13/06/2017 • Arquivado para: Recuperação de arquivos • Soluções comprovadas
Perder um único arquivo pode ser uma situação extremamente frustrante. Agora imagine perder uma pasta com documentos importantes, imagens e outros dados. Os arquivos não se perdem apenas quando são excluídos pelo usuário. Por vezes, ocorrem erros de sistema e os discos rígidos ficam corrompidos. Felizmente, a maioria dos dispositivos (computador, portátil, até mesmo seu smartphone) foram concebidos para impedirem um arquivo de desaparecer totalmente quando você o exclui.
Computadores e smartphones gerenciam todos os seus dados de uma forma especial. Quando você exclui um arquivo ou pasta, não desaparecem totalmente. O sistema apenas coloca os arquivos ou pastas para reutilização, mantendo-os intactos até serem substituídos por dados novos. É por essa razão que você deve recuperar uma pasta perdida o mais rapidamente possível.
A primeira dica é quando estiver recuperando arquivos excluídos, certifique-se de recuperá-los para outra drive. Porquê? Bem, porque a recuperação significa que irá reescrever o arquivo na drive. E se você estiver recuperando múltiplos arquivos, alguns deles poderão ser substituídos durante o processo. Você pode salvar os arquivos recuperados para outro disco rígido, disco externo, pen USB ou outro dispositivo externo.
Além disso, tenha em atenção que é quase impossível recuperar arquivos de discos danificados fisicamente. Nem mesmo os softwares de recuperação mais caros e avançados do mundo conseguem recuperar totalmente os arquivos, apenas parcialmente. Confira aqui algumas das ferramentas de recuperação que você pode experimentar.
Se você está buscando pelo melhor software gratuito de recuperação de arquivos e pastas, o Recuva é o ideal para você. Primeiro que tudo, o Recuva é muito fácil de usar. Tudo o que você precisa de fazer é buscar por um arquivo em específico ou escanear todos os arquivos. De seguida, você pode também selecionar a drive desejada ou escanear todas as drives do computador. O Recuva suporta os sistemas de arquivos FAT, exFAT e NTFS.
Após escanear as drives, o Recuva exibe todos os arquivos encontrados (com pré-visualização de imagens). Se você desejar um scan mais profundo, opte pelo Modo Avançado. O Modo Avançado fornece mais opções, incluindo o Scan Profundo. Algumas críticas indicam que o Recuva é mais eficaz que muitos dos softwares de recuperação premium do mercado.
Antes de falarmos sobre o PhotoRec, não se assuste com a imagem anterior. Muitos usuários rejeitam usar o PhotoRec por causa da sua interface ao jeito do MS-DOS. Porém, é como diz o ditado - nunca julgue um livro pela capa.
O PhotoRec é um software de recuperação poderoso que corre em Windows, Linux, Mac OS X, Sun Solaris e até mesmo em • FreeBSD, NetBSD, OpenBSD. Este software funciona com a maioria dos sistemas de arquivos e tipos de dispositivos. O suporte de mais de 200 formatos de arquivos aumenta as chances de recuperar suas fotos com sucesso.
Quanto ao aspeto complicado da interface do programa, a verdade é que é bastante simples de usar. O programa "segura sua mão" e guia você durante todo o processo de recuperação. O sucesso do PhotoRec está na sua funcionalidade e não na sua interface.
Por vezes, programas freeware não são suficientes. Se você está buscando por uma das ferramentas mais poderosas que existem, deve experimentar o wondershare Recoverit. Você pode experimentar este programa gratuitamente e pode adquirir a versão completa por apenas 157R$.
O que faz do wondershare Recoverit um programa tão bom? Para começar, a quantidade de dispositivos que suporta. O wondershare Recoverit suporta a Reciclagem, cartões de memória, discos rígidos, dispositivos removíveis, flash drives e até mesmo câmeras/camcorders digitais. Basicamente, suporta todos os tipos de dispositivos que existem.
O Wondershare ajuda você a recuperar suas pastas excluídas num instante, graças à enorme variedade de tipos de arquivos suportados. Esta ferramenta de recuperação consegue recuperar todos os documentos, fotos, vídeos, áudio e outros arquivos como mensagens e emails.
O wondershare Recoverit não só recupera pastas e arquivos excluídos por acidente, como também arquivos excluídos devido a operações indevidas, vírus, erros do disco e partições fragmentadas.
Agora você deve estar confuso. Se você excluiu uma pasta acidentalmente há pouco tempo, então um software gratuito é a suficiente para você. Dessa forma você tem boas possibilidades de recuperar seus arquivos. Softwares gratuitos como o Recuva e PhotoRec suportam imensos tipos de arquivos. O Recuva é gratuito e fácil de usar, enquanto que o PhotoRec é um pouco mais complexo para alguns usuários, apesar de também ser gratuito. Estes softwares permitem a você recuperar arquivos de forma fácil e gratuita.
Porém se os freewares não conseguirem localizar e recuperar suas pastas e arquivos, é altura do wondershare Recoverit entrar em cena. Este programa suporta mais tipo de arquivos e é mais avançado e eficaz que os softwares gratuitos. O Recoverit consegue até mesmo recuperar arquivos e pastas que foram excluídos há um ano.
Os usuários Mac irão ficar desiludidos depois de lerem as linhas seguintes. O Recuva e o PhotoRec não suportam o Mac OS X. Mas não se preocupe, ainda existem imensas ferramenas de recuperação que pode usar neste sistema.
O wondershare Recoverit por exemplo, já suporta o Mac OS X. Aqui fica um simples tutorial em como recuperar os arquivos excluídos da lixeira usando o Wondershare.
O primeiro passo é escolher a opção de Recuperação de Arquivos Perdidos. Esta opção restaura arquivos de uma partição (ou até de uma mídia removível), independentemente se foram excluídos por Command + Delete ou excluídos da Lixeira.
De seguida, escaneie as drives desejadas se tiver mais que uma drive em seu Mac.
Assim que o scan terminar, todos os seus arquivos excluídos serão exibidos com seu destino original. Os arquivos que você removeu da lixeira estão na pasta "Lixeira". Se você se lembrar do nome do arquivo, pode usar a caixa de busca.
O último passo é salvar os arquivos num outro disco ou partição.
Luís Santos
chief Editor