05/07/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Imagine que, ao usar um laptop ou desktop para digitar documentos importantes, o computador de repente aja de maneira estranha e trave. Na tela do computador, diz "Preparando para configurar o Windows. Não desligue o computador." e, em seguida, desligou sozinho. A pior parte é que esse processo demorou uma eternidade para terminar. Isso é irritante e frustrante. Qual poderia ser a razão disso estar acontecendo? Se você já experimentou isso várias vezes, é possível evitá-lo completamente? Leia mais para descobrir.
A configuração do sistema Microsoft ou MSConfig é um sistema usado para solucionar problemas do Microsoft Windows. Ele pode reativar ou desativar software, drivers de dispositivo e programas do Windows que são executados em um processo de inicialização para ajudar a determinar a causa raiz do problema no sistema Windows.
Um sistema de computador como o Windows 10 irá configurar automaticamente as atualizações importantes, enquanto outros precisam de uma atualização manual. No entanto, quando uma atualização está sendo instalada durante a inicialização ou desligamento, o processo de instalação pode congelar ou travar e pode demorar mais para terminar a atualização do Windows, e é por isso que ela precisa ser corrigida.
A seguinte mensagem de erro pode ser vista na tela do computador quando surgem problemas de instalação:
"Preparando para configurar o Windows. Não desligue o computador."
"Configurando atualizações do Windows. 1% concluído. Não desligue o computador."
"Não desligue ou desconecte o computador. Instalando a atualização 1 de 3…"
"Trabalhando nas atualizações. 1% concluído. Não desligue o computador."
"Mantenha o computador ligado até que isso seja feito. Instalando a atualização de 1 de 3…"
"Preparando o Windows. Não desligue o computador."
Antes de fazer isso, certifique-se de que haja um ponto de restauração do sistema no sistema. A ausência do ponto de restauração do sistema pode fazer com que o problema não seja resolvido. Guie-se pelas seguintes instruções:
a. Procure o ícone do logotipo do Windows e digite "restaurar". Haverá uma caixa de diálogo de permissão, basta clicar em Sim para abrir as configurações de Proteção do Sistema.
b. Verifique se o status da proteção está ativado e clique em Restauração do sistema ... Caso esteja desativado, significa que o recurso de restauração do sistema está desativado.
c. Marque Escolher um ponto de restauração diferente e clique em Avançar.
d. Marque a caixa Mostrar mais pontos de restauração no canto inferior esquerdo da tela. Selecione para o ponto de restauração que foi criado antes que o problema existisse e clique em Avançar.
e. Por fim, clique em Concluir para concluir e confirmar o ponto de restauração.
f. Clique em Sim para iniciar a restauração do sistema Windows.
Antes de executar qualquer problema de atualização, a criação de um ponto de restauração manual também pode ser uma opção. Veja como:
a. Na caixa Restauração do sistema, selecione Criar um ponto de restauração.
b. A janela Propriedades do sistema aparecerá e selecione Criar…
c. O ponto de restauração pedirá um nome. Crie um para ele e pronto.
Reinicializar o computador no Modo de segurança evitará o processo normal de reinicialização. No entanto, verifique primeiro se o computador pode fazer a reinicialização no modo de segurança. Ele pedirá para fazer logon e é aí que o reparo começará.
A correção de todo o sistema operacional pode ser feita por meio do menu Opções de inicialização avançadas. Ele possui Configurações de Inicialização que incluem o Modo de Segurança, entre os métodos de inicialização. Ele deve aparecer automaticamente após dois erros de inicialização. Por outro lado, se for necessário abri-lo manualmente, estas etapas o ajudarão a fazê-lo:
Opção 1: Shift e Reiniciar. Esta é a maneira mais fácil até agora. Pressione longamente a tecla Shift enquanto pesquisa Reiniciar no ícone de energia e aguarde até que o menu Opções de inicialização avançadas seja aberto.
Opção 2: Menu de configurações.
Opção 3: Comando de desligamento.
Opção 4: Inicialize a partir da mídia de instalação do Windows
Opção 5: Inicialize a partir da unidade de recuperação do Windows
Opção 6: Inicialize diretamente a partir das opções de inicialização avançadas
Ao tentar consertar os erros do computador, especialmente se o usuário do computador não tem experiência ou não entende de tecnologia, é muito importante ler atentamente e compreender todos os erros na tela. No entanto, se a mensagem se tornou difícil de responder, é melhor parar por aí para evitar a criação de novos problemas, um após o outro. Em vez disso, consulte um profissional de confiança.
Luís Santos
chief Editor