11/10/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O Redundant Array of Independent Disks (RAID) é uma tecnologia de armazenamento amplamente usada para melhorar a confiabilidade e o desempenho do armazenamento geral de dados. A tecnologia RAID usa uma combinação de vários discos rígidos físicos ou SSDs no sistema para criar unidades lógicas que são muitas vezes melhores do que uma única unidade.
A escolha do nível de RAID requer consideração cuidadosa e os usuários podem ter dúvidas ao fazer uma escolha. Ao procurar o melhor nível RAID para você, você precisa considerar muitos fatores, incluindo custo, confiabilidade, desempenho e capacidade. Se você está confuso entre RAID 5 e RAID 1 e não sabe qual escolher, leia este artigo e aprenda sobre os dois.
Antes de descobrir os principais recursos do RAID 1 e RAID 5, vamos primeiro dar uma olhada no que são esses níveis e o que eles fazem.
O RAID de nível 1 espelha dados em dois ou mais discos sem paridade, separação ou expansão. O RAID 1 requer pelo menos duas unidades, onde o espaço total em disco disponível é igual ao tamanho de um único disco. Os dados são gravados ou "copiados" para duas unidades, o que resulta na criação de um conjunto de unidades "espelhadas". Como todas as unidades têm a mesma cópia dos dados armazenados, o disco ainda pode funcionar normalmente no caso de uma falha do sistema.
O RAID 1 tem boa velocidade de leitura e gravação, mas a taxa de transferência de gravação geralmente é lenta. Uma das vantagens do RAID 1 é que, se um disco falhar, você só precisará copiar os dados para a unidade de substituição, sem reconstruí-la. No entanto, como os dados são gravados duas vezes, a capacidade efetiva de armazenamento da unidade ainda é a metade da capacidade total da unidade. Além disso, se o disco falhar, você precisará desligar o sistema para consertar ele.
Além da paridade distribuída, o RAID 5 também possui remoção de nível de bloco. São necessários pelo menos 3 discos e, no máximo, 16 unidades de disco podem ser suportadas. A configuração RAID 5 é um conjunto completo com boa redundância, desempenho e capacidade de armazenamento. É o nível RAID de paridade moderno mais básico. É adequado para servidores com um número limitado de unidades de dados.
As transações de leitura de dados no RAID 5 são relativamente rápidas e podem fornecer serviços a vários usuários ao mesmo tempo. Além disso, todo o espaço disponível pode ser usado porque não há dados duplicados. No entanto, o RAID 5 não pode resistir a várias falhas de disco e o processo de reconstrução de dados leva mais tempo. Se um disco for danificado durante a reconstrução, os dados serão perdidos para sempre. Também não se aplica a novas matrizes.
Depois de adquirir conhecimento básico sobre os níveis, vamos agora dar uma olhada na comparação entre o RAID 5 e o RAID 1 usando algumas operações e recursos comuns.
A primeira e mais básica diferença entre os dois níveis é a configuração. Configurar o RAID 1 é muito simples. Ele usa dois ou mais discos para armazenar dados de forma idêntica, minimizando assim a perda de dados. Para adicionar redundância extra, você pode aumentar o número de discos. A configuração do RAID 5 usa paridade e soma de verificação para aumentar a redundância. Não é uma imagem espelhada dos dados armazenados, mas uma verificação de paridade distribuída, que requer pelo menos 3 discos.
Como os dados podem ser lidos em paralelo no RAID 1, a operação de leitura é rápida. No entanto, as operações de gravação podem ser relativamente lentas. Comparado com o RAID 1, a operação de leitura no RAID 5 é muito rápida, assim como o desempenho de gravação.
Como os mesmos dados são copiados em duas unidades, o espaço em disco no RAID 1 permanece apenas a metade da capacidade total de armazenamento. Em contraste, a capacidade de armazenamento RAID 5 é dividida igualmente em todos os discos incluídos.
No RAID 1, os dados são espelhados em duas unidades. Portanto, no caso de falha de um dos discos, as funções normais podem continuar. No entanto, o sistema não pode acessar diretamente os dados e precisa ser desligado para reparar a unidade auxiliar.
No que diz respeito ao RAID 5, a paridade fornece tolerância a falhas. Se um dos discos falhar, as informações de paridade podem ser usadas para reconstruir os dados sem desligar. Durante esse processo, as operações de leitura e gravação podem ser lentas. No entanto, se vários discos falharem durante o processo de reconstrução, os dados serão perdidos permanentemente.
O Raid 1 oferece baixa segurança porque existem duas cópias dos dados ao mesmo tempo. No entanto, o RAID 5 oferece excelente segurança e desempenho decente, devido à verificação de paridade.
Se você for vítima de perda acidental de dados do disco rígido, não se preocupe mais. Você veio ao lugar certo em busca de uma solução. Se você perder seus dados preciosos por acidente, poderá recuperá-los por meio de algumas ferramentas de terceiros. O Wondershare Recoverit é uma excelente escolha nesse sentido.
O Wondershare Recoverit é uma ferramenta eficiente e fácil de usar para recuperar arquivos perdidos. Fornece aos usuários uma variedade de recursos impressionantes para orientá-los na solução de problemas críticos relacionados à recuperação de dados. Isso torna a recuperação de dados um processo simples e eficaz.
Os usuários receberão uma interface de usuário muito boa e fascinante, e a velocidade de seu serviço é muito boa. Todo o conteúdo fornecido nesta ferramenta é gratuito; no entanto, os usuários podem adquirir vários planos pagos para acessar mais recursos da plataforma.
Confira a seguir alguns dos incríveis benefícios fornecidos pelo Wondershare Recoverit aos seus usuários:
Para recuperar um arquivo excluído ou perdido de um disco rígido usando o Wondershare Recoverit, primeiro baixe e instale o programa em seu dispositivo. Siga os passos simples mencionados abaixo para recuperar seu arquivo em segundos.
Passo 1: Seleção do local
O primeiro passo é identificar o local de onde você perdeu seu arquivo e selecioná-lo para recuperação. Selecione o disco ou unidade e prossiga para o próximo.
Passo 2: Iniciando a varredura
Clique no botão “Iniciar” disponível no canto inferior direito para iniciar a verificação dos dados perdidos. O Wondershare Recoverit iniciará o processo de digitalização e o andamento será mostrado na parte superior do programa.
Passo 3: Visualize e recupere dados
Depois que a varredura for concluída, os arquivos recuperados serão exibidos no programa. Os usuários podem selecionar e visualizar os arquivos necessários antes de restaurar. Para restaurar o arquivo, o usuário deve clicar no botão "Recuperar" e salvá-lo no disco rígido.
Selecionar um nível de RAID que atenda às suas necessidades pode não ser fácil. Os níveis de RAID variam muito entre desempenho, custo, confiabilidade e aplicações. Aqui, tentamos o nosso melhor para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. Se você está procurando um nível que pode evitar a perda de dados a todo custo, você deve escolher o RAID 1. Por outro lado, se você procura boa segurança de dados e leitura rápida, escolha o RAID 5. Além disso, não se esqueça de usar o Recoverit para facilitar a perda de dados e recuperar quase todos os tipos de arquivos da unidade.
De acordo com o número de discos formatados e o processo de formatação, os dados no volume RAID 5 ainda podem ser recuperados. Se você formatar o volume usando o Windows, os dados antigos ainda estarão na seção "livre e disponível" do disco. No entanto, a formatação do volume de baixo nível causará a destruição dos dados originais.
O RAID 1 requer um mínimo de dois discos rígidos para criar e manter o volume. Como os dados são duplicados ou "espelhados" em um par de discos; portanto, um número par de discos é usado quando se usam mais de 2 discos.
Sim, se várias unidades falharem ao mesmo tempo, você ainda pode recuperar os dados do volume RAID. Para fazer isso, você precisa recuperar os dados um a um de cada unidade com falha e, em seguida, retornar ao restante do volume. Geralmente, a recuperação de dados depende do grau de dano sofrido por cada unidade com falha.
Luís Santos
chief Editor