21/12/2019 • Arquivado para: Recuperação de arquivos • Soluções comprovadas
Todos sabem o quão importante são as ferramentas de recuperação de dados, especialmente quando se lida com informações privadas suas ou de outros usuários trabalhando em ambientes profissionais.
Mas…
É seguro desenvolver ferramentas tão eficientes para recuperação de dados?
Considere o seguinte:
Você está trabalhando para um banco de renome e é responsável por gerenciar servidores e PCs que contêm informações confidenciais de login dos clientes. Todas as informações estão armazenadas no disco rígido dos computadores e é de sua responsabilidade manter a segurança delas.
Depois de algum tempo, você decide atualizar um dos PCs e obter uma unidade de disco rígido com capacidade maior para acomodar mais dados recebidos pelo seu banco devido ao crescimento dos negócios. Com a unidade de disco rígido maior, você decide descartar a que está atualmente em uso. Obviamente, antes disso, é extremamente importante apagar todos os dados confidenciais.
Após apagar com sucesso as informações confidenciais da unidade de disco rígido e descartá-la apropriadamente, eis a questão: você tem certeza que os dados estão realmente inacessíveis e seguros após a exclusão? Como ter certeza que um técnico habilidoso não é capaz de ter acesso ao disco rígido e os dados excluídos? Será que é possível utilizar alguma ferramenta eficiente de recuperação de dados, como o software de recuperação de dados Recoverit, para recuperar as informações confidenciais excluídas da unidade de disco e explorar os dados para benefício próprio?
Considerando o cenário acima, é possível que ferramentas eficientes de recuperação de dados sejam utilizadas para fins maliciosos desde que você não tenha usado outra ferramenta eficiente para excluir os dados armazenados com segurança. Dessa forma, os arquivos devem ser removidos permanentemente para que não possam ser recuperados, mesmo usando uma ferramenta eficiente de recuperação de dados.
Se você não deseja que seus dados confidenciais sejam recuperados após a exclusão, é possível tomar algumas medidas para garantir que seus dados se tornem inutilizáveis e irrecuperáveis por qualquer meio. A melhor opção para fazer isso é:
1. Usar uma ferramenta eficiente para excluir e destruir os dados com segurança.
2. Gravar e regravar outros dados aleatórios várias vezes no dispositivo de armazenamento é uma forma eficiente de tornar os dados confidenciais completamente irrecuperáveis e inutilizáveis para sempre. Na maioria das vezes, as ferramentas de exclusão de dados fazem isso logo após a limpeza do armazenamento. De fato, é por causa dessa etapa final que seus dados se tornam irrecuperáveis.
Como discutido acima, a exclusão segura de dados do seu armazenamento é extremamente importante, especialmente quando você está lidando com informações confidenciais.
Abaixo estão as 5 melhores ferramentas que não apenas excluem dados do disco rígido ou de qualquer outro meio de armazenamento regravável, mas também tornam as informações apagadas irrecuperáveis:
Esta é uma das melhores e mais bem-classificadas ferramentas de destruição de dados do mundo. Seu arquivo .ISO pronto para uso pode ser baixado facilmente e tudo o que você precisa fazer depois é gravar o arquivo .ISO em uma mídia óptica em branco (CD ou DVD), inicializar o PC com a mídia e apagar permanentemente os dados confidenciais do seu armazenamento.
Os métodos que o Darik’s Boot And Nuke usa para a limpeza de dados são: DoD, RCMP TSSIT OPS-II, 5220-22M, Gutman, Write Zero e Random Data.
O HDShredder possui duas variantes que permitem usar a ferramenta no Windows e externamente. Você pode usar a primeira variante quando desejar limpar permanentemente os dados de qualquer armazenamento que não seja a unidade do sistema (onde o Windows está instalado), enquanto a última variante deve ser usada para limpar a unidade que possui o Windows. A versão paga deste programa oferece recursos ainda mais promissores.
Os métodos que o HDShredder Free Edition usa para a limpeza de dados são: Write Zero (regrava até 7 vezes).
O HDDErase requer uma mídia inicializável (USB/CD/DVD) para inicializar seu PC externamente e limpar toda a unidade de disco rígido, mesmo que tenha o sistema operacional instalado. Como o PC é inicializado externamente usando o programa HDDErase, nenhum arquivo do Windows está em uso. Isso permite que o HDDErase limpe todos os arquivos permanentemente do armazenamento.
Os métodos que o HDDErase usa para a limpeza de dados são: Secure Erase.
Esta é outra ferramenta de destruição de dados que requer uma mídia inicializável para ser executada, fornecendo ao programa acesso total e irrestrito ao seu disco rígido, incluindo a partição do sistema (C:). Com esse tipo de acesso, o PCDiskEraser pode limpar completamente seu disco rígido e excluir permanentemente seus dados.
Os métodos que o PCDiskEraser usa para a limpeza de dados são: DoD e 5220 22-M.
KillDisk é um programa multiplataforma que vem em duas variantes - instalável e inicializável. A ferramenta pode ser instalada nos sistemas operacionais Windows ou Linux para limpar os dados das unidades de disco rígido externas ou de outra mídia de armazenamento. Com a variante inicializável, o software é capaz de destruir os dados até mesmo do disco em que o sistema operacional principal está instalado.
Os métodos que o KillDisk usa para a limpeza de dados são: Write Zero.
Muitas ferramentas eficientes de destruição de dados são gratuitas e algumas delas estão listadas acima. Se você deseja usar qualquer ferramenta de exclusão de dados em um ambiente de produção, mantenha sempre seu software atualizado com as últimas correções e atualizações para aproveitar seu potencial ao máximo.
Se você perdeu dados no seu computador, não se preocupe! Você ainda tem a chance de recuperar os dados perdidos. Para recuperar arquivos do computador, sugerimos a seguinte ferramenta.
Luís Santos
chief Editor