Qual Formato de Imagem é o Certo para Você e Por Quê? RAW vs. JPEG

RAW vs. JPEG-Qual Formato de Imagem é o Certo para Você e Por Quê?

Se você é fotógrafo, compreenderá o dilema de escolher entre os formatos de imagem RAW e JPEG. Este artigo fornece uma compreensão aprofundada desses dois formatos de imagem para ajudá-lo a fazer sua escolha facilmente.

Wondershare Recoverit Authors

09/10/2021 • Arquivado para: Recuperação de fotos/câmeras • Soluções comprovadas

0

A maioria das câmeras disponíveis hoje, tiram fotos em dois formatos - RAW e JPEG. Há um amplo debate sobre qual formato é melhor usar e muitas pessoas compartilharam suas opiniões. Você deve ser subjetivo sobre este assunto e compreender a diferença. Em vez de perguntar qual é a melhor opção, pergunte qual formato de imagem é o certo para você e por quê. Para ajudá-lo a responder a essa pergunta de forma eficaz, discutiremos as características, vantagens e desvantagens de cada formato de imagem para ajudá-lo a tomar uma decisão.


Parte 1: Raw vs. JPEG, Qual é a Diferença?

O Que Significa JPEG?

uma imagem capturada e editada em formato raw

O Raw também é referido como um negativo digital. É um arquivo de imagem que contém dados não processados ou dados com o mínimo de processamento da câmera. Por serem não processadas, as imagens RAW são geralmente grandes e não comprimidas. Como elas não são processadas, você pode capturar uma grande quantidade de dados de imagem. Entretanto, às vezes elas podem ser processadas usando programas robustos como Lightroom, Photoshop, e muito mais.

Prós:

  1. Maior gama de cores
  2. Melhor controle e potencial de ajuste
  3. Usam compressão sem perdas
  4. Permite que você ajuste o espaço de cores após capturar a imagem
  5. Melhor qualidade de nitidez

Contras:

  1. Necessita de pós-processamento
  2. Utiliza mais espaço de armazenamento
  3. O software da câmera só pode alterar
  4. Difícil de compartilhar
  5. Backup mais longo

O Que Significa JPEG?

uma imagem em formato jpeg

JPEG é muito diferente de imagens RAW. Usam compactação com perdas para armazenar e exibir imagens. Devido às suas capacidades de alta compactação, não é surpreendente que o JPEG se tenha tornado um formato de imagem popular atualmente. A maioria dos dispositivos e programas de processamento de imagem podem ler imagens JPEG. A qualidade e o tamanho das imagens JPEG são geralmente inferiores aos das imagens RAW. A maioria das pessoas prefere o formato JPEG ao enviar imagens para a Internet. Essa preferência ocorre porque o tamanho pequeno e a alta taxa de compactação permitem uploads e downloads mais rápidos em diferentes velocidades da Internet.

Prós:

  1. Sem necessidade de processamento
  2. Tamanho pequeno da imagem
  3. Compatível com muitos dispositivos e programas
  4. Você pode modificar o nível de compressão
  5. Fácil upload/download na internet

Contras:

  1. Usa compressão com perdas
  2. Baixa qualidade após compressão
  3. Opções de recuperação limitadas
  4. As configurações da câmera afetam fortemente as imagens JPEG

Parte 2: Devo Fotografar em RAW ou JPEG ou Ambos?

Agora é a questão mais crítica - é melhor tirar fotos no formato RAW ou JPEG? É importante observar que você não precisa necessariamente escolher somente uma. Mais importante ainda, você deve saber quando é apropriado usar RAW e quando você precisa de JPEG. Compreender as diferenças, desvantagens e vantagens dessas duas opções o ajudará a entender como uma é melhor do que a outra. Para ajudá-lo a fazer sua escolha, aqui estão algumas situações em que cada formato de imagem é adequado para você.

Opção 1: Escolha JPEG para Fotos Rápidas e Fáceis

Quando você tira fotos casuais ou precisa tirar fotos rapidamente em um ambiente informal, JPEG é a sua melhor escolha. O formato JPEG permite tirar várias imagens de uma vez e compartilhá-las rapidamente. Não exigem pós-processamento, portanto, você pode economizar tempo imediatamente. Como também tem uma alta taxa de compactação, o tamanho do JPEG é pequeno, o que pode fornecer espaço suficiente para tirar qualquer quantidade de fotos. Para fotos de perfil do seu dia e documentos em plataformas de mídia social, imagens JPEG são melhores. Se você também precisa tirar muitas fotos em um ambiente acelerado, como um desfile de moda ou evento esportivo, também pode usar o formato JPEG. No entanto, você precisa ter um bom entendimento da exposição para fazer isso.

escolha jpeg para fotos rápidas e simples

Opção 2: Use RAW para Fotos Detalhadas e Estilizadas

O formato RAW é direcionado para fotos profissionais. Quando você planeja editar a imagem posteriormente, RAW é a escolha perfeita. Quando você tira uma foto e precisa de muitos detalhes e cores, deve escolher o formato RAW. Também é uma boa opção quando você planeja ajustar a luz e a sombra depois de tirar uma foto. Se você deseja fornecer fotos muito detalhadas para o seu site ou portfólio fotográfico, sua melhor opção é sempre o formato RAW. O formato RAW permite ajustar a cor, o equilíbrio, o tom e outras características. São as melhores para trabalhos criativos e comerciais porque você pode ajustar a imagem para ter a mesma visão e estilo.

use raw para fotos mais detalhadas

Opção 3: Combine seu Formato com Suas Necessidades

Conforme mencionado anteriormente, você não precisa necessariamente escolher um formato específico para suas fotos. Você só precisa encontrar o formato correto para seu objetivo. Na hora de escolher preste atenção ao uso, será mais fácil encontrar uma forma adequada. Isso significa que você pode usar os dois formatos ao mesmo tempo; sua escolha depende de como deseja que a foto fique. Você deve usar esses dois formatos regularmente para ajudá-lo a obter sempre belas fotos. Hoje, muitos fotógrafos profissionais usam esses dois formatos para capturar diferentes tipos de imagens, como comida, viagens, etc. Você só precisa combinar seu formato de acordo com suas necessidades, e você obterá bons resultados.

RAW: Edição para Uso Profissional

Se você deseja tirar algumas fotos profissionais, o formato RAW é uma boa escolha. Ao usar o formato JPEG, o sombreamento não fica com muita qualidade. O formato de imagem RAW aumenta o potencial de recuperação e permite adicionar sombras. Isso é mais útil ao fotografar paisagens. Isso ocorre porque você precisa capturar pequenos detalhes, até mesmo nuvens. Ao trabalhar com o arquivo, você só precisa dimensioná-lo totalmente para que cores e detalhes apareçam nas sombras. Ao editar imagens subexpostas com programa de edição, os arquivos RAW tendem a lidar com mudanças de exposição melhor do que os arquivos JPEG.

uma imagem de longa exposição fortemente subexposta

imagem totalmente recuperada em formato de imagem raw

JPEG

Você pode usar JPEGs para várias finalidades, incluindo:

Compartilhamento Online: Você pode usar o formato JPEG para tirar fotos que deseja carregar em um site ou compartilhar em plataformas de mídia social. Algumas dessas plataformas incluem Instagram, Twitter, Facebook, Reddit, etc.

Impressão: JPEG também é uma boa opção se você deseja imprimir cartões, pôsteres e muitas outras fotos de alta resolução.

E-mails: Quando você pretende enviar imagens por e-mail, as fotos em formato JPEG são a melhor opção de uso. Também é preferível porque é rápido e fácil, mesmo com uma velocidade lenta de internet.

Transferência: Em cenários em que você precisa copiar, baixar ou transferir imagens, as imagens JPEG são muito mais rápidas do que os arquivos RAW devido ao menor tamanho do arquivo.

Armazenando Maior Número de Fotos: Devido ao recurso de compactação do formato JPEG, ele vem com um tamanho de arquivo pequeno. Este recurso permite que você armazene mais fotos em seu PC, dispositivos móveis, cartões SD e outros espaços de armazenamento.


Parte 3: Dicas para Fotógrafos

Abaixo estão algumas dicas vitais que o ajudarão a se tornar um melhor atirador de fotos e a criar imagens excelentes em todos os momentos.

Dica 1: Escolha um Formato de Imagem com Flexibilidade

É importante saber quando usar cada formato de imagem ao tirar fotos. Você precisa aprender e dominar as regras da fotografia. Você precisará dominar muitas configurações da câmera, e a única maneira de fazer isso é praticando. Além disso, saiba quando você precisa fotografar no formato RAW e exportar no formato JPEG. Se você planeja editar fotos no futuro, é melhor fotografar no formato RAW. Você também pode gravar RAW para facilitar a impressão e aprender como converter para o formato JPEG para impressão, transmissão, download e upload em uma plataforma online. Desta forma, você pode manter o formato RAW para uso posterior.

Dica 2: Prepare Espaço de Armazenamento Suficiente

Ao tirar fotos profissionais, a melhor escolha é o formato de imagem RAW. Este formato captura arquivos detalhados e ajuda a reter imagens de alta qualidade. São descompactados e tendem a ocupar mais espaço do que JPEG. Para evitar problemas ao fotografar, você precisa garantir que as fotos tenham espaço de armazenamento suficiente. É melhor comprar um disco rígido externo para armazenar suas fotos. Você também pode comprar cartões de memória adicionais para levar com você ao fotografar.

Dica 3: Conserte Fotos Corrompidas ou Danificadas

Se você deseja editar a imagem sem afetar a qualidade, a escolha correta é o formato RAW. No entanto, perder fotos RAW pode ser doloroso. Isso ocorre porque muitos programas de reparo não suportam esse formato de câmera, que é diferente do formato JPEG. Como fotógrafo, você precisa aprender a consertar fotos danificadas ou corrompidas. Uma ferramenta avançada de reparo que você sempre pode recorrer para suas necessidades de reparo é o Wondershare Repairit Photo Repair Tool. É adequado para arquivos RAW de diferentes marcas de câmeras e o ajudará a reparar arquivos danificados, corrompidos, inacessíveis ou distorcidos. Também suporta o formato de imagem JPEG de qualquer tipo de câmera, garantindo que você nunca mais perderá nenhuma foto. Aqui está o botão para baixar.

poderoso programa de reparo de fotos

Bônus:

Clique aqui para obter mais informações sobre o reparo de fotos:


Conclusão:

Por fim, não existe formato melhor do que outro. O formato RAW fornece imagens não compactadas e, portanto, oferece excelente qualidade de imagem, enquanto JPEG é melhor para fotos fáceis e rápidas. Tudo o que você precisa fazer com eles é escolher o formato que melhor se adapta às suas necessidades.

A melhor parte de tudo isso é que você nunca mais perderá uma foto com a ferramenta Stellar Photo Repair Tool ao seu alcance. Todas as suas imagens danificadas ou corrompidas podem ser recuperadas em poucos minutos, seja no formato de imagem RAW ou JPEG. Então, clique aqui para experimentar agora mesmo!

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de fotos > RAW vs. JPEG-Qual Formato de Imagem é o Certo para Você e Por Quê?