instruções, poderá abrir o Microsoft Word para depois abrir o ficheiro WPS.
5) Uma vez que esteja dentro da interface do MS-Word, clique em ‘Ficheiro’e depois em ‘Abrir’. Se não encontrar um Menu chamado Ficheiro, clique no botão do Microsoft Office que está no canto superior esquerdo do Windows e toque em Abrir.
6) Por favor, note que os utilizadores que usam o Word 2013 precisam de selecionar ‘Computador’, e depois ‘Navegar’ após terem começado por carregar na opção ‘Abrir’.
7) Uma vez que tenha acedido à Janela Aberta, no menu cascata com o ‘Tipo de Ficheiro’, ou o menu cascata sem indicações que surge junto do campo de texto com o nome do Ficheiro, deverá enconrar múltiplas opções; ‘Works 4.x (.wps), ‘Works 6-9 Document (.wps), ou ‘Works 6.0 (.wps).
8) Será então necessário que os utilizadores escolham a versão do ficheiro que estão a tentar abrir no Word. Para quem não está realmente certo da versão do seu ficheiro WPS, é melhor escolher a opção ‘Documento Works 6-9 (.wps)'.
9 ) O último passo inclui procurar a localizações of ficheiro WPS que deseja abrir e clicar no botão ‘Abrir’.
Enquanto os utilizadores podem abrir o ficheiro WPS, existe também a opção de poupar todo o trabalho e simplesmente converter o ficheiro WPS aberto num Ficheiro Word. Os passos para este método estão listados abaixo.
1) Uma vez que tenha aberto e modificado o ficheiro WPS; basta clicar em Ficheiro e escolher ‘Guardar Como’. Para quem não conseguir encontrar o Menu Ficheiro, basta carregar no ‘Botão da Microsoft Office’ que surge no canto superior esquerdo da Janela e escolher ‘Guardar Como’.
2) Uma vez que tenha acedido à janela ‘Guardar Como’, escolha a localização em que pretender guardar o ficheiro.
3) Renomeie o ficheiro de acordo com a sua escolha e enquanto grava o ficheiro WPS, garanta que seleciona o formato ‘Microsoft Word (.doc)' no menu cascata.
4) Clique em ‘OK’ ou ‘Guardar’ quando estiver pronto para guardar.
Abrir um ficheiro WPS no Word não é difícil caso se tenha a metodologia correta para seguir. Uma vez que os ficheiros necessários tenham sido instalados, pode abrir repetidamente os seus ficheiros WPS no Word sem qualquer problema. No entanto, se está a tentar abrir o ficheiro WPS em diferentes localizações ou sistemas, recomendamos que converta o ficheiro WPS para Word, utilizando os passos acima referidos.
Luís Santos
chief Editor