13/07/2019 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
No mundo dos computadores, dividir um disco rígido em várias regiões é uma prática muito usada. Através dessa divisão, o sistema operacional de um computador é capaz de gerenciar separadamente os dados armazenados em cada uma dessas regiões. Essa prática é comumente referida como particionamento de disco. Este é geralmente o passo inicial para preparar um disco recém-fabricado antes da criação de outros arquivos ou diretórios.
O particionamento do disco rígido permite que um usuário instale diversos sistemas operacionais em um único computador sem ter que se preocupar em ter seu espaço em disco cheio. No entanto, essa prática pode impedir que o usuário use todo o espaço em disco porque este espaço está divido em várias partes com capacidades de armazenamento limitadas.
Há vários passos que você, como usuário, precisa seguir cuidadosamente ao criar uma partição de inicialização para o seu computador. Os passos variam de acordo com o sistema operacional atualmente instalado em seu computador pessoal.
Uma partição de inicialização (boot) é considerada como uma partição primária e também conhecida como volume de inicialização. É uma região em um computador que abriga o gerenciador de inicialização, que é um software importante pois é o principal responsável pela inicialização do sistema operacional. Também contém todos os arquivos do sistema operacional.
A partição de inicialização normalmente existe com uma partição do sistema, já que ambas instruem o computador sobre onde procurar e quais arquivos devem ser carregados quando um usuário liga seu computador. Se o usuário tiver apenas um sistema operacional instalado em seu PC, a partição de inicialização e de sistema poderá ser a mesma região. No entanto, se tiver diversos sistemas operacionais, é necessário estar familiarizado com o conceito para diferenciar qual é a partição de inicialização e qual é a partição do sistema.
Uma partição de inicialização permite que um usuário instale diversos sistemas operacionais em seu computador sem que nenhum deles afete o uso e a funcionalidade do outro. Simplificando, os sistemas operacionais instalados são independentes uns dos outros. É de exclusivo julgamento do usuário decidir qual sistema operacional ele deseja usar e carregar. Por exemplo, ele pode ter os sistemas operacionais Windows Vista e Windows 8 instalados em seu computador. Se desejar usar o Windows Vista, o usuário pode apenas inicializar seu computador no modo Windows Vista e o computador exibirá o Windows Vista. A mesma ideia se aplica se estiver inicializando o sistema operacional Windows 8.
Como uma nota geral, o usuário precisará instalar a versão mais antiga do sistema operacional antes de instalar outra. No caso mencionado acima, deve-se primeiro instalar o Windows Vista (se ainda não estiver instalado em seu computador) e criar uma nova partição para então instalar o Windows 8. Instalar o Windows 8 antes de instalar o Windows Vista não é aconselhável.
Nos anos anteriores, a maioria dos administradores de sistema tinha como prática criar uma partição de inicialização separada para cada computador. No entanto, nos anos mais recentes, isso já não é mais necessário, desde que o usuário não esteja lidando ou usando uma criptografia como BitLocker Drive, software RAID ou LVM.
A criação de uma partição de inicialização pode ocasionar perda de dados do disco rígido. As operações erradas poderão danificar ou formatar o disco rígido, tornando os dados inacessíveis. Além disso, muitos usuários inexperientes se esquecem de realizar o backup dos arquivos. Nestas circunstâncias, você precisará de uma poderosa ferramenta de recuperação de disco rígido para restaurar os seus dados perdidos.
O software de recuperação de dados Recoverit também opera como um software de recuperação de dados de partição. Existem apenas três passos para recuperar todos esses dados: varredura, pré-visualização e restauração. Esses três passos podem ser realizados facilmente, pois o sistema também irá te orientar. Por exemplo, procurar pelos arquivos perdidos pode ser feito respondendo às perguntas de segurança feitas aos usuários. Isso é usado para localizar todos os que foram acidentalmente excluídos, corrompidos ou ocultados por vírus enquanto estão no disco rígido, incluindo os dados que foram excluídos por uma formatação acidental.
Luís Santos
chief Editor