15/01/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
Todo o conteúdo digital do seu sistema de computador é armazenado no hardware conhecido como disco rígido. É onde tudo, incluindo o sistema operacional, imagens, documentos, vídeos, arquivos de áudio como música, aplicativos e configurações de aplicativos, são armazenados. E então há o software DBAN. É o software mais poderoso para limpar dados dos discos rígidos. Na maioria das vezes, nós o usamos para excluir vírus, malware, spyware e qualquer tipo de programa malicioso do disco rígido.
No entanto, pode haver situações em que os usuários o iniciam acidentalmente, resultando na perda de dados cruciais. Descubra como você pode recuperar arquivos com a ferramenta correta de recuperação de dados do disco rígido.
Muitas vezes, as pessoas pensam em usar o DBAN quando querem vender seu antigo sistema de computador. Isso pode ajudá-los a limpar totalmente o disco rígido antes de vendê-lo. Você pode estar pensando em apagar o disco rígido do seu computador por qualquer motivo. Existem tantas ferramentas de software que podem excluir os dados de uma forma que torna difícil recuperá-los. Se o seu disco rígido contém dados confidenciais, você deve garantir que eles tenham sido limpos de maneira segura.
O software DBAN é tão popular porque é o software de apagamento de disco rígido mais potente e robusto que existe. Ele pode excluir o conteúdo digital de qualquer disco rígido automaticamente. Se você deseja remover todos os bits de dados de um disco, esta é a ferramenta perfeita para você. É o software ideal se você leva a sério a prevenção de roubo de identidade ou vazamento de dados antes de vender, reciclar ou dar um dispositivo eletrônico. Quando excluímos um arquivo, isso significa que apenas o ponteiro de endereço para esse arquivo foi excluído. Os dados brutos relacionados a esse arquivo continuarão a residir na unidade. No entanto, está em uma forma latente e inacessível.
DBAN se refere a Darik's Boot And Nuke. É um software gratuito de apagamento de dados que afirma excluir totalmente os arquivos do disco rígido. Ele remove tudo, incluindo aplicativos instalados no sistema, o sistema operacional e arquivos pessoais. Portanto, se você deseja vender seu computador ou reinstalar o sistema operacional, use o DBAN. Como está disponível gratuitamente, isso lhe dá mais um motivo para usá-lo.
Antes de usar o DBAN, é necessário criar um CD de boot. Portanto, o sistema deve ter um gravador de CD. Você também pode considerar a criação de um USB inicializável em vez de usar um CD.
Fazendo backup de dados
Você deve fazer backup de todos os dados essenciais de que precisará antes de apagar os dados do disco rígido. Você deve ter em mente que, uma vez apagados, os dados não podem ser recuperados.
Baixe e instale o DBAN
Você terá que visitar o site oficial para fazer o download do DBAN. Ele está disponível como um arquivo ISO que você pode gravar em um CD. Certifique-se de não abrir o arquivo após baixá-lo. Ele pode ser baixado em qualquer sistema de computador. Você pode baixá-lo até mesmo em um sistema que não precise ser limpo.
Grave o arquivo DBAN em um CD
Como já mencionado, é necessário gravar o arquivo ISO do DBAN em um CD para poder utilizá-lo. No entanto, o método de gravação no disco é diferente daquele usado para outros arquivos. Você pode precisar usar um aplicativo especializado. O Free ISO Burner é um excelente exemplo. Ele funciona descompactando o arquivo ISO e o grava de forma eficaz. Assim que o arquivo for gravado no disco, certifique-se de etiquetar a unidade.
Remover Dispositivos
A próxima etapa é remover qualquer dispositivo conectado ao sistema que você não deseja apagar. Inclui unidades de disco rígido externas, unidades internas secundárias, unidades flash USB ou até mesmo disquetes. A vantagem do DBAN é que ele permite que você selecione a unidade ou unidades que deseja apagar. Esse recurso pode ajudar a prevenir acidentes em potencial.
Inicialização de CD
Pode ser um passo um pouco difícil. Em primeiro lugar, você terá que inserir o disco e reiniciar o sistema. A tela azul do DBAN aparecerá se tudo funcionar corretamente.
Modo Interativo
Quando a tela DBAN aparecer, pressione 'enter'. Isso permitirá que você escolha manualmente os discos rígidos que precisam ser apagados. Evite usar a opção de 'detonação automática' que, de outra forma, excluiria automaticamente todas as unidades. O método manual também é melhor do ponto de vista se você não removeu todos os outros dispositivos.
Seleção de unidade
Em seguida, vem a etapa final de seleção das unidades que precisam ser apagadas. Selecione a unidade e pressione a tecla 'espaço'. A caixa de seleção mostrará a palavra 'limpar'. Se ele mostrar várias listagens, desligue o sistema e remova qualquer dispositivo externo, como um disco rígido ou unidade USB. Reinicie o processo e certifique-se de que haja apenas uma única unidade na lista. Isso ajudará a garantir que você esteja apagando a unidade certa. Se você tem certeza sobre a unidade, você deve destacá-la com as teclas de seta e selecionar usando a tecla de espaço.
Comece a limpar a unidade
Depois de tomar a decisão final de apagar os dados e garantir que a unidade certa foi selecionada, pressione a tecla F10. A duração de todo esse processo depende do tamanho dos dados. O aplicativo mostrará o tempo estimado e outros detalhes no canto superior direito. Também há informações sobre a porcentagem de conclusão na borda inferior.
Finalização de Processo
Assim que o processo de apagamento for concluído, uma tela que diz 'passar' na cor verde aparecerá. Em seguida, retire o disco DBAN e desligue o sistema. Por outro lado, se a tela apresentar 'erro' na cor vermelha, significa que o apagamento não foi concluído. Você deve tentar novamente. Se não funcionar novamente, significa apenas que a unidade não pode ser limpa com o DBAN.
Os recursos padrão do DBAN geralmente são suficientes para você atingir seu objetivo. No entanto, existem algumas configurações mais detalhadas que podem ajudar a influenciar a velocidade e o poder de apagamento.
Gerador de números aleatórios
O DBAN faz uso de gerador de números pseudo-aleatórios para sobrescrever dados em um disco rígido. Quando a tela para a fase de seleção do drive aparecer, pressione 'P.' Isso permite que você escolha o gerador de números aleatórios. Esta opção é bastante útil para usuários experientes em tecnologia.
Método de Apagamento
Você pode controlar o método de apagamento usado pelo DBAN pressionando a tecla M na tela de seleção do inversor. O método padrão usado pelo software é o Departamento de Defesa (DoD), que segue um processo mais curto. Você pode usar o Gutmann Wipe ou outro tipo de método para garantir uma limpeza mais segura. Esses métodos avançados envolvem mais passos. Isso significa que a unidade selecionada é limpa várias vezes. Além disso, também significa que o processo de limpeza leva muito mais tempo.
Modo de verificação
O DBAN tem uma função padrão de verificar a unidade para garantir que os dados foram apagados. Na tela de seleção da unidade, pressione 'V' para fazer alterações nesta função. Existe a opção de escolher 'Verificação Desativada'. Além disso, outra opção é 'Verificar todos os passes'. A verificação padrão é conduzida três vezes. Mas se você decidir verificar todas as passagens, isso aumentará o tempo de apagamento.
Escolha o número de rodadas
Se você deseja controlar o número de rodadas de apagamentos, você deve pressionar a tecla 'R' na tela de seleção da unidade. O número padrão é 1 rodada. Ele atua como um multiplicador do número de passes. Portanto, se o número de passagens for definido como padrão, que é três passagens, e você fizer duas rodadas, ele executará um total de 6 passagens. Isso aumentará o tempo necessário para concluir o processo de apagamento.
Agora que você sabe tudo sobre o DBAN, pode estar se perguntando se seus dados podem ser recuperados após a execução do DBAN. Se você lançou o DBAN por acidente, há alguma maneira de recuperar seus dados? A resposta depende se a primeira passagem foi aprovada. Se o DBAN tiver concluído a primeira passagem, você não poderá recuperar os dados. A única maneira é interromper o apagamento antes da primeira passagem. Nesse caso, você pode ter a chance de evitar que os arquivos de dados sejam apagados pelo software. Ainda assim, a execução acidental do DBAN pode resultar em resultados graves, como a destruição das tabelas de partição e dos volumes. Você pode usar o software Recoverit data recovery para verificar os arquivos de dados recuperáveis.
Você pode seguir estas três etapas simples para recuperar dados não afetados após executar o DBAN.
Etapa 1: conecte o dispositivo
Conecte o dispositivo de armazenamento externo ao sistema do seu computador. Este dispositivo pode ser um disco rígido externo, USB ou cartão SD. Em seguida, abra e execute o Recoverit. Escolha o local, que é o dispositivo de armazenamento, e selecione a opção 'escanear'. O software iniciará o processo de varredura do dispositivo.
Etapa 2: Verifique o dispositivo
Assim que o processo de varredura for concluído, o software listará todos os arquivos excluídos em suas respectivas pastas. Os dados necessários podem ser pesquisados de forma rápida e fácil.
Etapa 3: visualize e recupere seus dados
Visualize os arquivos clicando duas vezes neles. Selecione os arquivos que você precisa recuperar e clique no botão 'recuperar'. Você também deve selecionar o local, que pode ser outro dispositivo externo ou no seu PC. Clique em 'ok' e aqui o processo será concluído.
A maioria dos usuários de computador pensa que, depois de excluir os arquivos do sistema, eles desaparecem e não podem ser recuperados. No entanto, a verdade é que o arquivo ainda está lá no disco rígido. Um processo de exclusão apenas ocultará os índices e links para um arquivo excluído.
Se você pode usar uma ferramenta de recuperação de dados como Recoverit, é possível recuperar arquivos excluídos. Não há nenhum recurso interno do Windows que permita escanear ou recuperar arquivos excluídos de um disco rígido. Você precisará de um software de terceiros para esse propósito. E é aqui que Recoverit entra em cena.
Luís Santos
chief Editor