Quer saber por que arquivos excluídos podem ser recuperados?

Por que arquivos excluídos podem ser recuperados?

Você já pensou sobre a questão de por que os arquivos excluídos podem ser recuperados? Seria magia? Neste artigo, vamos explorar as respostas à nossa curiosidade.

Wondershare Recoverit Authors

10/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

Com o fluxo de softwares de recuperação de dados relativamente acessíveis no mercado, você nunca se perguntou como esses softwares leves, mas poderosos, recuperam os dados perdidos? Ou, depois de excluir alguns arquivos confidenciais, como garantir que os arquivos excluídos não possam ser recuperados?

Antes de responder às perguntas acima, é aconselhável ter uma breve visão geral do que o Windows faz quando um arquivo é excluído.


Como o Windows exclui arquivos?

A menor unidade de um disco é nomeada como um setor, no qual seus arquivos são armazenados como blocos de dados. Esses blocos de dados podem ser colocados no disco rígido de duas maneiras: Espalhados aleatoriamente por toda a superfície do disco rígido ou organizados sequencialmente.

A colocação do setor é determinada pela disposição dos blocos. É possível que seu sistema não consiga identificar blocos de setor ininterruptos nos quais os arquivos podem ser armazenados em uma sequência contínua. Nessa condição, seu sistema dividirá o arquivo e gravará cada parte em blocos livres.

Seu sistema operacional Windows salva arquivos em sua unidade e cataloga no sistema de arquivos. Dessa forma, os registros dos atributos, nomes e tamanhos podem ser mantidos na unidade. Além disso, ele mantém a localização exata dos dados na unidade, e essa é a operação mais importante.

Espalhados aleatoriamente por todo o disco rígidoEspalhados aleatoriamente por todo o disco rígido

Aqui está algo que você pode não estar ciente:

  • Sempre que você exclui um arquivo, o Windows não se livra dele. Ele nem mesmo altera os dados originais.
  • Nosso Windows apenas altera o registro correspondente no sistema de arquivos para rotular o arquivo como "excluído".
  • O sistema de arquivos e os dados não são apagados. Os arquivos excluídos ainda estão em seu sistema.

Em outras palavras, toda vez que você exclui um arquivo, o Windows faz apenas uma alteração no registro do arquivo no sistema de arquivos, o que então 'libera' o espaço ocupado pelo arquivo e o marca como disponível. Mas isso é apenas temporário porque sempre que seu sistema precisar de espaço para gravar outro arquivo, ele utilizará o espaço disponível e salvará um arquivo diferente dentro dele. E é aí que os dados reais realmente desaparecem.

Mas antes de tudo isso, os dados do arquivo que você deletar ainda estão em seu sistema, perfeitamente passíveis de serem recuperados. Isso é o que torna possível para o software de recuperação de dados recuperar todos os seus arquivos excluídos.


Como as ferramentas recuperam arquivos

De maneira simples, o novo disco é um notebook recém-comprado, que está vazio. Quando tentamos gravar algo, apenas escolhemos uma página em branco e escrevemos. Este processo é simples e claro.

No entanto, se o disco rígido estiver cheio, o notebook terá dificuldade em encontrar determinados conteúdos. Na condição, apresentaríamos um catálogo para administrar esses conteúdos. Este catálogo é bastante semelhante ao sistema de arquivos, o que nos ajuda a localizar certos dados no disco.

Agora podemos entender o processo de acesso aos dados.:

Etapa 1: Adquira o catálogo de arquivos correspondente.

Etapa 2: Localize o espaço de armazenamento de acordo com o catálogo.

A ausência de qualquer etapa causaria perda ou corrupção de dados

Poderíamos aprender esses dois cenários de perda de dados por meio de dois casos.

Caso 1: Exclusão de arquivo

Durante o processo de exclusão, o catálogo de arquivos é excluído, portanto, ficaria invisível. Na maioria dos casos, o sistema apenas apaga as informações de localização ou simplesmente marca o arquivo como excluído.

vamos tomar um caderno como exemplo, quando revisamos a página 35 na página * 5, temos que verificar toda as páginas terminadas com 5 para localizar a página 35 novamente. Com a ferramenta profissional, podemos localizar a página correta e recuperar os dados excluídos.

Este é o núcleo técnico da tecnologia de recuperação de dados.

Caso 2: Mau funcionamento do hardware

Os motivos serão muito complicados se seus dados forem perdidos devido a falhas de hardware. Por exemplo, o próprio dispositivo de armazenamento está corrompido, o disco rígido tem setores defeituosos, o chip está queimado, etc.

Se houver setores defeituosos no disco rígido, será muito mais difícil recuperar os dados. Alguns equipamentos de hardware são necessários.

Se a própria mídia de armazenamento, como o disco rígido e a memória flash, estiver intacta, haverá uma possibilidade maior de recuperar seus dados perdidos. Normalmente, consideramos a corrupção do dispositivo de armazenamento como dano físico. No entanto, se os problemas não estiverem relacionados ao dispositivo de armazenamento, isso será visto como uma falha lógica.

Por exemplo, a chuva repentina encharca seu livro pesadamente e ele fica fisicamente danificado. Seu SO não consegue encontrar seu catálogo de arquivos, uma falha lógica acontece.

E para evitar que arquivos excluídos sejam recuperados, você pode clicar no seguinte link: Excluir arquivos recuperáveis permanentemente.

Assista ao vídeo para entender por que os arquivos podem ser recuperados.

Vídeos recentes do software Recoverit Data Recovery

Ver mais >
3 Fatos básicos que você deve saber sobre o software Recoverit Data Recovery

24 / 05 / 19 11h17

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Recuperar HD > Por que arquivos excluídos podem ser recuperados?