Você está tentando acessar a algo dum banco de dados Exchange, mas ao invés disso, está obtendo o erro 1022 JET_errDiskIO? Bem, você pode não saber, mas este é um erro físico comum que está associado ao MS Exchange. Após obter o erro do servidor 1022, mesmo os administradores não são capazes de realizar operações de leitura/escrita no banco de dados. Mas não se preocupe - neste artigo, mostrarei como você pode corrigir o erro 1022 num banco de dados do Exchange de diferentes maneiras.
Parte 1: O Que Significa o Erro 1022 do Exchange JET_errDiskIO?
Enquanto trabalha no seu banco de dados Exchange, você pode receber a mensagem de erro 1022 JET_errDiskIO que pode interromper ou indeferir o seu pedido. Idealmente, o erro geralmente ocorre quando o Exchange não consegue acessar os arquivos EDB salvos no servidor.
Como você sabe, todos os dados num servidor Exchange são armazenados sob a forma de arquivos EDB que são baseados numa árvore B. Agora, se houver um problema com o hardware do sistema, a sua conexão for perdida, ou qualquer outro incidente que tenha interrompido as tentativas de leitura/gravação, então ele pode levar ao erro 1022 no Exchange.
Parte 2: Quais São as Causas do Erro 1022 do Exchange JET_errDiskIO?
Na maior parte dos casos, o erro 1022 JET_errDiskIO pode acontecer por um dos motivos a seguir:
-
Falha de Hardware
É possível que haja um problema relacionado ao hardware no banco de dados, causando este erro de inacessibilidade. Por exemplo, o hardware pode estar danificado, ou você também pode ter conexões soltas no sistema.
-
Log Inadequado
Os bancos de dados do Exchange são baseados num log de transações para monitorar todas as operações de leitura/escrita. Portanto, se o log de transações foi corrompido, então, pode acontecer o 1022 JET_errDiskIO.
-
Banco de Dados Corrompido
É desnecessário dizer que, se algum arquivo EDB foi corrompido, então, você pode achar difícil acessar o conteúdo no seu sistema.
-
Outros Problemas
Além disso, o erro 1022 JET_errDISKIO também pode acontecer devido a qualquer problema de terceiros, falha de dispositivo, tempo de ação, dados ausentes, programação inadequada de tarefas, e assim por diante.
Parte 3: Como Vcê Pode Consertar o Erro 1022 num Servidor Exchange 2010/2013/2016/2019?
Se você deseja corrigir o erro 1022 num servidor Exchange 2010/2013/2016/2019, então, você pode experimentar qualquer uma destas soluções recomendadas por especialistas.
Solução 1: Restaurar Arquivos EDB a partir dum Backup e Montar o seu Banco de Dados
A forma mais fácil de corrigir o erro 1022 num servidor Exchange seria extrair os seus arquivos existentes dum backup. Para fazer isso, você pode usar o recurso incluído de Backup e Restauração do Exchange ou experimentar um outro app de terceiros. É um simples processo que você pode seguir para restaurar dados de qualquer fonte de backup on-line ou conectado.
Uma vez restaurado o conteúdo de backup do seu servidor Exchange, você poderá ter de o montar novamente. Para isso, basta ir até o painel de administração do Exchange, selecionar o seu banco de dados e clicar no ícone de três pontos do topo. A partir daqui, você pode simplesmente clicar no botão "Montar" e esperar que o Exchange prepare uma nova cópia do seu banco de dados.
Solução 2: Usar o Utilitário Incluído no MS Exchange
Para nos ajudar a corrigir o erro 1022 num servidor Exchange (e outros problemas relacionadas), a Microsoft criou o Exchange Server Database Utility (o comando ESEUTIL). Portanto, se você tem os direitos de administração do sistema, então, você pode simplesmente carregar o utilitário de comando e tentar corrigir inúmeros problemas com os seus arquivos EDB da seguinte maneira:
Passo 1: Carregar o Prompt de Comando e o Utilitário do Exchange
Primeiro, vá simplesmente ao menu Iniciar, abra o prompt Run, e insira o comando “Cmd” para iniciar o Prompt de Comando.
Depois disso, você pode simplesmente digitar o comando "Eseutil.exe" para carregar todas as utilidades vitais do MS Exchange.
Passo 2: Reparar o seu Banco de Dados do Exchange
Ótimo! Agora, tudo que você precisa fazer é inserir o comando "Eseutil/r" para corrigir o erro 1022 num servidor Exchange. Ele realizará uma reparação leve e tentará corrigir problemas menores com os seus arquivos EDB.
Se isso não funcionar, então você pode usar o comando "Eseutil/p" para efetuar uma reparação total do banco de dados. Observe que estes dois comandos são seguidos pela localização completa e pelo nome do arquivo EDB que você deseja reparar.
Passo 3: Efetuar um Teste de Fragmentação e Integridade
Finalmente, você precisa verificar se não há erros de integridade ou de fragmentação com os seus arquivos EDB. Para isso, você pode inserir o comando "Eseutil/d" seguido da localização e nome do arquivo EDB para resolver os erros lógicos a partir dele.
Você também pode inserir o seguinte comando que realizará uma verificação completa da integridade do banco de dados e garantirá que não haja problemas de confiabilidade.
ISINTEG –s <servername> –fix –tests alltests
Solução 3: Consertar os seus Arquivos EDB Corrompidos com o Stellar Repair for Exchange
Caso os seus arquivos do Exchange estejam corrompidos ou danificados, então você pode usar uma ferramenta profissional como o Stellar Repair for Exchange. O app de desktop dedicado consegue corrigir o erro 1022 num servidor Exchange 2010/2013/2016/2019 e também vários outros problemas. Ao fazer isso, ele garantirá que todos os dados existentes (como os seus e-mails, contatos, anexos, etc.) nos seus arquivos EDB sejam retidos.
Você também pode obter uma pré-visualização dos arquivos EDB reparados com antecedência na interface nativa do Stellar Repair for Exchange. O app oferece dois modos de reparação - Quick (Rápido) e Avançado (Advanced) que conseguem corrigir todo tipo de problema menor ou maior com os seus arquivos EDB da seguinte maneira.
Passo 1: Carregar o Arquivo EDB Corrompido no Stellar Repair for Exchange
Para corrigir o erro 1022 num servidor Exchange, basta iniciar o Stellar Repair for Exchange e clicar na opção para selecionar arquivos EDB. Como será aberta uma janela pop-up, você pode navegar manualmente pelos arquivos EDB corrompidos e carregá-los no app.
Passo 2: Reparar os seus Arquivos EDB e Ver o Resultado
Uma vez carregados os arquivos EDB, você pode verificar os seus dados e clicar no botão “Next” "(Seguinte) para iniciar o processo.
Inicialmente, o app permitirá selecionar um modo de reparação para arquivos EDB - Rápido ou Avançado. O modo rápido é recomendado para corrigir problemas menores com arquivos EDB corrompidos, enquanto o Modo Avançado consegue resolver todos os tipos de problemas críticos.
Após selecionar um modo de reparação, você pode simplesmente esperar que o processo seja concluído. No final, você pode visualizar os resultados e verificar os seus dados do Exchange classificados em diferentes categorias.
Passo 3: Exportar os Dados Reparados do Exchange
Agora você pode simplesmente clicar no botão "Salvar" da barra de ferramentas que apresenta opções para exportar os seus dados do Exchange em diferentes formatos como EDB, EML, PST, e assim por diante. Você pode selecionar qualquer formato preferido e escolher salvar os seus dados do Exchange em qualquer local seguro no seu sistema.
Como você pode ver, pode haver imensos motivos para a ocorrência do erro 1022 JET_errDiskIP num banco de dados Exchange. Na maior parte dos casos, é possível corrigir o erro 1022 num servidor Exchange simplesmente carregando os arquivos EDB a partir de um backup existente. Porém, se houver um problema mais grave, então você pode tentar o comando utilitário incluído no MS Exchange. Se você quiser corrigir o erro 1022 num servidor Exchange 2010/2013/2016/2019 de forma mais eficaz, então, você também usar o Stellar Repair for Exchange.