Recuperar arquivos excluídos usando o prompt de comando

Como recuperar arquivos excluídos usando o prompt de comando

Esta postagem inclui todo o prompt de comando para recuperação de dados. Aprenda a melhor maneira de recuperar arquivos usando o prompt de comando. Além disso, aprenda a usar a melhor ferramenta de recuperação em algumas etapas.

Wondershare Recoverit Authors

08/12/2020 • Arquivado para: Recuperação de arquivos • Soluções comprovadas

0

"Tenho dados importantes que preciso recuperar do disco rígido do meu computador. Existe alguma maneira simples de recuperar arquivos usando o cmd?"

O Windows Command-Line fornece uma maneira confiável de recuperar arquivos de quase todas as mídias de armazenamento, cartão de memória, unidade de disco flash, HDD, SSD, pen drive e qualquer outra mídia de armazenamento sem o uso de software em sua máquina.

A próxima pergunta que traz tudo em perspectiva é:

Como você recupera arquivos com o prompt de comando? E você pode usar o prompt de comando para recuperar todos os dados perdidos? As pessoas estão fazendo a mesma pergunta para a recuperação de dados do prompt de comando.

Para responder corretamente, vamos verificar se existe alguma linha de comando disponível para executar a recuperação.

O prompt de comando é um dos poderosos e aplicáveis utilitários integrados do Windows que permite que você assuma o controle total do seu computador podendo fazer o trabalho de recuperação de dados após qualquer perda — exclusão acidental, ataque de vírus, formatação de armazenamento não intencional e muitos mais cenários de perda de dados.


Parte 1: Por que é possível recuperar arquivos excluídos com o prompt de comando?

Com o Prompt de Comando, você pode solucionar muitos problemas relacionados ao Windows, incluindo a recuperação do disco rígido. É o utilitário mais poderoso do Windows integrado que ajuda os usuários a recuperar dados perdidos.

Além disso, este utilitário do Windows pode ajudá-lo a construir setores defeituosos na mídia de armazenamento e converter o sistema de arquivos RAW em NTFS. É por isso que, se você perder acidentalmente seus dados, poderá usar o cmd diretamente para recuperá-los.

Mas antes de prosseguirmos, vamos nos aprofundar um pouco mais na estrutura do arquivo para entender como o cmd recupera os dados.

Um arquivo consiste em duas partes:

  1. Um diretório, que inclui o nome do arquivo e a lista de blocos
  2. O bloco real que contém os dados.

Quando você exclui um arquivo, seu sistema remove apenas o diretório dos blocos reais e, se não sobrescrito ou modificado, o bloco ainda contém os dados.

Portanto, as entradas do diretório são marcadas como disponíveis e ocultas do sistema operacional.

Nesses casos, você pode recuperar rapidamente seus dados perdidos usando o prompt de comando.


Parte 2: Como você usa o CMD para recuperar dados perdidos ou excluídos

2.1 Recuperar arquivos de unidade externa usando CMD

Para recuperar arquivos usando cmd, de um drive externo, usaremos o comando attrib.

Este comando se aplica à recuperação de arquivos excluídos, perdidos, ocultos e até mesmo infectados por vírus.

Ele suporta dispositivos como unidade do Windows, HDD externo, USB, cartão SD e qualquer outra mídia de armazenamento externa.

Nota: Permaneça com cuidado ao seguir a linha de comando. Um pequeno erro de digitação pode resultar em problemas sérios.

Um guia passo a passo para recuperar arquivos de uma unidade externa usando CMD

Passo 1: Conecte sua mídia de armazenamento externa ao sistema.

Passo 2: Vá até o menu iniciar e digite "cmd" na barra de pesquisa e pressione a tecla Enter. Isso abrirá um painel à esquerda, mostrando o aplicativo de prompt de comando.

Passo 3: Clique com o botão direito do mouse no aplicativo Prompt de comando e selecione "abrir como administrador" para abrir as janelas do cmd.

Passo 4: Na linha de comando do CMD, digite o seguinte comando:

attrib -h -r -s /s /d drive letter:\*.*"

Por exemplo, atribua -h -r -s / s / d H: \ *. * Se a unidade que você deseja recuperar for H. Substitua H pela letra da unidade externa de sua mídia de armazenamento externa.

Método 2:

Passo 1: Pressione as teclas Windows + R simultaneamente e digite cmd na caixa de pesquisa.

Passo 2: Na linha de comando, digite chkdsk G/f, onde G é a letra do disco que você deseja recuperar.

Passo 3: Pressione Y até que a linha de comando comece novamente

Passo 4: Novamente, digite a letra da unidade, neste caso, G e pressione a tecla Enter. A linha de comando voltará ao início.

Passo 5: Digite o seguinte comando:

[G : \ >attrib –h –r –s /s /d *.*] (Replace G with your disk letter)

O comando recuperará todos os arquivos da unidade.

Aqui:

-r representa o atributo Somente leitura, o que significa que os arquivos são legíveis, mas não modificáveis.

-s designa o atributo "Sistema" dos arquivos múltiplos selecionados

-h significa atributos ocultos apenas para arquivos selecionados

/s indica para pesquisar um determinado caminho, incluindo subpastas

/d envolve a pasta do processo

Após a conclusão do processo de recuperação, você pode criar uma nova pasta na unidade externa com todos os arquivos recuperados.

Os arquivos podem vir no formato .chk. Altere a extensão do arquivo e escolha uma extensão preferida para cada arquivo.

2.2 Restaurar arquivos da lixeira usando CMD

Isso é aplicável na recuperação de arquivos excluídos e recuperação de arquivos da lixeira.

Se você excluir arquivos da lixeira, poderá optar por clicar com o botão direito do mouse nos arquivos da lixeira ou seguir as linhas de comando para restaurá-los ao local original antes de esvaziá-la.

Etapa 1: Vá até o menu Iniciar e digite cmd na barra de pesquisa. Então tecle “Enter”. Isso abre uma janela à esquerda da tela.

Etapa 2: Clique no aplicativo Prompt de comando na lista de programas para acessar sua linha de comando.

Etapa 3: Digite Start shell: recycle bin folder na linha de comando e aperte o botão Enter.

Etapa 4: Selecione os arquivos que deseja recuperar.


Parte 3: Como recuperar arquivos excluídos se o método pelo CMD falhar

A capacidade do prompt de comando de recuperar dados perdidos é limitada em grande medida, o que significa que você pode não conseguir recuperar todos os arquivos usando o CMD inteiramente.

Quando a linha de comando do CMD falha em restaurar seus dados, uma ferramenta de recuperação de dados pode ser a melhor alternativa.

Quer saber o único problema?

Existe um mundo de software de recuperação de dados. Escolher o correto pode ser difícil. Então, exploramos cada canto da web, executando o trabalho árduo para você -- incluindo a avaliação do recurso que o faz superar seus concorrentes no mundo da recuperação de dados, para oferecer a você uma das melhores ferramentas de recuperação de dados do mundo -- Recover It-- bem na sua frente. Aqui está o que a ferramenta tem a oferecer a você.

recuperação de dados apagados

Recoverit Data Recovery - O melhor software de recuperação de arquivos

  • Tecnologia Smart Scan: Emprega tecnologia exclusiva de smart scan que localiza e restaura arquivos rapidamente, mesmo aqueles que outro software de recuperação nunca poderia encontrar.
  • Tecnologia Deep Scan: Este modo utiliza a tecnologia de pesquisa RAW com recursos de máscara e pesquisa de arquivo estendida, que obtém informações detalhadas de um arquivo.
  • Função de visualização mais sólida: Utilize a função de visualização poderosa e extremamente otimizada que é ainda melhor do que antes.

Teste Grátis
Para Windows 11/10/8/7/Vista
Teste Grátis
Para macOS X 10.10 ou posterior
Download Seguro

Guia do usuário: Como usar o software de recuperação de dados Recoverit

Etapa 1: Escolha um local de recuperação

Selecione um local de destino para executar a recuperação de dados e recuperar arquivos usando o prompt de comando. Em seguida, clique no botão 'Iniciar'.

interface do recoverit

Etapa 2: Verifique o local que você selecionou.

Apertar o botão Iniciar começa o processo de varredura, que leva algum tempo dependendo do tamanho do arquivo.

operações durante a varredura

Etapa 3: Visualize e recupere os arquivos

Após a varredura, clique no botão Visualizar para confirmar o arquivo que deseja recuperar. Em seguida, clique no botão Recuperar para recuperar todos os seus dados perdidos.

salvar arquivos recuperados


Parte 4: Como evitar a perda permanente de dados

Ninguém sonha em passar pelo processo de recuperação de dados. Todos fariam o que fosse necessário para manter os dados seguros.

E é nisso que vamos nos concentrar. E algumas das medidas a seguir podem ser úteis.

 

 

No mundo dos dados, não há nada que possa substituir o backup para evitar a perda de dados e evitar a recuperação, a qual exige muito dinheiro. Backup significa que você está mantendo pelo menos uma cópia do arquivo original, de preferência não na mesma mídia de disco. E isso não é tudo, verifique seu backup com frequência. É uma surpresa ruim de se esperar até que ocorre um desastre e você descobre que seu backup está corrompido.

 

 

Ao trabalhar com o computador, você deve adotar práticas saudáveis que possam evitar grandes cenários de perda de dados e, no pior dos casos, aumentar as chances de recuperação bem-sucedida.

 

 

Alguns programas maliciosos e vírus podem infectar, excluir ou modificar seus dados secretamente, causando uma falha no computador e perda de dados ao mesmo tempo.

Para remediar isso, você precisa de um antivírus funcionando e precisa mantê-lo atualizado. O software antivírus é projetado para proteger os sistemas contra malware e outros vírus que ameaçam seus dados. Os vírus se espalham pela Internet.

 

 

As atualizações de software geralmente existem para corrigir a vulnerabilidade invisível — uma vulnerabilidade que pode ser uma ameaça aos seus dados. Por motivos de segurança, mantenha seu software atualizado e evite a tendência de adiar atualizações e verifique regularmente se há atualizações de software pendentes.

 

 

Proteja seu hardware com seriedade, mantendo todos os componentes de rede em segurança, com ar-condicionado e tráfego reduzido para evitar acidentes.

Além disso, mantenha e acesse seu sistema em um local que impeça o roubo, como segurança por vídeo e entrada habilitada para 2FA.

 

 

Use ferramentas de proteção de dados que podem manter as informações confidenciais longe das mãos erradas. Isso inclui soluções de recuperação de desastres em nuvem, firewalls, redes virtuais privadas, software antivírus e muito mais, que irão proteger os dados confidenciais de caírem em mãos erradas.


Conclusão

Nada é mais doloroso do que o instante em que você percebe que seus valiosos dados estão fora de controle e você entrou no mundo da perda de dados. Em um piscar de olhos, dados que significam tudo para você podem desaparecer repentinamente substituídos por um sentimento excruciante de desânimo. Mas o Windows entende que tal situação acontece. E eles apresentam um método gratuito para recuperar arquivos excluídos usando o cmd.

No entanto, a recuperação de dados pelo cmd tem muitas limitações — limitações que um software de recuperação de dados pode facilmente superar. E o Recoverit apresenta recuperação de dados gratuita para os primeiros 100 MBS sem comprometer nada—qualidade de recuperação gratuita e o processo é semelhante à versão profissional.

Teste Grátis
Para Windows 11/10/8/7/Vista
Teste Grátis
Para macOS X 10.10 ou posterior
Download Seguro

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Recuperar arquivos > Como recuperar arquivos excluídos usando o prompt de comando