Uma revisão sobre as diferenças entre os servidores NAS e DAS

NAS x DAS: Qual é a diferença

Está querendo escolher o que usar entre NAS e DAS? Analisaremos aqui os casos de uso, prós e contras dos 2 sistemas de armazenamento para ajudá-lo a decidir qual é o melhor para você.

Teste Grátis Teste Grátis
armazenamenot de nas vs das

A escolha da solução ideal de armazenamento de dados pode levar tempo e esforço. É preciso estar ciente de outras alternativas para escolher a que melhor atenda ao armazenamento de dados que você precisa, diante de muitas possibilidades. Os servidores NAS e DAS são as duas soluções mais populares de armazenamento de dados. A leitura deste guia irá ajudá-lo a decidir qual escolher com uma comparação das diferenças entre os dispositivos de armazenamento NAS e DAS.

Parte 1: Visão geral do Direct-Attached Storage (DAS)

O que é DAS

DAS (Direct-Attached Storage) refere-se a um dispositivo de armazenamento totalmente conectado a um computador. O DAS não está disponível para outros computadores, a menos que eles se conectem a ele por meio do computador host, porque ele está conectado a apenas um computador ou servidor.

O gabinete do DAS é um gabinete adjacente distinto que contém as unidades de disco adicionais. O armazenamento digital imediatamente conectado ao computador host que o acessará é conhecido como DAS (direct-attached storage).

As opções de armazenamento incluem unidades ópticas como CDs e DVDs, discos rígidos, unidades de estado sólido (SSD) e armazenamento em fita.

direct-attached storage

Como o DAS funciona

O DAS (interno ou externo) não precisa de uma rede para se conectar ao computador host ou servidor. Um adaptador de barramento de host (HBA) de alta velocidade pode conectar um dispositivo de armazenamento interno a um servidor ou computador pessoal.

Cada computador pessoal possui pelo menos uma unidade DAS interna, seja um HDD mais lento ou um SSD mais moderno conectado via interface SATA. Além disso, os servidores incluem armazenamento interno que pode ser acessados por meio de SATA ou outras interfaces rápidas como SCSI ou SAS.

Discos rígidos externos e gabinetes de disco contendo várias unidades são exemplos de DAS externo. Estes estão ligados a estações de trabalho e servidores através de USB, eSATA, SAS ou SCSI.

O computador está conectado para supervisionar e controlar o DAS. Os computadores em uma rede devem interagir com o computador ao qual o DAS está conectado, em vez de acessar os dados diretamente.

Prós do DAS

  • Dispositivo de armazenamento econômico: DAS é a opção mais barata entre os três tipos de armazenamento porque não precisa de uma rede ou qualquer hardware relacionado à rede, como cabos SCSI e switches Fibre Channel.
  • Administração simplificada: Como não há protocolos complexos para gerenciar, a instalação e a configuração são diretas, exigindo pouco ou nenhum treinamento em administração.
  • Capacidade flexível: O DAS permite a adição de disco rígido sem a necessidade de um switch SAN caro que apenas os especialistas em TI podem gerenciar. Os usuários conectam outra unidade em seu computador ou servidor como fariam com cartões de memória adicionais.

Contras do DAS

  • A incapacidade de um sistema DAS ser operado em uma rede: Somente o computador host DAS tem acesso e controle sobre os dados.
  • Não oferece opções de níveis de redundância de dados como seus equivalentes NAS: A natureza diretamente conectada do DAS e a falta de conectividade de rede o tornam inadequado para oferecer conectividade de armazenamento a vários usuários ou dispositivos. Além disso, o número de conexões que um computador host pode usar e o número de unidades suportadas pela solução DAS limitam a capacidade de expansão do DAS.

Parte 2: Visão geral do Network-Attached Storage (NAS)

O que é NAS

O Network-Attached Storage (NAS) é um dispositivo de armazenamento de dados que se conecta e é acessado através de uma rede e não diretamente a um computador. Os dispositivos NAS incluem um processador e um sistema operacional, o que permite executar aplicações e fornecer a inteligência necessária para que os arquivos sejam facilmente compartilhados por usuários autorizados.

É um servidor de armazenamento autônomo conectado a uma rede local (LAN) ou rede de longa distância (WAN). O administrador da rede pode conceder acesso aos dados mantidos no sistema NAS para todos os dispositivos conectados à rede. Possui servidores NAS móveis e software de administração de rede, que permite que vários usuários acessem o sistema de armazenamento.

network attached storage

Como funciona o NAS

Os programas NAS integram hardware e software com políticas e procedimentos para permitir o compartilhamento de arquivos em rede. Seguir esses protocolos permite que qualquer computador acesse os dados do dispositivo NAS como se estivessem armazenados no próprio sistema.

Uma unidade NAS funciona continuamente e aparece como uma unidade de rede compartilhada. Você configura e gerencia a partir de um PC através de um navegador. Você pode acessar o NAS por meio de sua rede Wi-Fi ou de um navegador da Internet quando não estiver em casa.

Prós do NAS

  • Operação aprimorada: Os dispositivos NAS são simples de gerenciar, pois usam regras, diretrizes e sistemas de arquivos comuns.
  • Capacidade de armazenamento expansível: Os dispositivos NAS são altamente flexíveis, incluindo mais unidades ou nós conforme necessário. O principal benefício do armazenamento NAS é que você pode escalar até uma escala de petabytes com praticamente centenas de nós de dispositivos NAS. Além disso, devido ao seu tamanho compacto, economiza espaço.
  • Acessibilidade aprimorada: O NAS estabelece um sistema de armazenamento dedicado que simplifica o acesso aos dados para dispositivos em rede. Seja usando um PC, Mac ou uma variedade de sistemas operacionais como Windows, Unix ou Mac OS, os usuários podem trabalhar juntos e compartilhar arquivos de vários locais.

Contras do NAS

  • Mais gerenciamento de administrador é necessário do que com o DAS: Os dispositivos NAS usam sua CPU, RAM e outros com poucas opções de atualização. Como resultado, se o dispositivo apresentar problemas de desempenho, pode ser difícil atualizar o hardware subjacente.
  • Problemas de rede: O desempenho do dispositivo é afetado porque o NAS depende da rede. Uma rede lenta, por exemplo, pode prejudicar uma solução NAS. Como resultado, ao incorporar soluções NAS, a velocidade e a latência da rede devem ser as principais considerações.

Parte 3: Diferenças entre NAS e DAS

A primeira seção compreende a visão geral dos dispositivos NAS e DAS. Agora, qual é a diferença entre NAS e DAS? Aqui está uma explicação mais detalhada de suas diferentes características.

NAS vs DAS - Capacidade de armazenamento

A principal diferença entre os servidores DAS e NAS é que os servidores DAS fornecem armazenamento mais localizado. Assim, as unidades DAS não fornecem a flexibilidade de compartilhamento de arquivos e atualização remota que os servidores NAS oferecem. Com relação ao armazenamento, o NAS supera o DAS porque é possível adicionar facilmente outro dispositivo de armazenamento NAS portátil à rede à medida que os requisitos de armazenamento de dados aumentam.

NAS vs DAS - Método de transferência de dados

Os sistemas de armazenamento em rede (NAS) agrupam a capacidade de armazenamento e a distribuem para servidores de aplicativos por meio de uma rede de alta velocidade. Por outro lado, o DAS se conecta diretamente aos servidores, o que significa que a conectividade e a capacidade de expansão são limitadas pelo número de slots de expansão no servidor.

network attached storage

NAS vs DAS - velocidade e desempenho

A primeira diferença entre NAS e DAS é a velocidade. O DAS parece mais rápido que o NAS devido a conexões como USB e Thunderbolt, que permitem benchmarks de desempenho direto massivo de centenas/megabytes por segundo (MB/s).

No entanto, o sistema NAS é normalmente conectado por meio de uma rede Gigabit Ethernet e, em sua configuração mais básica, pode fornecer apenas entre 100 e 109 megabytes/s. Embora a conexão Ethernet padrão única do NAS possa fornecer apenas velocidades de mais de 100 Mbytes/s, isso pode ser dobrado ou quadruplicado pela agregação de link, que está disponível em muitos sistemas NAS de baixo custo.

Através de placas de expansão e adaptadores muito úteis, a interface de rede pode ser estendida de 1Gbe LAN/Ethernet para 2.5Gbe, 10Ge e superiores, permitindo ao NAS executar vários gigabytes por segundo e suportar o uso simultâneo por numerosos usuários.

Como resultado, o NAS ainda funciona em um ritmo muito mais lento do que o DAS.

NAS vs DAS - Preço

O DAS tem uma gama mais diversificada de unidades externas e um custo geral menor quando comparado a sistemas NAS semelhantes com terabytes de armazenamento e escala semelhantes. Como resultado, o custo do armazenamento DAS é mais acessível para usuários domésticos.

No entanto, em termos de valor, o NAS é a opção superior. Isso se deve aos recursos e funções disponíveis no NAS, que incluem ferramentas de backup dedicadas, software integrado, GUI de aplicativo gerenciável e navegador da Web e uma grande capacidade de armazenamento em comparação com unidades DAS externas. A implantação do NAS é flexível e adaptável.

Além disso, como a maioria dos sistemas operacionais oferece suporte a unidades de rede mapeadas, software de sincronização em tempo real e sistema de arquivos local ou gerenciador de arquivos, os servidores NAS são mais caros do que os servidores DAS.

NAS vs DAS - Facilidade de uso

Não há dúvida de que o DAS é mais fácil de usar do que o NAS. Unidades USB e compartimentos RAID são quase completamente plug-and-play quando conectados diretamente a um PC Windows ou sistema Mac. O recurso é extremamente simples.

No entanto, para criar uma estratégia de backup semiautomática ou totalmente automatizada e compartilhar facilmente arquivos grandes com usuários remotos, a solução DAS exige o uso de vários softwares de terceiros ou inclui uma plataforma de nuvem de terceiros integrada ao ambiente de software. Com o NAS, você pode compartilhar arquivos com segurança e facilidade após a configuração inicial.

Parte 4: NAS vs DAS - tabela comparativa

Vejamos o gráfico de comparação abaixo para entender melhor a diferença entre NAS e DAS em relação a alguns de seus recursos específicos.

Diferenças
NAS
DAS
Método de trabalho Os arquivos são utilizados para backup e recuperação de dados. Setores são empregados para backups e recuperação de dados.
Principais funções Compartilhamento e transmissão em uma rede. É necessária conexão direta com dispositivos sem rede.
Tipo de armazenamento Arquivos compartilhados Setores
Método de transferência de dados Ethernet, TCP/IP IDE/SCSI
Velocidade 20-50ms 5-10ms
Preço Mais caro que o DAS Mais acessível que o NAS
Facilidade de uso Moderado Fácil

Parte 5: NAS vs DAS - casos de uso

Casos de uso de NAS:

O NAS é uma solução viável para PMEs e outras empresas que requerem um sistema de armazenamento otimizado, flexível e baseado em rede de arquivos e compartilhamento. As empresas devem considerar um dispositivo de armazenamento conectado à rede para compartilhar arquivos de forma fácil e acessível através da rede e para manter um sistema complexo em funcionamento. Vários casos de uso incluem o seguinte:

  • Compartilhamento e armazenamento de arquivos: O NAS é a opção preferida para qualquer organização, independentemente do tamanho, que exija armazenamento centralizado de arquivos e soluções de compartilhamento. Os usuários podem usar um único dispositivo NAS para combinar vários servidores de arquivos, economizando espaço e facilitando o gerenciamento. Também possibilita a colaboração.
  • Dados massivos: Grandes quantidades de dados não estruturados de dispositivos IoT, gravações de vigilância por vídeo e outras fontes podem ser armazenadas no NAS. Ele pode lidar com serviços de dados inteligentes, processos ETL (extrair, transformar, carregar), análises e muito mais porque é simples de dimensionar.

Casos de uso de DAS:

O DAS é ideal para pequenas empresas e organizações que exigem um sistema de armazenamento adaptável, confiável e de baixa manutenção que pode ser expandido rapidamente para acomodar novos usuários ou dados crescentes. Esses cenários de implantação permitem o uso de um dispositivo DAS:

  • Pequenas empresas ou grupos de trabalho que exigem apenas a troca de informações localmente têm um orçamento fixo e não crescente e pouco ou nenhum suporte de TI.
  • PCs industriais: Para pessoal que trabalha em ambientes industriais que requerem armazenamento local barato com acesso rápido.

Parte 6: NAS ou DAS - qual você deve escolher?

Ambos NAS e DAS oferecem benefícios e recursos exclusivos. A melhor opção dependerá de suas necessidades específicas em termos de volume de armazenamento de dados, restrições financeiras e requisitos de backup e recuperação.

Se você tem um orçamento considerável, precisa de armazenamento de dados de grande capacidade, precisa compartilhar dados entre outros e tem uma equipe de TI dedicada encarregada do gerenciamento e manutenção dos dados. NAS é a opção ideal para você. Por outro lado, o DAS é uma boa opção se você tiver um orçamento apertado e pouca necessidade de compartilhamento de dados, pois permite que outras pessoas compartilhem dados localmente.

Não existe uma solução única para armazenamento de dados. O que funciona para um pode não funcionar para outro e vice-versa. Observe estes critérios antes de decidir o que usar entre armazenamento NAS e DAS:

  • Quantidade de dados para processar, armazenar e reter: Quanta informação você precisa armazenar? Varia de alguns terabytes a petabytes, dependendo do setor e tamanho da sua empresa.
  • Desempenho em vários estágios do ciclo de vida dos dados: Quais requisitos de desempenho suas cargas de trabalho têm? Quantas pessoas irão usá-lo, de onde (remoto ou interno) e com que frequência precisam compartilhar, acessar ou colaborar em arquivos?
  • Escalabilidade: Você produz, processa e armazena grandes quantidades de dados? Com que rapidez se expande? Você precisa de um sistema de armazenamento de dados que possa ser dimensionado sem problemas e acompanhar a expansão de seus dados.
  • Elementos de segurança de dados: A imutabilidade e o isolamento de rede, o bloqueio de arquivos, a criptografia e muito mais devem estar presentes em qualquer sistema de armazenamento de dados que você criar, assim como em qualquer solução de backup e recuperação de desastres.
  • Custo total de propriedade: Quanto dinheiro você tem para gastar? Analisar e levar em consideração os custos é necessário para todas as decisões.
  • Recursos humanos: Quantos profissionais de TI você está preparado para contratar e comprometer com sua infraestrutura de armazenamento de dados?

Entre os principais fabricantes de servidores NAS estão Dell Technologies, Synology, NetApp, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Hitachi Vantara, NETGEAR, IBM, QNAP Systems, Seagate e Buffalo Technology. Por outro lado, os fornecedores pioneiros de servidores DAS são CommScope, Corning Incorporated, Cobham, KATHREIN Broadcast GmbH e JMA Wireless.

Conclusão:

Aqui revisamos exaustivamente a diferença entre NAS e DAS. Determine os fatores importantes para as operações de sua empresa para encontrar uma solução de armazenamento que atenda às suas necessidades e exigências. No caso de você encontrar problemas de recuperação de NAS, baixe o Wondershare Recoverit.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13