29/09/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
Na maioria das vezes, ouvimos falar sobre a sincronização de dados entre o disco rígido de um computador para armazenamento em nuvem ou armazenamento NAS. Caso tenhamos que ir para um processo como sincronizar arquivos entre computadores? Sua primeira pergunta seria como sincronizar pastas entre dois computadores windows 10? E como acessar arquivos de outro computador na mesma rede? É mesmo possível? Este artigo vai explicar todas as respostas em profundidade, juntamente com possíveis soluções para se submeter a esse tipo de função de sincronização de janelas.
Conectar computadores (dispositivos) e depois sincronizar dados em todos eles simultaneamente só é possível quando os dispositivos estão em um servidor de rede. Mas isso traz algumas falhas. Os arquivos ou pastas na rede são monitorados centralmente por meio de um servidor central que armazena todos os dados do usuário. Embora afirme estar sob segurança de ponta, no caso de uma única brecha, seus dados estão em jogo. Portanto, para evitar dar acesso a esses servidores centrais, você pode sincronizar arquivos entre computadores. Nesse contexto, ninguém pode acessar seus dados com uma mera senha ou ID de usuário. Este artigo apresentará maneiras de sincronizar pastas do Windows 10 entre computadores. Você obteria métodos fáceis para sincronizar arquivos entre computadores. Aqui estão os tópicos que serão apresentados em detalhes.
Caso você tenha dois dispositivos e precise mover arquivos entre eles, qual seria sua abordagem mais fácil? No passado, o uso de uma unidade USB para essa finalidade era bastante comum. Tudo o que você faz é copiar o arquivo de uma unidade para o USB e, em seguida, inserir a unidade no outro dispositivo e colar o arquivo nele. Isso era demorado e a unidade USB, se carregar algum vírus, pudesse afetar os dispositivos e corromper os arquivos também.
Hoje as coisas estão sendo digitalizadas. As funcionalidades de sincronização do Windows agora são executadas por meio de utilitários integrados ou soluções de software de aplicativos de terceiros. Agora você pode sincronizar os dados em vários locais simultaneamente. Aqui estão algumas das razões pelas quais você precisa sincronizar pastas entre computadores.
Portanto, arquivos de sincronização entre computadores podem salvar os dados para uso futuro. Os motivos mencionados acima explicam a importância da sincronização e da função de sincronização entre dispositivos.
Uma vez que você esteja familiarizado com a importância de sincronizar arquivos entre computadores, você pode ter uma pergunta, ou seja, como sincronizar pastas entre dois computadores Windows 10. Para responder a esta pergunta, esta seção está explicando três métodos fáceis para fazer o Windows sincronizar pastas entre computadores.
Usar software de terceiros é sempre um paraíso seguro. O padrão AOMEI backupper é um software de backup de primeira linha famoso por seus recursos de sincronização de arquivos. É uma ferramenta poderosa que funciona melhor para o Windows. O software é compatível com a função de sincronização no Windows 7/8/10. Agora você pode sincronizar pastas na rede por meio de unidades externas ou internas. Além disso, você pode agendar o mecanismo de sincronização de arquivos diariamente, semanalmente ou mensalmente. Aqui está como você pode usar o software.
Passo 1: Baixe e instale o software no seu computador.
Etapa 2:inicie o software e na interface principal, selecione a opção de backup seguido pela seleção de sincronização de arquivos.
Etapa 3:na próxima janela, adicione o arquivo/pasta que é direcionado para a função de sincronização.
Etapa 4:Em seguida, você deve adicionar a unidade de destino para salvar os dados sincronizados.
Etapa 5: selecione o local da rede, ou seja, compartilhamento/NAS se a unidade de destino for um dispositivo NAS. Clique em ok para prosseguir.
Etapa 6: agende o processo, se necessário, e clique em OK para continuar.
Etapa 7: depois que todas as etapas forem concluídas, clique em iniciar sincronização para continuar.
É assim que o padrão AOMEI backupper funciona para sincronizar os arquivos entre os dispositivos. Ao usar o software para a função de sincronização, certifique-se de não alterar o nome da pasta, caso contrário, a tarefa de sincronização não poderá prosseguir.
Além de uma solução de terceiros, aqui está esse recurso integrado. O Windows apresenta um recurso que permite aos usuários criar uma pasta compartilhada na rede e depois sincronizar arquivos entre dispositivos. Com permissões personalizadas, você pode criar as pastas na rede e compartilhar os dados. Aqui estão os passos a seguir:
Etapa 1: inicie o processo clicando na pasta de destino e, no menu suspenso, selecione a opção de propriedades.
Etapa 2: na janela de propriedades, clique em compartilhamento e selecione a opção de compartilhamento avançado.
Etapa 3: Na próxima janela, marque a opção de compartilhar esta pasta e selecione as permissões para definir as configurações.
Etapa 4: agora adicione o nome de usuário com o qual deseja compartilhar o arquivo. Selecione a opção de controle total seguido pela seleção de permissões de alteração e leitura. Clique em ok para continuar.
Para acessar as pastas compartilhadas nos dispositivos, pressione Windows + R simultaneamente para executar o prompt de comando. Digite \\computername na caixa de comando. Com isso, você pode alterar o nome do computador ou o endereço IP interno.
Outra ferramenta incrível para a função de sincronização é o SyncToy. Desenvolvido pela Microsoft, esta ferramenta destina-se a sincronizar arquivos e pastas entre dois dispositivos. Principalmente, os dados são sincronizados entre as pastas. Você pode escolher qualquer pasta em dois dispositivos atuando como pastas de origem e destino. Seja seu disco rígido interno, unidade dos EUA ou pasta de rede. Aqui estão as etapas com as quais você pode processar a ferramenta facilmente.
Etapa 1: inicie o processo baixando a ferramenta do centro da Microsoft. Uma vez baixado, instale-o no seu dispositivo de acordo com as instruções marcadas.
Etapa 2: inicie a ferramenta e no menu principal, selecione a opção de criar um novo par de pastas.
Etapa 3:Na próxima janela, selecione a opção de navegar para encontrar as pastas. Ele diz que a pasta da esquerda denota a origem, enquanto a da direita representa a pasta de destino. Clique em próximo para continuar.
Etapa 4: selecione o modo de sincronização. Verifique sincronizar e clique em próximo para prosseguir.
Etapa 5: adicione um nome ao par de pastas e clique em concluir para encerrar o processo.
Etapa 6: defina as configurações de sincronização e clique em visualizar os detalhes. Clique em executar para continuar.
É assim que você pode empregar a ferramenta SyncToy para sincronizar arquivos e pastas.
Portanto, sincronizar arquivos entre dois dispositivos, ou seja, um disco rígido e um armazenamento NAS, é uma prática comum. Isso ajudará a manter as versões atualizadas dos dados em todos os locais. Manter esta versão atualizada salva os dados da perda de dados. Este artigo explica tudo sobre como sincronizar pastas entre dois computadores Windows 10. Acima mencionados são os possíveis motivos pelos quais você precisa sincronizar os arquivos e pastas entre os computadores. Além disso, três soluções práticas são recomendadas. Uma solução de software de aplicativo de terceiros, ou seja, o padrão AOMEI backupper é usado para sincronizar arquivos entre computadores. Além do software de terceiros, também é apresentada uma solução integrada. Esses arquivos podem ser sincronizados na rede. Por último, SyncToy é a poderosa ferramenta de sincronização introduzida para a função de sincronização.
Luís Santos
chief Editor