12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Nos últimos tempos, a tecnologia de virtualização de armazenamento está sendo utilizada para melhorar a confiabilidade e o desempenho dos dispositivos de armazenamento. Assim, uma tecnologia RAID foi arquivada em cada aplicação, tais como servidores, computadores de mesa e ambientes que precisam de uma grande quantidade de unidades de disco rígido.
O RAID pode ser realizado através de software ou hardware. Neste artigo, discutiremos em detalhes as diferenças entre Hardware RAID, Software RAID e FakeRAID, bem como suas vantagens e desvantagens.
RAID, conhecido como Redundant Array of Inexpensive Disks, é uma tecnologia de armazenamento. É uma configuração de dois ou numerosos discos rígidos para trabalhar como uma única unidade no sistema de computador. O principal conceito do RAID é fornecer uma instalação de alta disponibilidade, que separa todo o armazenamento de dados de falhas no sistema ou na infra-estrutura.
Esta tecnologia utiliza um conjunto de vários discos que cria um arranjo de discos tolerante a falhas usando espelhamento e striping. O espelhamento pode ser explicado como o armazenamento de arquivos nos drives configurados no servidor. Estes arquivos foram copiados de forma idêntica em vários discos. Enquanto que o striping armazena os arquivos divididos em várias partes que se alternam através dos discos.
Em algumas das configurações RAID, tanto o striping quanto o espelhamento são utilizados. Ele evita que os discos devidamente configurados falhem e as operações gerais não sejam afetadas para que os usuários nunca experimentem um tempo inoperante.
Existem vários níveis de RAID, mas os mais populares são o RAID 0,RAID 1, RAID 5, and RAID 10. As arrays RAID são populares na elaboração de dispositivos NAS ou SAN.
RAID é uma forma comum de virtualizar múltiplos discos rígidos independentes para aumentar a capacidade, o desempenho e a confiabilidade. Esta tecnologia pode ser implementada como hardware ou software, dependendo de como você quer distribuir seus dados.
Esta parte irá diferenciar as implementações RAID com suas vantagens e desvantagens.
Em RAID por hardware, os drives são conectados à placa controladora RAID inserida em um slot PCI-Express rápido em uma placa-mãe. Ele usa um controlador RAID dedicado para gerenciar uma configuração de raid. Com a ajuda do RAID por hardware, o controlador RAID configura os discos virtuais, a matriz física e os inicializa para o uso.
O RAID por hardware tem muitas outras funcionalidades ampliadas, como disco de troca a quente em caso de falha de um único disco. Tem maior produtividade e compatibilidade. A seguir estão algumas vantagens e desvantagens do RAID de Hardware.
Ele é implementado no nível do sistema operacional, geralmente na forma de um drive modificado. O software RAID não utiliza nenhum hardware especial para conectar os dispositivos de armazenamento. Entretanto, ele aumenta a carga total de processamento de um servidor.
Esta tecnologia é configurada via software no nível da BIOS. É comumente adequado para processar RAID 0, RAID 1 simples, eRAID 10. Além disso, é possível a reconfiguração do nível RAID nele. Aqui estão alguns benefícios e inconvenientes do RAID por software.
O FakeRAID também é conhecido como HostRAID, fornecido sem nenhum custo adicional com muitas placas-mãe. É simplesmente um controlador de disco multi-canal com parâmetros especiais de configuração BIOS. No estágio inicial, o sistema seria carregado a partir do chip controlador, onde ele entregaria a funcionalidade RAID para o drive do OS.
Simplesmente espelhar dois drives de 1,5 TB sem a necessidade de um Hardware RAID 5 caro, está se tornando uma alternativa popular. Entretanto, não há diferença significativa de desempenho entre o FakeRAID e o software RAID. De qualquer forma, o FakeRAID é mais ou menos RAID por software. Abaixo estão as poucas vantagens e desvantagens do FakeRAID.
Em nossa rotina diária, ocorrem diversas situações que resultam na perda de dados essenciais. Às vezes você trabalha horas em uma tarefa específica, e ela é apagada apenas por você ou por perda de energia. Nesta parte, ensinaremos a você a maneira mais fácil de recuperar os dados apagados.
Wondershare Recoverit auxilia na recuperação de dados que foram apagados devido a erro humano ou falha no sistema. Ele recupera dados de vários dispositivos de armazenamento, incluindo lixeira de reciclagem, do disco rígido ou um computador travado. Este software de recuperação ajuda a fazer o backup de dados e arquivos grandes em um curto espaço de tempo.
O programa permite restaurar os dados tanto de dispositivos internos como externos. Isso significa que você pode recuperar os dados a partir de discos rígidos ou USB. Recoverit tem uma interface interativa, que cobre todos os detalhes sobre o software, preços e planos.
O recurso de visualização da ferramenta torna o processo de ver fácil; o que você quer e o que você não quer restaurar. Oferece uma varredura profunda para descobrir todos os dados sobre o local selecionado. Você pode recorrer ao serviço de atendimento ao cliente no caso de quaisquer dúvidas ou problemas adicionais. Assim, Recoverit é a solução definitiva para recuperar os dados apagados ou perdidos com suas características avançadas.
Quer saber como usar este software para a recuperação de dados? Rumo ao guia passo-a-passo.
Passo 1: Selecione o local para a recuperação
Inicie o software Wondershare Recoverit em seu dispositivo. Em seguida, escolha um local onde você tenha perdido os dados. A partir dos locais determinados na interface principal, selecione um hard drive, disco ou computador de mesa. Clique no botão 'Iniciar'.
Etapa 2: Inicializar o processo de varredura
Esta etapa inicializa a digitalização de todos os arquivos, o que leva algum tempo. Entretanto, arquivos de grande porte podem levar algum tempo.
Passo 3: Pré-visualização e recuperação de dados perdidos
Uma vez que o programa tenha concluído o processo de escaneamento, você pode visualizar os arquivos recuperáveis. Marque os arquivos e clique na opção 'Recuperar' para recuperar os arquivos.
O artigo acima concluiu a explicação de Hardware RAID, Software RAID, e FakeRAID. Se você está confortável com os investimentos iniciais, então você deveria optar por um RAID de Hardware, caso contrário, um RAID de Sofware. Ambas tecnologias RAID são controladores dedicados para as configurações RAID.
Além disso, este artigo introduziu a solução mais fácil de recuperação de dados. Wondershare Recoverit oferece recursos, avançados, para restaurar os dados apagados devido a erros humanos ou falhas no sistema. É a opção mais atraente se você quiser solucionar de forma razoável e fácil a recuperação de dados.
É necessário um mínimo de 2 discos rígidos para RAID 0 e RAID 1. Considerando que, para RAID 5 e RAID 6, é necessário um mínimo de 3 e 4 discos rígidos, respectivamente. O número de SSDs e de discos rígidos depende do tipo de RAID que você está usando, atualmente.
O RAID 0 é o tipo mais rápido de RAID, mas deve ser usado somente para as informações não críticas, pois você perderá todos os dados se um dos drives falhar. Isto porque os dados estão alinhados em ambas as unidades, portanto a perda de uma unidade é equivalente à perda de todos os seus dados.
O RAID 0 tem a melhor capacidade de armazenamento, pois não há redundância e não há motivo para espelhar os dados. Em vez disso, o RAID 0 apenas alinha os dados em 2 drives, permitindo que as organizações aproveitem, ao máximo, toda a capacidade de armazenamento de todos os drives. Entretanto, o RAID 0 não deve ser usado para dados de dispositivos sensíveis porque a falha de um único drive resultará em perda completa de dados.
Luís Santos
chief Editor