11/10/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Se você executa uma máquina virtual em seu computador, pode já estar familiarizado com os arquivos VMDK. Esses são arquivos DIsk de máquina virtual que contêm todas as informações de uma máquina virtual. Embora seja muito raro um usuário acessar o conteúdo de um arquivo VMDK, há muitas situações em que pode ser necessário abri-lo. Por exemplo, se sua VM travou e não está inicializando corretamente, você pode abrir o arquivo VMDK para recuperar o conteúdo da Máquina Virtual facilmente.
Ao dizer isso, no entanto, abrir um arquivo VMDK não é tão simples quanto você pode pensar. Você terá que seguir um processo dedicado para montar os arquivos VMDK e recuperar seu conteúdo. Portanto, neste guia, vamos dar uma olhada nas maneiras mais eficazes de abrir um arquivo de disco de máquina virtual em seu PC.
VMDK significa Virtual Machine Disk. Esses são basicamente arquivos de disco que contêm todas as informações sobre a máquina virtual que você está executando. Os arquivos são salvos com as extensões '.vmdk' e foram desenvolvidos pela VMware. Hoje em dia, os arquivos VMDK são compatíveis com as máquinas virtuais VMware e VirtualBox.
Um arquivo VMDK em uma estação de trabalho VMware contém duas partes diferentes, ou seja, o descritor e o arquivo simples. O descritor é basicamente um arquivo de texto que pode ser aberto em qualquer editor de texto, como o bloco de notas. Este arquivo de texto contém apenas as informações básicas do disco, incluindo os IDs do disco, a versão do hardware da máquina virtual e a geometria do disco.
O arquivo simples VMDK, por outro lado, contém todos os dados da Máquina Virtual. Ao contrário do arquivo descritor, você não pode abrir um arquivo simples com seus editores de texto tradicionais.
Também é importante notar que as máquinas virtuais em um servidor ESXi usam uma anatomia ligeiramente diferente. Além dos arquivos descritores regulares, essas máquinas virtuais usam a extensão do disco virtual (em vez dos arquivos simples) para armazenar dados RAW.
Agora que você está familiarizado com a anatomia básica de um arquivo VMDK, vamos dar uma olhada em como montá-los e recuperar seus dados.
A maneira mais fácil de montar um arquivo VMDK em um sistema Windows é usar o VMware Workstation Player. É um software de virtualização dedicado que permitirá a você montar diretamente os arquivos VMDK como volumes separados em seu sistema Windows.
Com o VMware Workstation Player, você poderá criar volumes dedicados para os arquivos VMDK e também atribuir letras individuais a eles. E, assim que a nova partição for criada, será muito mais fácil copiar todo o conteúdo do arquivo VMDK para as partições do Windows.
Observação: Lembre-se de que você pode abrir arquivos VMDK do Linux e do Windows Server usando o VMware Workstation player. Mas, como o Windows não oferece suporte ao sistema de arquivos Linux, você precisará de um aplicativo de terceiros para acessá-lo em seu computador.
Siga estas etapas para montar um arquivo VMDK como uma partição individual em seu sistema Windows.
Etapa 1 - Primeiramente copie os arquivos “descriptor” e “flat” na mesma pasta.
Etapa 2 - Agora, clique com o botão direito no arquivo descritor e clique em “Map virtual disk”.
Etapa 3 - Uma nova caixa de diálogo abrirá sua tela. Aqui, use o menu suspenso para especificar a letra da unidade para o novo volume. Certifique-se de marcar a caixa de seleção ao lado de “Abrir unidade no Windows Explorer após o mapeamento”.
Etapa 4 - Por fim, clique em “Ok” para concluir o processo.
Neste ponto, você verá uma nova partição no Windows explorer que conterá todos os dados do arquivo VMDK. Lembre-se de que ele estará apenas no formato somente leitura, o que significa que você só poderá copiar o conteúdo. E, depois de transferir dados da partição com sucesso, você pode simplesmente clicar com o botão direito e tocar em “Desconectar disco virtual” para desmontar a partição VMDK.
Outra maneira de montar arquivos VMDK diretamente em um sistema Windows é usar o Linux Reader. É uma ferramenta profissional projetada principalmente para acessar sistemas de arquivos Linux (ext2, ext3 e ext4) no Windows.
No entanto, você também pode usá-lo para montar os arquivos VMDK como novas partições. Como o VMware Workstation Player, o Linux Reader também monta o arquivo VMDK como uma nova partição no Windows File Explorer, facilitando a recuperação de seu conteúdo.
Siga estas etapas para montar um arquivo VMDK usando o Linux Reader.
Etapa 1 - Instale e inicie o Linux Reader em seu PC.
Etapa 2 - Clique em “Drivers> Montar Imagem” e clique no botão “Container”. Em seguida, selecione “discos virtuais VMware”.
Etapa 3 - Navegue até a pasta que contém os arquivos VMDK e selecione os arquivos. Clique em “Ok” para concluir o processo.
É isso; O Linux Reader criará uma nova partição para o arquivo VMDK e você poderá recuperar seu conteúdo sem problemas. Este será um método adequado para usuários que desejam abrir arquivos Linux VMDK. Por quê? Porque o Linux Reader também permite que você leia diretamente o conteúdo de sistemas de arquivos Linux em seu sistema Windows.
Se você está procurando a maneira mais eficaz de abrir arquivos VMDK no Windows, usar um extrator de arquivo Zip será a solução certa. Recomendamos o uso do WinZip para o trabalho. É um extrator zip gratuito que oferece suporte a vários formatos de arquivo. Isso significa que você pode usar o WinZip para extrair arquivos .zip, arquivos RAR, arquivos ISO e até mesmo arquivos VMDK.
Veja como você pode extrair conteúdo de um arquivo VMDK usando o WinZip.
Etapa 1 - Instale e inicie o WinZip em seu PC.
Etapa 2 - Clique em “Arquivo> Abrir” e selecione o arquivo VMDK que você deseja extrair.
Etapa 3 - Em seguida, selecione todo o conteúdo do arquivo VMDK e clique em “Descompactar para” para escolher a pasta de destino onde deseja salvá-lo.
Etapa 4 - Por fim, toque no botão “Descompactar” para concluir o processo.
O WinZip extrairá e salvará automaticamente o conteúdo VMDK na pasta de destino selecionada. Assim que o processo for concluído, você também pode mover esse conteúdo para um local diferente.
Isso conclui nosso guia sobre como abrir arquivos VMDK em um sistema Windows. Não importa se você deseja acessar um disco de máquina virtual do Windows ou os arquivos VMDK baseados em Linux, os métodos mencionados acima o ajudarão a realizar o trabalho sem complicações.
Sim, você pode abrir arquivos VMDK em seu sistema Windows facilmente. Para fazer isso, você precisará de um aplicativo dedicado, como WinZip, Linux Reader ou VMware Workstation Player. Essas ferramentas permitem extrair conteúdo dos arquivos VMDK e salvá-los na partição do Windows.
VMDK significa Virtual Machine Disk. Esses são arquivos DIsk de máquina virtual que contêm todas as informações de uma máquina virtual. Em geral, os arquivos VMDK contêm duas partes diferentes, ou seja, o descritor e o arquivo simples. O primeiro contém as informações básicas do disco, como IDs de disco, informações de hardware da máquina virtual e a geometria do disco. Os arquivos simples, entretanto, contêm os dados RAW de todo o disco.
Para abrir arquivos VMDK no Linux, você pode usar o VMware Workstation Player. Como o Windows, o VMware Workstation Player criará automaticamente uma nova partição em seu sistema Linux. Desta forma, você poderá copiar todo o conteúdo dos arquivos VMDK para suas partições Linux facilmente.
Luís Santos
chief Editor