Backup e restauração do OneNote

Como Fazer Backup e Restaurar o OneNote

Já se perguntou como fazer backup e restaurar as informações do OneNote é uma tarefa bastante simples e extremamente importante. Neste post vou explicar como realizar e automatizar esse processo.

Wondershare Recoverit Authors

29/09/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas

0

OneNote é uma ferramenta de uso diário para criar notas de maneria ordenada e compartilha-las com outras pessoas com facilidade. Esta é a razão pela qual é um programa muito popular para coordenar equipes de trabalho em empresas ou escolas. No entanto, todos os arquivos digitais são vulneráveis a falhas e isso pode representar um grande problema. Por esse motivo, é altamente recomendável fazer backups de suas informações, mas isso costuma ser uma dor de cabeça devido às constantes alterações que são feitas nos arquivos todos os dias. Felizmente, existe um método para automatizar esse processo.

Parte 1: Como Fazer Backup e Restaruar o OneNote

P: Planejo formatar meu bloco de anotações, mas não quero perder minhas informações do OneNote. Existe uma maneira de criar um backup?

É possível fazer backup das informações do seu OneNote assim como de qualquer outro programa que você use, no entanto, você deve considerar que existem alguns programas que você usa com mais frequência do que outros, então, você precisará fazer backups constantes para evitar perder quaisquer alterações. O OneNote é um programa que geralmente é atualizado várias vezes ao dia e, portanto, se você esá pensando em fazer backup de suas informações manualmente, provavelmente já percebeu o quão difícil pode ser. É altamente recomendável usar um software especializado que permita realizar processos de backup automaticamente várias vezes por semana ou até mesmo durante o dia, dependendo da frequência com que você faz as alterações no OneNote.


Parte 2: Por que é Necessário Criar Backups do OneNote?

O OneNote é uma ferramenta muito útil que permite organizar e compartilhar notas de forma prática. Este programa é frequentemente utilizado para gerenciar o trabalho em equipe em empresas ou mesmo no ambiente escolar. A maioria dos documentos do OneNote são para fins de trabalho ou acadêmicos, o que torna muito importante ter um backup deles, pense no quão sério seria se uma empresa ou um aluno perdesse todos os seus arquivos do OneNote, é claro, seria fatal, então é necessário apoiá-los.

Este software possui uma interface de usuário muito dinâmica e intuitiva que permite criar notas com traços feitos com um dispositivo de caneta ou com uma função de tela sensível ao toque, tornando extremamente fácil compartilhar suas ideias. Por esse e vários outros motivos, o Microsoft OneNote é uma das ferramentas de criação de notas mais populares, onde você pode inserir texto pelo teclado ou manuscrito, além de anexar desenhos, diagramas, fotos, elementos multimídia, áudios, vídeos e imagens digitalizadas.

Levando em conta todos os itens acima, o OneNote é de grande importância para muitas pessoas e equipes de trabalho em seus dias de hoje. O backup dessas informações é de extrema importância, pois serve para que os usuários gerenciem seu tempo e seus projetos de forma eficiente.


Parte 3: Como Fazer Backup e Restaruar o OneNote

Fazer backup e restuarar as informações do OneNote é extremamente simples e, dependendo das circunstâncias, você pode escolher entre um backup único das informações do OneNote ou backups constantes que permitem que você esteja preparado em caso de problema. Existem dosi métodos práticos que mostrarei a seguir:

Método 1. Faça Backup Manual do OneNote

Este método será o melhor se você precisar fazer um backup único, caso precise exportar suas informações para outro computador ou se planeja formatar seu disco rígido.

Passo 1: Vá para "Configurações".

Vá ao menu "arquivo" e clique em "exportar" na seção "selecionar formato", aqui você pode selecionar uma página, seção ou todo o Notebook para fazer um backup em um local específico de sua escolha. Clique em "Pacote OneNote" e clique em "Exportar".

Passo 2: Definir o local de exportação

Aqui você pode definir o local de exportação usando o painel esquerdo. Depois de selecionar o local, nomeie o arquivo como quiser e clique em "Salvar". Em seguida, o processo de exportação será iniciado automaticamente.

Método 2. Faça Backup e Restaure o OneNote com software profissional

Esta opção permitirá que você tenha sempre cópias de segurança disponíveis, no caso de qualquer inconveniente ou acidente que faça com que você perca suas informações.

Identifique o local onde os arquivos do OneNote estão armazenados

Passo 1: Vá para "Opções"

Antes de tudo, você precisa identificar o local onde os arquivos do OneNote estão armazenados. Você pode fazer isso clicando em "arquivo" e, em seguida, clique em "opções".

Passo 2: Vá para "salvar & fazer backup"

Depois de abrir o menu "opções", vá para a seção "salvar & fazer backup". Aqui você pode ver onde seus arquivos estão armazenados. Nesse caso, o local é "C:\Users\ (User name) \AppData\Local\Microsoft\OneNote

Com o AOMEI Backupper você pode agendar processos automáticos de backup para as etapas que desejar, minimizando o risco de perda de informações e corrupção de dados, mantendo suas informações bem organizadas. É altamente recomendável ter este software, pois assim você esquecerá como é chato fazer backups manuais continuamente. Usar este programa é muito simples, abaixo mostrarei como fazer um backup da pasta usando este software.

Passo 1: Vá para a Sincronização de Arquivos

Quando a ferramenta estiver aberta, vá para a seção "Backup" (localizada no painel esquerdo da janela). Agora clique na opção “File Backup”.

Etapa 2: atribua um nome à sua tarefa

Antes de prosseguir, é aconselhável nomear cada tarefa de backup para ajudá-lo a distinguir cada processo de backup de outros. Você pode fazer isso clicando no ícone de edição "Nome da tarefa".

Etapa 3: selecione a pasta para fazer backup

Neste ponto, você pode selecionar uma pasta inteira ou apenas um arquivo para backup escolhendo uma das opções que são exibidas no meio do windows. Aqui você terá que selecionar a pasta onde seus arquivos do OneNote estão armazenados.

Etapa 4: personalizar as configurações de filtro

Se você tiver uma licença Pro, poderá definir preferências de filtro para tornar sua experiência muito mais eficiente.

Passo 5: definir um local de destino

Depois de editar as preferências de filtro, você deve selecionar um local de destino para armazenar o backup de seus arquivos. Para fazer isso, você deve clicar no ícone "pasta" na seção destacada.

Passo 6: Configurar a programação

Você pode encontrar essa opção no rótulo "agendar" com um ícone de relógio. Aqui você pode definir as preferências de agendamento. Você pode agendar backups automáticos por dia, semana, mês, tempo real ou definir acionadores de eventos.

Passo 7: Inicie o processo de backup

Se todas as preferências estiverem configuradas, você deverá clicar no botão "Iniciar sincronização". Como você viu, a ferramenta AOMEI Backupper é bem simples de usar e permite fazer qualquer tipo de processo de backup com muita facilidade.

Como mencionado acima, fazer backup de documentos do OneNote é uma tarefa muito útil; nesses arquivos pode haver informações muito importantes com as quais você trabalha e você tem dados muito úteis para empresas e usuários. Ter um software como o AOMEI instalado não apenas garante o backup dos arquivos do OneNote, mas também faz com que você trabalhe com mais facilidade sem ter que se preocupar em fazer backup de tempos em tempos.

Como restaurar o OneNote

Para restaurar suas informações do OneNote, você deve ir para a etapa onde as informações do programa estão armazenadas. Para isso, você terá que abrir seu OneNote e repetir as etapas para "identificar o local onde os arquivos do OneNote estão armazenados".

Depois de saber a localização dos arquivos do OneNote, você deve substituir os arquivos dessa pasta pelos gerados pelo seu processo de backup (lembre-se que os arquivos devem ter o mesmo nome e, por esse motivo, o Windows solicitará permissão para substituí-los). Observe que, se os nomes dos documentos não corresponderem, o processo não funcionará.

Depois de substituir os arquivos da pasta pelos gerados pelo processo de backup, você deve reabrir o OneNote para confirmar que tudo está funcionando corretamente; caso contrário, você deve verificar se executou corretamente todos os passos.


Conclusão

O OneNote é um programa extremamente útil que ajuda milhões de pessoas diariamente e gerenciar seu tempo corretamente facilita muito o trabalho em equipe tanto nas empresas quanto no ambiente escolar. Existe uma grande diferença entre fazer um único backup e usar uma ferramenta que faz backups automaticamente. Automatizar o processo de backup é uma ótima maneira de manter todos os seus arquivos importantes e seguros e com as ferramentas certas, alguns minutos serão suficientes para resolver definitivamente esse problema. Além disso, o melhor do AOMEI é que você pode automatizar vários processos de backup para manter o backup de qualquer tipo de informação.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Backup de computador > Como Fazer Backup e Restaurar o OneNote