O significado específico e a finalidade do SSD são desconhecidos para muitos indivíduos. Os especialistas em TI estão bem familiarizados com este dispositivo devido às suas muitas aplicações. A simples leitura das informações a seguir sobre unidades de estado sólido pode ajudá-lo a entendê-las melhor e reconhecer sua supremacia incomparável sobre qualquer outra tecnologia de armazenamento de dados. Você estará no caminho certo se quiser aprender mais sobre o SSD e seus muitos benefícios.
Neste artigo, você vai aprender:
Parte 1. O que é uma unidade de estado sólido (SSD)?
Unidades de estado sólido (SSDs) são um tipo de gadget de armazenamento de computador que ainda é relativamente novo. Uma unidade de estado sólido (SSD) é um dispositivo de armazenamento digital que armazena dados indefinidamente usando montagem de chip elétrico. A memória flash é normalmente empregada como memória extra em estruturas de dados. Embora não tenham os discos e os cabeçotes de leitura e gravação, os SSDs são comumente referidos como dispositivos de armazenamento estáveis ou discos de estado sólido.
O SSD é diferente da RAM, pois é feita de memória flash em vez de memória instável, dando origem à "memória de estado sólido". Quando você desliga seu computador, a memória (RAM) é liberada, então ela começa a ficar disponível e limpa quando você a liga novamente. Como um disco rígido, um SSD salva e armazena os dados que você coloca nele para sempre. Pode ser qualquer coisa, desde um sistema operacional até um documento Word.
Parte 2. Como funciona um SSD?
Você tem alguma dúvida sobre como funciona uma unidade de estado sólido? O SSD é semelhante a discos rígidos; no entanto, eles usam tecnologia diferente. O SSD armazena dados em memória flash que podem ser acessados digitalmente. Um dispositivo de armazenamento (disco) usa um prato giratório e um braço que desliza pelo prato para ler cada seção de dados. Como resultado de não buscar dados em um prato giratório mecanicamente, os SSDs oferecem tempos de inicialização e carregamento quase instantâneos.
Uma unidade de estado sólido (SSD) é um dispositivo de memória que mantém permanentemente os dados. Quando você conecta um SSD a um computador, a velocidade de transferência da máquina melhora significativamente e você pode transferir dados instantaneamente de um computador para outro.
Parte 3. Principais recursos do SSD
O que um SSD faz? As unidades de estado sólido (SSDs) usam uma tecnologia diferente dos discos rígidos tradicionais, permitindo que eles recuperem dados mais rapidamente e melhorem a velocidade do seu computador. SSDs ou HDDs funcionam com a memória e o processador do seu sistema para acessar e usar dados. Seu sistema operacional, jogos, gráficos e música são exemplos desses dados.
- Usando buscas de arquivos, você pode aumentar seu arquivo Switch e Jar
Depois de ligá-lo, você poderá começar a trabalhar em questão de segundos. O SSD também é 5 vezes mais rápido que outros gadgets.
- É simples de executar programas e pode lidar com o dobro de documentos
Com os recursos dos SSDs, você pode obter qualquer programa que desejar. Eles também são 2x mais rápidos do que os HDDs quando se trata de criação de arquivamento.
- Auxilia na redução do consumo de energia
O SSD usa menos energia do que outros gadgets. Eles também podem prolongar a duração da bateria em 30 minutos, em média.
- Economia de tempo por meio de várias tarefas e efeitos visuais
O SSD pode executar vários programas simultaneamente. Isso significa que você pode editar fotos e jogar ao mesmo tempo. Além disso, conseguimos localizar mapas sem dificuldade.
- Leve com você para qualquer lugar
Se você precisa fazer suas tarefas rapidamente, pode levar esses SSDs para qualquer lugar. Além disso, você pode usá-los em várias situações porque eles podem suportar vibração, temperatura e estresse.
- Durável
Os SSDs são mais duráveis em ambientes severos e estressantes do que as unidades de disco rígido. Eles também são menos barulhentos e mais leves do que outros gadgets.
Parte 4. Tipos de SSD
Existem várias variedades de SSDs no mercado. Esses SSDs são úteis para uma variedade de tarefas e vêm em uma variedade de capacidades de armazenamento.
Disco SSD SATA
O SSD SATA é igual ao disco rígido de um notebook, que usa o mesmo conector SATA de um disco rígido. É o elemento de forma mais básico de um SSD, como evidenciado pelo fato de que esse tipo de SSD foi introduzido pela primeira vez no mercado e continua a funcionar. Esses SSDs são compatíveis com todos os PCs do mercado atualmente.
Disco MTS-SSD
Em termos de conexão e fator de forma, os discos MTS-SSD são diferentes dos SSDs SATA simples. O disco MTS-SSD é altamente compacto em tamanho e muito distinto. É fantástico em termos de RAMs e conectividade atuais e também é usado em todos os PCs. Os SSDs são comumente usados em notebooks. Entretanto, não é possível usar um SSD se não tiver uma porta SATA.
Disco SSHD
O SSHD compreende uma Unidade de Estado Sólido e um disco rígido. O SSHD não pode ser considerado um verdadeiro SSD. Ele combina disco rígido e memória SSD, pois possui algum armazenamento SSD e alguma memória no disco rígido. A maioria dos notebooks usa discos SSHD no mercado atual.
Parte 5. Prós e contras do SSD
Benefícios do SSD
- Extremamente rápido
Os SSDs modernos oferecem uma taxa de transferência astronomicamente alta. Mesmo os SSDs moderados e relativamente baratos superam os discos rígidos tradicionais. A unidade SSD, em vez do antecessor, é instalada por padrão e pode acelerar bastante os downloads e reduzir o tempo de inicialização de programas e jogos.
- Volume baixo
Cliques e ruídos frequentemente acompanham o trabalho do HDD tradicional. Por outro lado, as unidades SSD são silenciosas porque não incluem partes móveis.
- Alto nível de confiabilidade
As unidades SSD são muito mais confiáveis do que os HDDs tradicionais, que são altamente propensos a estresse e vibração.
Desvantagens do SSD
- O preço massivo
Quando comparado aos HDDs, o custo dos SSDs é astronômico. Você pode obter dois HDDs tradicionais de 1,5 TB pelo preço de um SSD com armazenamento de 64 GB.
- Um pacote curto
Os contêineres SSD são substancialmente menores que os contêineres HDD.
Parte 6. Quando você pode precisar de um SSD?
Ambiente de trabalho
Por causa de suas altas velocidades, alto desempenho e consistência na transferência de arquivos e tempos de acesso, o SSD é uma escolha fantástica para corporações e organizações que lidam e armazenam grandes quantidades de dados.
Considere os campos de programação e design gráfico. Embora artistas visuais e programadores prefiram HDDs por causa de suas capacidades de armazenamento significativas, os especialistas têm se voltado cada vez mais para SSDs por causa de sua rapidez. Como resultado, eles podem concluir mais trabalhos em menos tempo do que os HDDs.
Hospedagem de sites
A velocidade é um dos critérios mais críticos para melhorar a posição do seu site no Google. No setor de serviços de sites, a velocidade é uma questão crítica. Se o seu site demorar muito para carregar, você perderá dinheiro e tráfego, e seu negócio online irá falir.
Sites profissionais, especialmente sites WordPress com uso intensivo de banco de dados, incorporam informações ricas e recursos interativos. O rápido desempenho de leitura/gravação de um SSD pode ajudar a reduzir a latência e executar solicitações rapidamente, permitindo que seu site WordPress carregue mais rapidamente. Escrevemos muito sobre como tornar seu site WordPress mais rápido.
Jogos
Não é surpresa que os fãs de jogos prefiram SSDs. Os SSDs são perfeitos para jogos devido à sua velocidade, durabilidade e eficiência energética. Os jogos de hoje em dia são repletos de grandes gráficos e animações que podem levar até três minutos para carregar em um disco rígido. No entanto, os mesmos jogos iniciam em menos de um minuto com um SSD.
Parte 7. Como recuperar dados de um SSD?
E se a unidade falhar quando você a estiver usando para negócios?
Os SSDs estão ganhando popularidade devido às suas taxas de operação e capacidade de inicialização rápida. No entanto, eles são propensos a danos, assim como os discos rígidos comuns. Como os humanos confiam nos desktops para armazenar nossos dados essenciais, as ramificações de um SSD danificado podem ser desastrosas. Nesse caso, muitas abordagens podem ser usadas para recuperar dados de SSDs expirados. E o Recoverit Data Recovery é uma das melhores abordagens para recuperar seus dados.
O melhor software de recuperação de dados para SSDs
O Wondershare Recoverit Data Recovery ajuda você a recuperar dados de um PC ou notebook.
- Recupere arquivos de dados excluídos de um dispositivo SSD.
- Recupere dados que foram acidentalmente excluídos, formatados ou perdido quando um vírus atacou o sistema.
- Para uma grande porcentagem de precisão e sem perda de qualidade, o Recoverit Data Recovery pode recuperar qualquer tipo de dados e arquivos.
Apagou acidentalmente ou perdeu dados importantes?
Sem problemas. O Wondershare Recoverit pode recuperar seus dados excluídos ou perdidos em 3 passos. Este software de recuperação de dados definitivo e profissional é totalmente confiável e 100% seguro.
Como recuperar dados de uma unidade de disco com o Wondershare Recoverit?
- Passo 1: Escolha uma unidade de estado sólido.
No seu PC, execute o Wondershare Recoverit. Para começar a recuperar arquivos de dados de um SSD, você deve primeiro escolher o SSD.
- Passo 2: Verifique o SSD
Depois de escolher o disco de estado sólido, selecione o botão "Iniciar" para iniciar a verificação de dados e arquivos perdidos. O software Recoverit começará a escanear o SSD em busca de dados ausentes. Se você ainda não conseguir descobrir seus arquivos durante a primeira verificação, tente verificar com o modo "Digitalização completa", que procurará mais recursos no SSD.
- Passo 3: Pré-visualize e restaure os dados
Após a verificação, você poderá ver se consegue recuperar os arquivos do SSD. Primeiro, veja algumas fotos recuperadas, selecione seus arquivos e clique em "Recuperar" para salvá-los em seu disco rígido portátil ou em outro dispositivo de armazenamento seguro.
O vídeo abaixo mostra como usar o Recoverit Data Recovery para restaurar os arquivos do SSD:
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13
Conclusão:
Você deve atualizar seu disco rígido normal para uma unidade de estado sólido para acesso mais rápido aos dados, menor consumo de energia e maior durabilidade. Dessa forma, você obterá nada além de uma solução rápida, silenciosa e ultraconfiável para suas necessidades de armazenamento de dados. Além disso, os discos rígidos de estado sólido oferecem a resistência e a qualidade de desempenho exigidas para seus aplicativos empresariais, corporativos ou de infraestrutura de TI.
Embora a maioria das pessoas ainda use unidades de disco rígido padrão, os SSDs estão se tornando cada vez mais populares à medida que os consumidores buscam melhorar o desempenho de seus computadores.
Wondershare Recoverit - especialista em recuperação de arquivos excluídos com tecnologia patenteada
Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.
Recupere arquivos de documentos perdidos ou excluídos, fotos, vídeos, músicas, e-mails de qualquer dispositivo de armazenamento de forma eficaz, segura e completa.
Restaure arquivos de todos os tipos de mídia de armazenamento, como lixeira, unidade USB, cartões SD, SSDs, HDDs, disquetes, pen drives, etc.
Suporta a recuperação de dados de exclusão repentina, formatação, corrupção do disco rígido, ataque de vírus e falha do sistema em diferentes situações.
Pré-visualize os arquivos antes de recuperá-los. Nenhum pagamento é necessário se os arquivos forem irrecuperáveis.
Versão gratuita para experimentar e versão paga para aproveitar mais.