12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Considerando que a VMware responde por 75% do mercado global de virtualização de servidores, não será falso chamá-la de líder indiscutível em virtualização de servidores. A VMware permite a virtualização da maneira mais econômica, mesmo quando a virtualização consome muitos recursos. Não importa o nível de software VMware que você está usando, ESX vs. ESXi é sempre um tópico muito debatido.
Neste artigo, você aprenderá sobre a diferença entre ESX e ESXi para que possa tomar uma decisão informada.
Não importa se você está começando a usar o VMware ou o usa há muito tempo, é provável que você encontre essas terminologias mais cedo ou mais tarde.
Fazer a escolha certa entre ESX vs ESXi é fundamental ao considerar a virtualização. Muito do seu sucesso dependerá de quão bem você escolher e instalar a versão correta do software VMware em seu data center. Simplificando, as duas versões diferem de várias maneiras, incluindo desempenho, uso de memória e espaço de armazenamento.
1) Performance : Por padrão, o VMware usa o Service Console (ESXi) em vez de um sistema operacional inteiro (ESX). Isso significa que as funções principais de gerenciamento, como camada de abstração de hardware (HAL), monitor de máquina virtual (VMM) e interface de dispositivo virtual (esses são dois tipos de arquitetura de hipervisor VMware, projetada para instalação “bare-metal”, que fica diretamente na parte superior do servidor físico (sem executar um sistema operacional). O objetivo do nosso artigo é explicar a diferença entre eles.
2) Uso de memória: O ESXi usa menos memória física que o ESX.
3) espaço de armazenamento: O ESXi pode aproveitar os volumes VMFS-5 (com espaço maior que 2 TB), enquanto o ESX não pode.
4) Instalação: Um servidor executando o ESXi não requer um CD/DVD, mas um disco de instalação é necessário para a configuração inicial. Feito esse processo, basta fazer o upload da imagem para realizar atualizações ou instalar novas versões. Para atualizar o ESX, primeiro é necessário inicializar a partir do CD/DVD e, em seguida, carregar a nova imagem antes de reinicializá-la. Além disso, no caso do vSphere Client instalado no sistema operacional Windows com conexão à Internet, você não precisa de nenhum arquivo ISO para instalar ou atualizar o VMware
De um modo geral, ambos são semelhantes no que diz respeito às funcionalidades. O que os diferencia é sua arquitetura e gestão de operações. Para ajudá-lo a entender ou decidir qual usar para obter melhor segurança, confiabilidade e gerenciamento, o ESXi deve ser sua escolha, pois possui uma vantagem clara nesses departamentos. Além disso, o ESXi não depende de nenhum sistema operacional. Se falarmos sobre as próprias recomendações da VMware, você precisa migrar do ESX para o ESXi porque é isso que eles recomendam aos usuários. É uma ótima maneira de obter o máximo de benefícios do hipervisor.
A arquitetura do ESX foi projetada para obter ajuda do COS para uma determinada tarefa. Por outro lado, o ESXi não precisa depender de um sistema operacional de console (COS) baseado em Linux. Esta é uma diferença fundamental entre ambos.
O uso de COS no ESX não é extenso. A única função do COS no ESX é inicializar o servidor, seguido pelo carregamento do hypervisor vSphere na memória. Esta é a única função do COS na qual o ESX depende. Fora isso, seu papel é muito limitado.
O sistema operacional do console exige tempo e esforço para mantê-lo seguro e mantido, o que não é um recurso desejável. Devido à sua natureza exigente e outras falhas, tem as seguintes limitações:
Existem alguns benefícios em evitar que o hypervisor não dependa do COS. Quando introduzido inicialmente na versão 3.5 do VMware, o ESXi não precisava mais depender do COS. Ele carrega na memória diretamente da inicialização. Isso resultou em muitos benefícios. Os poucos deles são os seguintes:
A discussão acima apresenta uma boa ideia da principal diferença entre o ESX e o ESXi. A única grande diferença entre ambos resultou na solução de vários desafios relacionados à segurança, desempenho e confiabilidade.
Aqui estão alguns dos principais recursos do ESXi em resumo:
Quando comparado ao ESX, o tamanho do ESXi é menor. O footprint é o espaço ou memória que um software ocupa em um disco. Quando olhamos para o ESXi 6.7, ele ocupa 130 MB enquanto a imagem ISO do ESXi da versão 6.7 ocupa 325 MB. Isso significa que o footprint do ESXi não é enorme e não causa problemas de espaço em disco.
Após a versão 6.5, o conjunto de recursos de segurança tornou-se ainda mais abrangente. Você tem acesso a uma ampla variedade de ferramentas e recursos de segurança que ajudam a proteger os hosts ESXi. Você pode impedir o acesso não autorizado e o uso indevido do seu sistema. Com a inclusão dos recursos de criptografia, você tem permissão para criptografar suas Máquinas Virtuais. Você também pode criptografar arquivos, arquivos de disco virtual e muito mais. Outro recurso muito útil é o controle de acesso baseado em função. Ele permite que você defina a extensão do acesso que deseja conceder a determinados usuários na infraestrutura. Ele pode limitar o acesso não autorizado e o uso indevido em grande medida.
Finalmente, o log de auditoria é outro recurso vital. Permite o monitoramento eficaz da infraestrutura.
O ecossistema da VMware é muito bem suportado. Por exemplo, você pode combinar aplicativos de terceiros com VMware para melhorar seu gerenciamento, o que o ajudará a gerenciar uma infraestrutura diversificada e complexa. Uma das ferramentas da VMware chamada Global Support Services (GSS) é uma ótima solução para identificar se um problema que você está enfrentando é um problema relacionado a software de terceiros ou problema relacionado a hardware. Esse rico ecossistema de várias ferramentas e habilitação de terceiros o torna uma ótima experiência geral.
Uma das principais melhorias está no lado da experiência do usuário. A versão 6.5 veio com seu vSphere Client com versão HTML5. Isso em particular é responsável por melhorar a experiência do usuário. Outra funcionalidade útil é a inclusão da CLI no vSphere, que permite ao usuário dar comandos básicos ao sistema, uma vez que a máquina a partir da qual o comando é gerado tem acesso ao sistema. Também permite o uso de APIs REST para tarefas de desenvolvimento. Esse recurso otimizou o provisionamento de aplicativos, acesso condicional e assim por diante.
Para concluir nossa comparação de ESX vs ESXi, chamaríamos ambos de bastante semelhantes no que diz respeito às funcionalidades e desempenho. Esta afirmação torna-se ainda mais verdadeira quando comparamos a versão 4.1. A principal diferença entre ambos está na arquitetura e como eles gerenciam suas operações. O ESXi não depende de nenhum sistema operacional, tornando-o adequado para resolver muitas questões relacionadas à segurança e confiabilidade. A migração para a arquitetura ESXi requer uma preparação cuidadosa. No entanto, você não enfrentará tempo de inatividade durante a migração.
ESX se tornou ESXi em 2010. VMware renomeu o ESX para ESXi quando lançou a versão 4.1.
Sim. Você obtém um firewall integrado em todos os hosts ESXi. O firewall fica entre a interface de gerenciamento e a estrutura.
Tecnicamente, o ESXi é gratuito. Você não precisa pagar nada além de aplicar uma licença gratuita.
Luís Santos
chief Editor