Ainda que os dados tenham se mostrado valiosos, as empresas enfrentam muitos desafios em relação a eles. Algumas delas não têm o pessoal de TI necessário. Existem também problemas de acesso e de armazenamento. Com os sistemas NAS, a maioria desses problemas desapareceu.
O que é NAS e como ele ajuda nessas questões? Hoje você obterá todas as informações essenciais sobre NAS e entenderá se essas soluções são a escolha certa para você.
Neste artigo, você vai aprender:
Parte 1. O que é armazenamento NAS?
NAS é a abreviação para Network-Attached Storage, representando dispositivos de armazenamento conectados a uma rede que fornece acesso a arquivos para outros computadores. Os sistemas NAS são centralizados e somente redes autorizadas podem acessar os arquivos neste armazenamento.
Os dispositivos NAS são escaláveis e flexíveis. Uma empresa deve adicionar mais dispositivos à sua rede de armazenamento se precisar de mais armazenamento.
O que é armazenamento NAS em termos simples? É uma nuvem privada com armazenamento físico. O NAS oferece todos os benefícios das nuvens públicas, mas com custos mais baixos e mais controle.
O NAS foi criado durante os anos 80 e evoluiu de servidores de arquivos para clientes de rede. Para os dispositivos NAS permitirem operações, eles vêm com software e hardware integrados controlados por um sistema operacional.
Parte 2. Como funciona o NAS?
Muitas pessoas não entendem do que o armazenamento NAS é capaz porque não entendem a arquitetura. Esses dispositivos possuem diversos componentes em suas arquiteturas que permitem armazenar e recuperar dados rapidamente.
Sistemas operacionais
Os dispositivos NAS devem ter um sistema operacional integrado para lidar com todas as tarefas para as quais foram projetados. Os sistemas operacionais também ajudam a executar aplicativos como CRMs, ERPs, ferramentas de produtividade, servidores web, ferramentas de desenvolvimento de software, aplicativos de compartilhamento de arquivos, etc.
Dispositivos de computador
Todos os dispositivos NAS possuem uma CPU (Unidade Central de Processamento), que oferece inteligência de computação para gerenciar usuários, executar aplicativos e ler, gravar, gerenciar e processar arquivos.
Recursos de rede
A palavra “network” está no nome por um motivo: Ela permite que sistemas NAS se conectem a computadores. Alguns deles ainda têm portas USB para permitir recursos alternativos de transferência de dados.
Unidades de armazenamento
Como a função principal dos dispositivos NAS é armazenar arquivos, eles devem ter unidades de armazenamento. Na maioria dos casos, os discos rígidos oferecem mais espaço e velocidade de armazenamento.
Uso do NAS
Quais são os casos de uso do armazenamento conectado à rede? Em geral, os sistemas NAS armazenam dados não estruturados. Esses dados podem ser e-mails, imagens, backups, arquivos, vídeos, etc. O armazenamento conectado à rede é muito conveniente para ambientes de computação de alto desempenho.
Os principais casos de uso de dispositivos NAS incluem edição de dados de vídeo, armazenamento de vídeo em agências governamentais, análise de dados no setor financeiro, manutenção de registros, etc.
O uso de NAS também é comum na indústria de entretenimento e mídia, pois eles geram constantemente novos dados não estruturados. Aqui estão todos os principais casos de uso do armazenamento NAS:
● Protegendo as instalações
As câmeras IP são acessíveis, mas muitas vezes inseguras. Usando um bom aplicativo e NAS, você pode centralizar os feeds em um único painel de controle, ver gravações, gerenciar e receber alertas ao vivo de atividades suspeitas.
● Armazenamento de fotos e vídeos
Muitos fotógrafos e cinegrafistas tiram centenas de fotos diariamente. Em vez de usar serviços como o Flicker, esses profissionais podem configurar seu armazenamento NAS de forma centralizada para armazenar materiais e transmiti-los em vários dispositivos sem limitações de qualidade ou armazenamento.
● Criação de um site
A maioria das plataformas de aplicativos NAS oferece Drupal, Joomla e WordPress, e esses CMSs podem ser instalados e usados em sistemas NAS. Isso permite que os desenvolvedores adicionem conteúdo, testem sites e experimentem modelos diferentes antes de migrar seus sites para uma plataforma hospedada.
● Criação de sistemas em nuvem
A maioria das marcas de NAS oferece suporte a serviços como Google Drive, OneDrive e Dropbox, o que significa que os usuários podem fazer download e upload de arquivos por meio de navegadores e sincronizar arquivos usando um cliente dedicado. O armazenamento NAS permite que os usuários executem seu armazenamento em nuvem pessoal com melhor controle de acesso.
● Implantação de suítes de escritório
As suítes de escritório oferecem vários benefícios, mas também existe o risco de ficar preso ao ecossistema de um fornecedor e os altos custos contínuos. Alguns fornecedores de NAS oferecem processos de escritório colaborativos que funcionam diretamente a partir de dispositivos NAS com controle absoluto.
● Configuração de servidores de e-mail
Se você precisa executar um e-mail comercial ou pessoal, os dispositivos NAS permitem que você faça isso por meio de vários aplicativos com a capacidade de verificar mensagens de um navegador.
● Gerenciamento e download de torrents
Muitos usuários dependem de dispositivos NAS para gerenciar torrents por meio de um cliente de compartilhamento de arquivos. O NAS gerencia todos os uploads e downloads enquanto o PC está livre desses compromissos. Em outras palavras, o NAS pode trabalhar em segundo plano em tarefas de torrent enquanto você faz outra coisa.
● Desenvolvimento e teste
Os desenvolvedores de servidores e da Web usam ambientes NAS para aplicativos do lado do servidor, pois há muitas APIs disponíveis. Os usuários podem instalar aplicativos para gerenciamento de projetos ou rastreamento de versão.
Tipos de NAS
Os dispositivos NAS podem ser diferentes em relação ao espaço de armazenamento, velocidade, quantos dispositivos podem usá-los e outros recursos. Existem três tipos de NAS, e todos eles são diferentes.
1. Sistemas NAS do consumidor
Esses dispositivos são projetados para “indivíduos comuns” e oferecem conectividade para cerca de 20 pessoas com 20 TB de armazenamento. As pessoas geralmente usam esses dispositivos para streaming, compartilhamento de arquivos e backups. Na maioria dos casos, eles não oferecem backups em nuvem ou oferecem suporte a clustering ou RAID.
2. Sistemas NAS de médio porte
Empresas de pequeno e médio porte usam dispositivos NAS de médio porte, que oferecem armazenamento de 20 a 64 TBs. Eles os usam para compartilhamento, streaming, backups, edição de hospedagem, registro de dados, gravação de vídeo, contabilidade e sistemas de e-mail.
Ao contrário do NAS de nível de consumidor, eles oferecem recursos de virtualização e RAID com backups em nuvem, mas geralmente não possuem recursos de clustering.
3. Sistemas NAS empresariais
Mais de 1.000 clientes podem usar sistemas NAS corporativos, que oferecem petabytes de espaço de armazenamento. Eles têm recursos de virtualização e RAID com clustering. O NAS empresarial fornece acesso remoto a dados, possui backups em nuvem excepcionais e você pode usá-lo para todas as operações.
Tipos de NAS |
Número de usuários |
Capacidade de armazenamento |
Suporte a RAID |
Clustering |
Backups |
Usos comuns |
NAS para consumidores | Até 20 usuários | Até 20 TB | / | / | / | Streaming, compartilhamento e backup |
NAS de médio porte | De 20 a 1.000 | De 20 a 64 TB | RAID e virtualização | Raramente | Backups em nuvem | Registro de dados, edição, gravação de vídeo, contabilidade, sistemas de e-mail e gerenciamento de folha de pagamento |
NAS empresarial | Mais de 1.000 usuários | Petabytes | RAID e virtualização | Clustering disponível | Backups em nuvem | Igual ao de médio porte em nível empresarial |
Protocolos NAS
Os sistemas NAS usam software e hardware com protocolos para facilitar o compartilhamento de arquivos usando redes. Usando esses protocolos, qualquer computador com autorização pode acessar arquivos NAS, armazenar arquivos adicionais ou recuperar dados. Aqui estão os protocolos que permitem essas operações.
Protocolos de formatação
Os dispositivos dentro de uma única rede de computadores possuem diferentes sistemas operacionais; todos eles precisam acessar os arquivos NAS em seu formato original. É por isso que os sistemas NAS formatam os dados antes de enviá-los usando vários protocolos:
Protocolos de comunicação
As redes têm muitos protocolos de transferência de dados, mas a maioria usa TCP e IP. O TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) cria pacotes de dados e os envia pela rede, enquanto o IP (Protocolo de Internet) aponta o endereço para onde os dados são enviados.
Comparação entre NAS vs SAN vs DAS
A primeira diferença significativa entre esses três são os mecanismos de armazenamento que eles usam.
Os dispositivos NAS usam arquivos compartilhados, os dispositivos SAN (Storage Area Network) têm armazenamento em bloco e os dispositivos DAS (Direct-Attached Storage) têm armazenamento rígido. Devido a esses mecanismos, todos eles têm diferentes recursos de compartilhamento de armazenamento, escalabilidade e custos.
Ao mesmo tempo, cada sistema de armazenamento possui diferentes tecnologias de transmissão de dados:
- NAS: TCP/IP e Ethernet
- SAN: IP e Fibre Channel
- DAS: IDE/SCSI
Leitura adicional:
NAS vs SAN
NAS vs DAS
Parte 3. Por que você deve usar o NAS?
Acesso contínuo a vários dispositivos
Os sistemas NAS permitem que você colabore e compartilhe dados com vários dispositivos facilmente sem instalar ferramentas adicionais. É uma nuvem privada que você pode compartilhar com qualquer pessoa de acordo com suas necessidades. Ele coloca todos os dados em um local centralizado para que todos os usuários autorizados possam acessá-los a qualquer momento.
Acesso entre plataformas
A maioria dos dispositivos NAS permite acesso usando os sistemas operacionais mais populares, incluindo Windows, Linux e macOS. Todos os arquivos são formatados de acordo com o sistema operacional antes de serem enviados com um protocolo de formatação.
Backups de dados
Qualquer empresa ou indivíduo sério entende a importância de backups regulares de dados. Você nunca sabe quando seu computador ou disco rígido pode travar. Os dispositivos NAS permitem que você configure backups para garantir que seus dados estejam disponíveis em qualquer cenário.
Confiabilidade
Ter armazenamento de dados isolado é muito mais seguro, pois queda de energia, derramar uma bebida em seu notebook ou travar o PC não pode comprometer seus dados. Ao mesmo tempo, essas soluções de armazenamento oferecem recursos de segurança robustos.
Fácil de configurar
A maioria das unidades NAS modernas são soluções prontas para uso que exigem que você ligue o dispositivo e execute um assistente de instalação para configurar seu armazenamento externo.
Parte 4. Por que você deve evitar usar NAS?
É caro
Mesmo que o NAS não envolva custos de manutenção e configuração, dependendo de suas necessidades, esses dispositivos podem ter um custo alto. Isso é especialmente verdadeiro para soluções corporativas que oferecem grande capacidade de armazenamento e funcionalidade. Alguns dos melhores sistemas NAS de consumo custam cerca de US$ 250, enquanto as soluções corporativas podem chegar a US$ 5.000.
Backup local ruim
O armazenamento NAS pode fazer backup de todos os seus discos rígidos, mas não é possível fazer backup dos dados que você armazenou neste dispositivo. Em outras palavras, é também uma responsabilidade mesmo que as chances de perda destes dados sejam menores.
No entanto, você pode superar esse problema usando a estratégia de backup 3-2-1, na qual você pode guardar 1 cópia de seus dados fora do local, armazenar dados em dois tipos diferentes de mídia e ter três cópias no total.
Nesse caso, você pode manter os dados originais no NAS enquanto mantém as cópias no seu computador e na nuvem pública. Você usará o armazenamento NAS e a nuvem pública como duas mídias diferentes enquanto tiver um dispositivo NAS como armazenamento externo.
Não é a opção mais rápida
O NAS geralmente oferece maior latência e menor taxa de transferência devido à sua camada de sistema de arquivos. Ainda assim, uma empresa pode compensar essa perda de desempenho usando redes de alta velocidade.
Difícil recuperar arquivos do Linux
A maioria dos NAS usa sistemas operacionais baseados em Linux por causa de seus recursos de segurança. No entanto, recuperar arquivos Linux do armazenamento local pode ser um desafio. Felizmente, existem ferramentas de recuperação de arquivos do Linux que você pode executar no Windows e no Mac para recuperar arquivos de sistemas Linux.
Parte 5. Como escolher uma solução para NAS
Antes de comprar um NAS, você deve considerar vários fatores para obter a solução certa para suas necessidades de negócios. Nem todas essas soluções de armazenamento são adequadas para todos, e o primeiro fator importante é a forma do dispositivo real.
Forma física
Os dispositivos NAS têm diferentes características físicas, incluindo tamanho e forma. Existem duas variações principais de armazenamento NAS: Torres e dispositivos de montagem em estantes. Os gabinetes de estantes são melhores para aplicações corporativas, pois podem ser facilmente expandidos, enquanto as variações de torre são melhores para necessidades menores.
Capacidade de armazenamento
Ao escolher uma unidade NAS, considere o número de unidades suportadas. O número de compartimentos de disco pode variar de um único slot a 16. Primeiro, verifique se o dispositivo suporta RAID – este é um indicador claro de que você pode usar várias unidades em um único armazenamento.
As unidades com quatro compartimentos e superior suportam RAID 6 e RAID 10, enquanto as unidades com duas unidades oferecem imagens espelhadas da unidade original. As unidades NAS com pelo menos três unidades oferecem melhor redundância e capacidade, enquanto as unidades de quatro unidades requerem mais espaço de redundância, mas têm melhor capacidade.
Recursos de segurança
Muitos dispositivos NAS são usados para permitir o acesso remoto a vários usuários. É por isso que você deve garantir que pessoas sem autorização não acessem seus dados. Procure unidades com recursos avançados de criptografia, como criptografia AES de 256 bits.
Referências de desempenho
As soluções NAS são projetadas para acesso a arquivos e armazenamento de dados. Isso significa que eles precisam de processadores poderosos para fazer o trabalho corretamente. A velocidade é o fator mais importante quando várias pessoas se conectam à mesma rede.
A CPU é a primeira consideração e a potência necessária depende de suas necessidades. Você precisa de cerca de 2 GHz de potência com dois threads se tiver uma configuração doméstica simples. Por outro lado, necessidades mais complexas e acesso de vários usuários requerem pelo menos 4 GHz de potência com 4 threads.
Ao mesmo tempo, considere o desempenho de cada thread. No que diz respeito à RAM, há um princípio básico que funciona para todos. Para cada TB de armazenamento, você deve ter pelo menos 1 GB de RAM.
Principais fornecedores de NAS
O mercado NAS está crescendo, com novos fornecedores surgindo constantemente. Os usuários ficarão felizes em saber que terão mais opções no futuro devido a toda esta concorrência. As estimativas mostram que o crescimento de 2022 a 2028 será de um CAGR de 12,1%.
Como em qualquer outro setor, algumas marcas ou fornecedores se destacam dos demais em termos de qualidade. De acordo com o TrustRadius, você vai querer obter um sistema NAS de um destes fornecedores:
- Synology
- QNAP
- TerraMaster
- Asustor
- ioSafe
Conclusão:
Se você precisar acessar seus dados de vários dispositivos, use o NAS. É uma excelente opção de armazenamento centralizado para indivíduos e organizações com excelentes recursos em geral.
No entanto, se você estiver procurando por backup de longo prazo, provavelmente é melhor optar por serviços em nuvem que podem oferecer os serviços certos por uma fração do preço.
Para Windows XP/Vista/7/8/10/11
Para macOS X 10.10 - macOS 13