Tal como qualquer outro serviço de e-mail, o MS Exchange também tem uma forma complexa de armazenar e inicializar os nossos dados. Infelizmente, há momentos em que os arquivos EDB associados (públicos ou privados) não são carregados corretamente no servidor. Isto pode levar a ocorrerem erros como o 1019 JET_errPageNotInitialized no seu sistema. Não se preocupe - neste artigo, eu falarei mais acerca deste problema e como você pode corrigir o erro 1019 num Servidor Exchange de diferentes maneiras.
Parte 1: O que se Deve Saber Acerca do Erro 1019 do Exchange JET_errPageNotInitialized
Antes de corrigirmos o erro 1019 num Servidor Exchange 2010/2013/2016/2019, vamos lá falar acerca dalgumas noções básicas. Você já deve saber que um Servidor Exchange é composto de uma árvore B na qual a entidade raiz aponta para páginas subsequentes (e assim por diante).
Agora, quando carregamos um banco de dados Exchange, ele percorre o caminho para os respectivos dados EDB salvos na árvore B. No caso de haver um problema lógico ou físico com ela, ela pode não carrega nenhum componente essencial. Isto pode levar à ocorrência do erro 1019 JET_errPageNotInitialized no seu servidor Exchange.
Parte 2: Possíveis Motivos para Ocorrer o Erro 1019 no Exchange
Idealmente, o erro 1019 JET_errPageNotInitialized em arquivos EDB ou no servidor inteiro pode ocorrer devido aos seguintes motivos:
Problema Físico
O mais provável é que o erro ocorra se houver um erro físico com o servidor Exchange (problemas de nível de página devido ao hardware ou ao sistema operacional).
Problemas Lógicos
Se o arquivo EDB não for capaz de iniciar, então, pode ser devido a um app defeituoso ou o banco de dados pode até mesmo estar corrompido. A ligação entre as entidades da árvore B também pode estar quebrada ou indisponível.
Outros Motivos
Além disso, se o seu servidor está num estado de travamento, então, ele pode não ser inicializado corretamente. Isto também pode acontecer devido a falhas de integridade ou erros de dependência.
Parte 3: Como Você Pode Consertar o Erro 1019 no Servidor Exchange?
Agora quando você souber que este problema pode ser causado devido a inúmeros motivos, vamos lá aprender como você pode corrigir o erro 1019 num Servidor Exchange 2010/2013/2016/2019, aplicando os seguintes métodos.
Solução 1: Restaurar o Banco de Dados Exchange
Como listei acima, um dos principais motivos para obter o erro 1019 JET_errPageNotInitialized está relacionado com um banco de dados inacessível. Para resolver isso, você pode tentar restaurar o seu banco de dados a partir dum backup on-line e montá-lo novamente.
Você pode usar qualquer ferramenta de recuperação fiável que possa ajudar a restaurar um backup on-line existente. Mais tarde, você pode ir ao painel de administração do seu banco de dados Exchange e clicar no ícone de três pontos. A partir daqui. Você pode clicar no botão "Montar" para reiniciar o seu banco de dados e consertar estes problemas.
Solução 2: Efetuar a Reparação Leve/Total com um Utilitário Exchange
Você também pode contar com a assistência do Exchange Server Database Utility (o comando ESEUTIL) para corrigir inúmeros problemas com o seu banco de dados. Há diferentes parâmetros que você pode entrar com o comando para realizar uma reparação leve/total e até mesmo verificar qualquer erro de inconsistência no seu sistema. Para corrigir o erro 1019 num Servidor Exchange com o comando ESEUTIL, você pode seguir estes passos:
Passo 1: Abrir o Prompt de Comando e Carregar a Ferramenta Utilitária
No início, você pode simplesmente abrir o Executar e inserir o comando "Cmd" para carregar o Prompt de Comando no seu sistema.
Uma vez lançado o prompt de comando, você pode inserir o comando "ESEUTIL.exe" para carregar a ferramenta utilitária.
Passo 2: Efetuar uma Verificação de Consistência no Servidor
Ótimo! Agora, você pode inserir os seguintes comandos que o ajudarão a verificar o problema com o seu banco de dados.
eseutil /mh <database_location_and_name>| find /i “consistent”
eseutil /mh < database_location_and_name > | find /i “Shutdown”
Posteriormente, você também pode inserir somente o comando "Eseutil/mh" (seguido da localização e nome do arquivo EDB) para corrigir qualquer problema de consistência com o seu banco de dados.
Passo 3: Efetuar uma Reparação Leve ou Total
Caso o seu servidor Exchange tenha sido submetido a um desligamento forçado ou haja um erro de consistência, então, você também o pode corrigir com o comando ESEUTIL.
Para fazer isso, você pode inserir o comando "Eseutil/r" ou o comando "Eseutil/p" posteriormente para realizar uma reparação leve ou completo no seu banco de dados. Observe que estes dois comandos devem ser seguidos pela localização e nome do arquivo Exchange que está corrompido.
Solução 3: Executar um Teste de Integridade no seu Servidor
Muitos erros lógicos que resultam na ocorrência do 1019 JET_errPageNotInitialized estão associados com a falta de consistência ou integridade. Para resolver isto, basta lançar o Prompt de Comando e receber a ajuda do comando ISINTEG com a seguinte sintaxe:
ISINTEG –s <servername> –fix –tests alltests
Isto realizará uma verificação completa de integridade no seu servidor Exchange e tentará resolver qualquer problema indesejado.
Solução 4: Usar a Ferramenta Dedicada do Exchange
Se houver um problema mais grave com os seus arquivos EDB, então, você pode considerar o uso do Stellar Repair for Exchange. É um app profissional faça você mesmo que consegue corrigir todos os tipos de problemas lógicos com o seu Servidor Exchange. Enquanto repara os seus arquivos EDB, ele reterá todos os tipos de dados como as suas caixas postais, contatos, mensagens, anexos e assim por diante.
A ferramenta apresenta dois modos de reparação dedicados e também permite que você visualize os resultados dos dados de Exchange reparados. Para saber como você pode consertar o erro 1019 num Servidor Exchange 2010/2013/2016/2019, você pode seguir estas instruções.
Passo 1: Carregar o Arquivo EDB a Reparar
Você pode começar instalando e lançando o Stellar Repair for Exchange no seu sistema. Agora, vá à opção de selecionar um arquivo EDB para obter a seguinte janela pop-up.
Clique no botão “Browse” (Procurar) para localizar e carregar qualquer arquivo EDB que tenha sido corrompido. Uma vez carregado o arquivo, você pode ver os seus dados no Stellar Repair for Exchange.
Passo 2: Reparar o seu Arquivo EDB e Ver o Resultado
Agora, para iniciar o processo, você pode selecionar um modo relevante para reparar os seus dados de intercâmbio (Quick-Rápido ou Advanced-Avançado). Se houver um pequeno problema com os seus arquivos EDB, então é recomendada uma reparação rápida, caso contrário, pode ser implementada uma reparação avançada.
Após completar o processo de reparação, o app avisará. Agora você pode visualizar os resultados do processo de reparação na interface nativa, visitando diferentes pastas da barra lateral.
Passo 3: Salvar o Arquivo EDB Reparado
Assim que estiver contente com os resultados da reparação, você pode clicar no botão "Salvar" no topo da tela. Isto permitirá selecionar um formato preferido (como EDB, PST, EML, etc.) e um local da sua escolha onde você deseja salvar os seus dados reparados.
Seguindo este guia, você pode facilmente aprender como você pode corrigir o erro 1019 num Servidor Exchange 2010/2013/2016/2019. Como você pode ver, o erro 1019 JET_errPageNotInitialized pode ocorrer devido a inúmeros problemas físicos ou lógicos. Portanto, encontrei diferentes soluções nativas e de terceiros para o corrigir. Caso o comando inbuilt Exchange Utility não consiga consertar o problema, então, usar uma ferramenta dedicada como Stellar Repair for Exchange seria a solução preferida.