09/12/2020 • Arquivado para: Soluções de Foto/Vídeo/Áudio • Soluções comprovadas
É horrível quando, por algum motivo sua câmera trava e você perde aquele momento. Felizmente, nem todo erro da câmera significa uma visita a uma assistência técnica autorizada. Com as dicas e truques a seguir, você poderá voltar à ação em um piscar de olhos. Dê uma olhada em alguns dos erros mais comuns de câmeras DSLR da Nikon e como corrigi-los.
Na maioria dos casos, esse erro aparecerá devido a um problema com o cartão de memória. Geralmente surge quando a câmera não consegue transferir a mídia para o cartão de memória para fins de gravação.
A melhor solução para esse erro é substituir o cartão de memória atual por um que tenha velocidades de leitura e gravação maiores.
Às vezes também, o erro pode ser o resultado de um problema na própria câmera. No entanto, você precisa começar trocando o cartão de memória antes de assumir que é um problema da câmera.
Caso a troca do cartão de memória não ajude, pode ser necessário visitar uma assistência técnica autorizada para verificar a câmera.
Uma mensagem de erro "CHA/CHR" piscando na tela também é provavelmente o resultado de um problema com o cartão de memória. Em muitos casos, o problema pode ocorrer depois de copiar imagens do cartão.
Felizmente, não é difícil de consertar, pois requer apenas a formatação do cartão de memória na prórpia câmera. Caso a formatação do cartão de memória não solucione o problema, pode haver um problema com os contatos.
Tente limpar os contatos nas lentes e na câmera conforme descrito acima. No caso de isso também não funcionar, pode ser necessária uma visita a uma assistência técnica autorizada.
A mensagem -E- é simplesmente a maneira da DSLR da Nikon dizer que não há cartão de memória na câmera. Isso significa que você não pode tirar fotos, pois não há instalações de armazenamento para elas. Uma solução simples resolverá o problema, basta inserir um cartão de memória na câmera.
Em certos casos, você pode já ter um cartão na câmera e ainda receber a mensagem de erro. Isso significa que sua câmera não consegue ler o cartão de memória.
Para resolver isso, tente limpar cuidadosamente os contatos do cartão de memória. São os pedaços de metal que você vê no cartão. Verifique se o problema desaparece após a limpeza.
Caso persista, você pode tentar a formatação do cartão de memória na câmera, lembrando que todas as fotos do cartão SD serão perdidas. Se ainda assim o erro persistir, tente inserir outro cartão para determinar se o problema é o seu cartão ou se é a câmera.
Você saberia que é um problema de câmera se recebesse a mesma mensagem com um cartão diferente. E, nesse caso, pode ser necessário visitar uma assistência técnica autorizada.
O código ERR piscando é uma das mensagens de erro mais temidas na DSLR. Pior ainda, pode aparecer em uma câmera nova. Mas a boa notícia é que você pode corrigir o erro sem precisar visitar uma assistência técnica Nikon.
Uma das causas mais prováveis do problema tem a ver com sujeira ou graxa na câmera ou nos contatos da lente, ou ambos. Se for uma câmera nova, pode ser que os contatos estejam oleosos pelo processo de fabricação.
Mas se você já está com a câmera há algum tempo, é provável que a culpa seja de partículas de poeira. Elas podem estar presas entre a lente e a câmera. Em ambos os casos, a solução é simples, basta limpar a área afetada.
Aqui está o que você precisa fazer:
Você também pode tentar desligar a câmera, remover a bateria completamente e inseri-la novamente e ligar a câmera, o que é efetivamente uma reinicialização total. Não haverá perda de dados no processo.
Se você tentar todas essas abordagens e o problema persistir, é recomendável visitar assistência técnica autorizada e obter uma opinião profissional.
Esta mensagem de erro só pode aparecer em uma DSLR que usa uma lente com um anel de abertura. É mais comum em câmeras com lentes mais antigas. A mensagem aparece quando você não ajustou o anel para o tamanho mínimo de abertura.
Pode ser que, ao trocar a lente, você acidentalmente girou o anel de abertura da lente e, assim, gerou o erro.
Para resolver essa mensagem de erro, basta definir a abertura da lente para o número f mais alto possível, que é a abertura mínima. Na maioria dos casos, a posição correta é destacada em fonte laranja. Depois de fazer isso, trave-o no lugar para evitar a repetição do mesmo.
Seria melhor deixar a câmera escolher a abertura automaticamente para tirar fotos com a exposição ideal.
A causa mais provável para esse código de erro é uma lente no lugar errado. Se sua câmera detectar que a lente não está posicionada como deveria, você não poderá tirar fotos.
Para resolver o problema, basta desmontar a lente, seguindo as etapas descritas acima e, em seguida, remontá-la corretamente.
Também pode ser que você esteja usando uma lente mais antiga, que a câmera não consegue detectar. Se for esse o caso, você pode receber a mensagem novamente, não importa quantas vezes você repita o processo. Isso pode se dar porque uma lente mais antiga não tem contatos eletrônicos e, portanto, não pode se comunicar com sua câmera.
Com essa mensagem de erro específica, a causa geralmente é a incapacidade da câmera de se comunicar com a lente.
Pode haver duas causas prováveis para isso. Uma delas, pode ser que poeira ou sujeira esteja impedindo os contatos das lentes de se conectarem corretamente à câmera. A outra, pode ser que a lente não esteja na posição correta.
Comece desmontando as lentes e limpando os contatos da câmera e das lentes, conforme descrito acima. Em seguida, remonte a lente e certifique-se de que ela trave corretamente no lugar de acordo com as instruções acima.
Caso isso não consiga resolver o código de erro, tente usar uma lente diferente para determinar onde está o problema. Se você não conseguir resolvê-lo, visite uma assistência técnica autorizada.
No caso de o obturador de sua câmera Nikon ficar preso, você verá esta mensagem de erro. O obturador da câmera normalmente abre e fecha ao tirar fotos. Mas se ele for danificado ou algo ficar em seu caminho, ele pode não ser capaz de se mover como deveria, resultando na mensagem de erro acima.
Para resolver isso, você precisa verificar o obturador para ver se há sujeira pegajosa bloqueando sua liberação. Também pode haver um objeto ou partícula no caminho. Remova o objeto ou limpe o botão do obturador e verifique se o erro desaparece.
Outro erro comum do obturador aparecerá na forma de um comando, "pressione o botão do obturador novamente." Se você tiver esse erro, poderá descobrir que, independentemente do número de vezes que pressionar o botão do obturador, sua câmera poderá não tirar fotos.
A causa mais comum para isso tem a ver com o motor de engrenagem que controla o disparo do mecanismo de liberação do obturador. Com o tempo, pode ficar um pouco apertado ou contaminado. Isso pode torná-lo rígido e impossível de virar, e requer um pouco de lubrificação.
Para começar, desligue a câmera, remova a bateria e, em seguida, remova a tampa da base inferior. Isso irá expor o motor de engrenagens que opera o obturador, que é a parte que precisa de manutenção.
Remova todos os parafusos que prendem a tampa da base sistematicamente, mova levemente a engrenagem e verifique se ela está corrompida. Usando um palito limpo, mova a engrenagem para cima até sentir atrito. Pare e comece a descer enquanto verifica se há corrupção.
Se você não conseguir ver nenhuma sujeira, use uma lupa e remova tudo que estiver preso entre os dentes. Continue repetindo o processo pelo menos cinco vezes, girando e limpando a engrenagem completamente antes de lubrificar.
Aplique um pouco de graxa enquanto move a engrenagem para trás e para frente para garantir uma cobertura ideal. Mais uma vez, mova pelo menos cinco ciclos para espalhar a graxa até que todos os dentes tenham uma leve cobertura de graxa.
Quando terminar, reinsira a bateria e segure-a no lugar, a seguir ligue a câmera para ver se o erro foi corrigido. Em seguida, coloque a tampa de volta no lugar e aparafuse-a.
Aparecendo como um "I" em um círculo, esse erro pode resultar de várias causas. A primeira e mais provável causa pode ser uma bateria descarregada. Portanto, você pode querer começar carregando-a antes de tentar qualquer outra coisa.
Uma segunda causa pode ser o cartão de memória cheio ou bloqueado. E a solução nesse caso seria transferir a mídia do cartão de memória para o PC.
Caso esteja bloqueado, remova o cartão e encontre uma pequena chave seletora na lateral. Deslize-o da posição "Bloqueado" para "Desbloqueado" e verifique se o código de erro foi eliminado.
Como alternativa, também pode ser que sua câmera tenha notado que uma das pessoas ou animais que fazem o objeto da foto piscou no momento em que você estava tirando a foto. Se for esse o caso, a solução é tentar tirar a foto novamente, esperando que ninguém pisque.
Embora esse seja um dos erros mais simples de resolver, pode ser irritante se você não tiver ideia de como fazê-lo. A mensagem geralmente aparecerá quando você tentar excluir uma imagem protegida pelo programa de software da câmera.
Para resolver o erro, tudo o que você precisa fazer é ir a raiz do problema, removendo o aspecto de proteção da imagem. Navegue pela foto que deseja excluir e, assim que encontrá-la, pressione o botão "Chave" para desbloqueá-la.
Caso você não consiga desproteger a imagem, outra alternativa é formatar o cartão de memória. Infelizmente, isso apagará todo o conteúdo da sua câmera. Portanto, você só deve considerar a opção se tiver um backup da mídia como último recurso.
<
Embora tecnicamente esta não seja uma mensagem de erro, ela impedirá que você tire fotos, mesmo quando você pressionar o obturador totalmente. Pode ser qualquer número-r e mostra o número restante de fotos que você pode tirar.
O código geralmente aparece quando você pressiona o obturador até a metade. Observe que, uma vez que não é uma mensagem de erro, ela deve desaparecer quando você pressionar o obturador completamente.
Porém, caso a iluminação da sala não seja a ideal, ela permanecerá presa neste código até que as condições melhorem. Também pode ser que sua câmera tenha um cronômetro interno e a mensagem só desaparecerá quando o cronômetro terminar.
Como você pode notar, é possível resolver a maioria das mensagens de erro DSLR da Nikon com essas soluções simples. Mas em alguns casos, o problema simplesmente não desaparece, não importa a solução que você tente. Isso pode significar que é hora de visitar uma assistência técnica especializada e obter a opinião de um profissional sobre o assunto.
Luís Santos
chief Editor