19/02/2019 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
ROM BIOS ou comumente conhecido como BIOS é parte integrante de um computador. Sempre que ligamos o computador, inicialmente ele mostra a capacidade de memória, também de repente a luz do NUM lock brilha, e há um bipe no final, após isso vemos o familiar logotipo do Windows. Para um nerd de computador, esse é um comportamento normal que um computador exibe depois que é ligado, mas o mesmo não pode ser dito sobre outros que não estão muito familiarizados com o hardware do computador e podem usá-lo para realizar as tarefas diárias. Eles podem continuar se perguntando o que exatamente acontece quando o computador está realmente ligado. Aqui vem o papel e a importância da BIOS. É um chip localizado na placa-mãe ou no sistema central de um computador. Ele contém todas as informações relativas ao hardware do computador. Suponha que você tenha adicionado um novo disco rígido ao seu computador para aumentar o espaço, e que o disco rígido não esteja sendo detectado no BIOS.
Você será capaz de usar essa unidade depois de acessar o Windows? A resposta é Não, o BIOS precisa primeiro detectar o disco rígido, pois ele contém todas as informações relacionadas às configurações de hardware e, em seguida, ele será detectado pelo sistema operacional. A BIOS retém todas as informações relacionadas às configurações de hardware, data e hora do sistema . Também é responsável por iniciar o POST, que é uma verificação automática feita no próprio sistema.
Existem alguns cenários irritantes em que você deseja alterar algumas configurações no BIOS e descobre que não está usando a senha. E Você pode acabar tendo uma tela como essa.
Isso também pode ser um cenário em que você comprou o computador para outra pessoa e o vendedor não compartilhou a senha da BIOS. Também é possível que alguém use o mesmo computador e tenha definido uma senha diferente no BIOS. Continuamos tentando com nossas melhores senhas adivinhadas. Mas, depois de certas tentativas também não funcionou, então faço o que ? Se eu não conseguir entrar no BIOS, isso significa que não será possível fazer alterações nas configurações.
Nesse caso, temos que quebrar a senha da BIOS. Existem diferentes maneiras de quebrar a senha da BIOS. Alguns passos são dados abaixo:
Passo 1 A primeira opção será alterar as configurações do jumper de senha no BIOS. Há um jumper específico na placa-mãe que é destinado a isso. No entanto, é aconselhável ler o manual do produto antes de tentar este passo, porque a posição do Jumper será diferente de uma motherboard para outra.
Passo 2 Para executar este, é necessário desligar o computador, certifique-se que o cabo de alimentação está fora da tomada. desaparafusw os parafusos na lateral da CPU.
Passo 3 Uma vez, faça isso, identifique a localização do jumper da BIOS na placa-mãe verificando a documentação do produto e redefinindo o mesmo
O jumper pode ser rotulado como CLEARCMOS ou JCMOS1. Entretanto, o melhor será sempre consultar a documentação do produto.
Passo 4 Depois disso, reinicie o computador e verifique se a senha está desmarcada ou não. Agora, quando a senha for limpa, desligue o computador novamente e coloque o jumper na posição original.
Se o primeiro método não funcionar, você pode tentar a entrada de backdoor. No caso da área de trabalho, isso deve ser feito verificando o jumper do CMOS.
Para usuários de laptop, o processo será totalmente diferente, já que eles precisam usar a opção de entrada de senha backdoor. Digite a senha errada três vezes na tela, o que mostrará um erro como este.
Anote o código que é exibido. E então encontre uma ferramenta de crackers de senhas da BIOS como este site: http://bios-pw.org/ Digite o código exibido e então a senha será gerada em poucos minutos.
Outra situação semelhante aos cenários discutidos acima pode ser resolvida ignorando a senha da BIOS. Os métodos que podem ser usados aqui são semelhantes aos métodos usados em cenários anteriores. Além disso, podemos usar esses dois métodos também:
Método: Sobrecarregando o buffer do teclado
Este método é específico para algumas das placas de sistema antigas, e é bem possível que sistemas mais novos possam não conseguir implementar isso. Isto é feito através da inicialização do sistema sem mouse ou teclado, ou em certas arquiteturas BIOS, pode funcionar pressionando a tecla ESC em rápida sucessão.
Se você tentou decifrar a senha da BIOS e você não esta conseguindo acertar, você pode redefinir a senha da BIOS, talvez.
Passo 1: Localize a Bateria do CMOS.
A bateria do CMOS será de forma redonda achatada. O CMOS é uma parte integrante da BIOS da placa de sistema e todas as placas-mãe terão uma bateria CMOS. É muito fácil identificá-lo na placa-mãe, pois ele será redondo, achatado e em forma de moeda. Ele armazena as configurações da BIOS, que incluem configurações básicas de hardware, data, hora e outras informações do sistema. Para remover a bateria do CMOS, em primeiro lugar, o sistema deve ser desligado e também certificar-se de que o cabo de alimentação esteja desconectado.
Passo 2: Remova e Re-Coloque a Bateria
Quando o sistema estiver completamente desligado, remova a bateria do CMOS. Aguarde 15 a 20 minutos. Volte a colocar a bateria do CMOS e ligue o sistema.
Passo 3: Redefinir a Senha
Depois que o passo 2 terminar, você poderá ignorar a senha da BIOS e fazer login no seu computador com êxito. Observe que você pode adicionar uma nova senha novamente no BIOS. Se você esquecer a senha novamente, continue os passos 1 e 2 para redefinir a senha.
Este método vai funcionar somente se você puder acessar o sistema operacional instalado. Uma vez que nos conectamos à nossa área de trabalho, temos que executar o programa MS-Dos e executar os seguintes comandos na mesma ordem mostrada aqui:
debug, o 70 2E, o 71 FF, quit
Esse comando redefine as configurações da BIOS, que também inclui a senha da BIOS. Esse processo é realizado usando a ferramenta de depuração do MS-DOS.
Hoje existem muitos softwares de terceiros disponíveis, que podem redefinir a senha da BIOS, mas o acesso ao sistema operacional é necessário. Alguns dos populares programas de cracking de senhas da BIOS usados são CmosPwd e Kioskea
A senha da BIOS de backdoor é um conjunto de senhas, que são senhas mestras fornecidas pelo fornecedor da BIOS. Essas senhas são genéricas e específicas dos fabricantes. Em outras palavras, todos os fabricantes mantêm um conjunto de senhas principais que podem ser usadas independentemente de qualquer senha que o usuário tenha definido. Essas senhas não são muito difíceis de obter e podem ser acessadas facilmente no site do fabricante.
Luís Santos
chief Editor