09/12/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
Existem muitos fatores pelos quais as pessoas decidem o quão bom é um serviço de backup em nuvem. Por exemplo, falamos sobre velocidade da internet, tamanho do arquivo, facilidade de acessibilidade e segurança. De todos os fatores, a segurança é um fator com o qual você não deve brincar. Isso é visível na forma como as pessoas, especialmente as pequenas empresas que são mais suscetíveis a problemas de segurança, procuram o melhor backup em nuvem seguro para usar.
Conhecer o melhor serviço de backup em nuvem seguro não é a única coisa. Algo melhor seria entender o que verificar nos serviços de backup em nuvem em termos de segurança. Portanto, aqui mostraremos como os serviços de backup em nuvem mantêm seus arquivos seguros e como é importante usar um serviço de backup em nuvem seguro. Também incluirá preocupações de segurança de backup em nuvem e suas soluções. Para finalizar, apresentaremos um meio seguro de obter o melhor backup local e na nuvem. Leia!!!
Há muitas maneiras pelas quais os serviços de backup em nuvem garantem que seus arquivos estejam seguros. No entanto, os três meios importantes de fazer isso são criptografia de dados, autenticação de dois fatores e senha. Alguns serviços de backup em nuvem seguros também usam recursos como limpeza remota, etc.
Conhecer a abordagem de segurança de um serviço de backup em nuvem é muito importante. Abaixo estão os três meios pelos quais os serviços seguros de backup em nuvem garantem a segurança dos dados:
A criptografia de dados é a codificação de dados de forma que apenas pessoal autorizado tenha acesso a eles. É uma medida de segurança muito importante em muitos serviços de backup online seguros aclamados. Por exemplo, serviços como o Google Drive o utilizam.
Existem muitos algoritmos de criptografia no backup online moderno. No entanto, o algoritmo de criptografia mais comum usado por muitos serviços de backup em nuvem é a criptografia AES. Exemplos dos principais serviços de backup em nuvem que o utilizam são o Google Drive e o pCloud.
O algoritmo de criptografia AES tem três tamanhos de chave:
There are many technical terms associated. No entanto, acreditamos que você não precisa deles. A criptografia AES é um algoritmo de criptografia altamente classificado. Portanto, qualquer serviço de backup online que o utilize deve ser muito seguro.
Uma representação muito boa do uso do serviço de backup em nuvem da criptografia de dados é o Google Drive. O Google Drive descriptografa e criptografa dados usando chaves AES de 256 bits. O sistema melhora ainda mais a segurança criptografando dados em repouso em chaves AES de 128 bits.
Existem outros algoritmos de criptografia populares, por exemplo, RSA e 3DES. No entanto, eles não são populares entre os serviços de backup online.
Para fortalecer ainda mais a segurança, os serviços de backup em nuvem usam protocolos de segurança. Os protocolos de segurança garantem que a comunicação entre os dois dispositivos seja segura. Nesse caso, os dispositivos de comunicação são o dispositivo que carrega os arquivos e o data center.
Os principais exemplos de protocolos de segurança são a criptografia TLS e SSL. O Google Drive usa o protocolo de segurança TLS quando você faz upload de arquivos do seu dispositivo para o Google Drive.
Outra maneira de um serviço de backup em nuvem seguro proteger os arquivos é usando a autenticação de dois fatores (2FA). A autenticação de dois fatores de seu nome significa que você precisará autenticar que é você quem precisa de acesso aos seus arquivos.
Existem dois tipos de autenticação de dois fatores. Existe um simples que requer um pino ou link como confirmação. O pin e o link podem ser entregues por e-mail ou mensagem para o dispositivo antigo.
O segundo tipo de verificação de dois fatores é a autenticação avançada de dois fatores. Aqui, você só poderá acessar seus arquivos com uma chave 2FA física. A chave física pode ser uma unidade USB ou qualquer outro meio fornecido pelo serviço de backup em nuvem.
2FA está se tornando uma coisa comum no mundo moderno. Não está disponível apenas para serviços de backup em nuvem. Por exemplo, aplicativos do Google, por exemplo, Google Mail, aplicativos bancários etc., todos exigem a medida de segurança. É muito importante porque torna os serviços de backup em nuvem confiáveis para arquivos altamente confidenciais.
Uma senha é uma maneira antiga de proteger arquivos. No entanto, todos os serviços de backup em nuvem o utilizam. O único problema com o Password é que ele não é muito seguro. Isso ocorre porque muitas pessoas não sabem como configurá-lo.
Você pode definir sua senha introduzindo letras maiúsculas e símbolos nela. Isso tornará difícil para os hackers adivinharem a senha e acessarem seus arquivos. Além disso, seria melhor se você não repetisse as senhas. Alguns serviços de backup em nuvem, como o Sync.com, também permitem que você use senhas personalizadas.
Geralmente, em termos de segurança de seus arquivos, usar uma senha é o método menos seguro. Para fortalecer seu uso, você pode incorporá-lo ao 2FA.
A limpeza remota é outro meio de garantir que seus dados não caiam em mãos erradas. No entanto, traz um risco. Quando ativado, todos os arquivos no dispositivo são perdidos e irrecuperáveis.
Para se proteger contra tal ocorrência, você pode incluir um backup local em sua opção de backup. Trataremos disso no final do artigo.
Embora não seja uma medida de segurança em si, ajuda a mantê-lo a par de tudo o que acontece com seus arquivos. Isso pode ser em termos de login, faça logout em suas contas de backup na nuvem. Com as notificações adequadas, você pode sinalizar facilmente logins não autorizados e garantir que seus arquivos estejam seguros.
A principal categoria de pessoas afetadas por problemas de segurança são aquelas em pequenas empresas. Eles não se preocupam apenas com fatores como custo, facilidade de acessibilidade e velocidade da internet. Eles também precisam procurar um serviço de backup em nuvem seguro. Tudo isso mostra que a segurança é um fator muito importante.
Usando os meios mencionados acima, você já tem uma ideia de como um serviço de backup em nuvem seguro pode proteger seus arquivos. Quando seus arquivos estão protegidos, eles não podem ser acessados por qualquer pessoa não autorizada. Se tal atividade ocorrer, haverá notificação imediata de acesso não autorizado ao seu arquivo.
O uso de um serviço de backup online seguro também traz as vantagens normais de usar o backup em nuvem. Você pode desfrutar de um método de backup flexível, escalável e confiável.
O backup em nuvem é uma opção de backup muito segura. No entanto, como envolve a Internet, há muitas preocupações de segurança de backup em nuvem. Abaixo estão dois problemas comuns de segurança de backup em nuvem e como solucioná-los.
As violações de dados são um dos piores problemas de segurança de backup na nuvem que você pode enfrentar durante o backup na nuvem. Ocorre de duas maneiras: violação de dados físicos e violação de dados da Internet.
Uma violação de dados físicos ocorre quando criminosos ou organizações criminosas obtêm acesso a data centers de backup em nuvem. Eles podem hackear internamente esse data center e obter acesso a dados muito confidenciais. A violação de dados da Internet, no entanto, é principalmente devido a problemas de criptografia e descuido dos usuários.
Para evitar uma violação de dados, há algumas coisas que você deve fazer.
Outra preocupação de segurança de backup em nuvem é a perda de dados. Pode ocorrer devido a vários motivos, por exemplo:
Você pode evitar a perda de dados com um método de backup secundário. Um backup secundário principal inclui uma opção de backup local à sua rotina de backup.
Perda de dados e violações de dados são os dois problemas de segurança de backup em nuvem mais comuns. No entanto, eles não são as únicas limitações do backup em nuvem. Não importa o serviço de backup em nuvem seguro que você escolher, você terá limitações como custo, velocidade da Internet e restrição de tamanho.
Para combater essas limitações, é melhor incluir uma opção de backup local em sua rotina de backup. Um software que oferece essa função é oAOMEI Backupper
O backup em nuvem é um método seguro. No entanto, mesmo o serviço de backup em nuvem mais seguro terá um problema. É por isso que dissemos que é melhor incluir o AOMEI Backupper em sua rotina de backup.
O Backupper também permite que os usuários façam backup na nuvem. Portanto, você não precisa se preocupar em usar duas plataformas para tais procedimentos.
Para fazer backup na nuvem, inicie o software e siga as etapas abaixo.
Etapa 1: navegue até o backup de arquivos
Etapa 2 – Inicie o processo de backup
Os usuários com a versão paga podem usar "Configuração de filtro" para direcionar os arquivos que desejam fazer backup.
O AOMEI Backupper integra opções de backup local e na nuvem. Portanto, você pode experimentar uma experiência de backup perfeita com o software. Existem muitas funções atribuídas ao software. Suas funções de backup incluem backup de arquivo, backup do sistema, backup de partição e backup de disco. Há também a função Clone, Sync e Restauração.
Com apenas essas funções, o Backupper será o mesmo que outro software de backup local. Portanto, ele adiciona outros recursos, como o modo de agendamento e acionadores de eventos, para aumentar a si mesmo.
A segurança é um fator importante ao escolher um serviço de backup em nuvem. Este artigo falou sobre como os serviços de backup em nuvem protegem nossos arquivos. Também mostrou a importância de usar um serviço de backup em nuvem seguro e as soluções para dois grandes problemas de segurança de backup em nuvem. Para evitar as preocupações com o backup na nuvem, é recomendável incluir uma opção de backup local em sua rotina de backup. Uma boa maneira de fazer isso no Windows é usando o AOMEI Backupper. O Backupper é ideal para esse fim, pois incorpora funções de backup local e em nuvem para que você possa ter a melhor experiência de backup.
O backup em nuvem é seguro?
Qual é a maneira mais segura de fazer backup de arquivos?
Qual é o armazenamento em nuvem mais seguro?
Luís Santos
chief Editor