11/06/2019 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O Verificador de Ficheiros de Sistema está incluido no Windows e é responsável pelo propósito de analisar os seus Ficheiros de Sistema do Windows para encontrarem ficheiros corrompidos. Entretanto, poderá também procurar outros erros e caso o ficheiro tenha sido modificado, o Verificador irá substituir automaticamente o ficheiro com a sua versão correta, de forma a auxiliar o utilizador.
No entanto, se o comando SFC não funcionar, é possível optar pelo comando DISM no Windows 10 ou 8, que pode ajudar a reparar a imagem de sistema Windows subjacente. No entanto, para as variantes que incluam o Windows 7 ou anteriores, a Microsoft oferece antes uma "Ferramenta de Preparação de Atualização do Sistema".
O processo tem de ser executado a partir da janela de Linha de Comando do Administrador. Se estiver a utilizar o Windows 10, pode simplesmente carregar no botão Iniciar, selecionar 'Linha de Comandos (Admin)' e se estiver a usar uma versão diferente do Windows, pode aceder a esta opção procurando no Menu Iniciar pela Linha de Comandos, clicar com o botão direito nesta opção e selecionar 'Correr como Administrador'.
Depois, é necessário digitar o seguinte compando na Janela de Linha de Comandos e pressionar Enter. Isto irá correr uma análise de sistema completa: sfc/scannow
Depois, pode deixar a janela de linha de comandos aberta até que o comando complete a sua execução. Isto poderá demorar algum tempo, dependendo do estado do sistema. Se nenhum erro for detetado pelo comando, irá ver a seguinte mensagem: "A Proteção de Recursos do Windows não encontrou quaisquer violações à sua integridade".
No entanto, poderá receber a seguinte mensagem alternativa: "A Proteção de Recursos do Windows encontrou ficheiros corrompidos, mas não conseguiu reparar alguns destes", sendo necessário reiniciar o computador em modo de segurança antes de realizar qualquer outra ação. Para os utilizadores do Windows 10, aceder ao Modo de Segurança pode ser complicado, uma vez que o iniciar é muit rápido, mas este modo pode ser acedido carregando na tecla Shift enquanto se carrega na opção reiniciar, o que irá permitir o acesso às menu de opções de iniciar avançadas. Para as versões mais antigas do Windows, é necessário premir a tecla F8 enquanto inicia o computador. Depois, será necessário correr o comando acima referido no modo de segurança.
Para os utilizadores do Windows 10, a imagem de implantação e a ferramenta de gestão de serviço poderão ajudar a reparar o componente de armazenamento corrompido que não permite a execução adequada do comando SFC. Executar este comando não é difícil e pode ser feito através dos passos seguintes.
Se está preocupado com a possibilidade de ficheiros corrompidos danificarem outros ficheiros críticos do seu computador, pode simplesmente realizar um restauro de sistema.
A próxima questão importante a surgir é sobre o momento para usar estes comandos. O cenário primordial para correr este comando é quando se quer resolver problemas de um sistema Windows com falhas. Se o seu computador apresenta o erro do ecrã azul, problemas que levam à falha de aplicações, ou se o impede de aceder a funcionalidades oferecidas pelo Windows, então o comando SFC podeserá ser bastante útil. No entanto, se o comando SFC não conseguir reparar quaisquer ficheiros, será útil na mesma para garantir que não há ficheiros de sistema corrompidos e que a resolução dos problemas do sistema poderão ser resolvidas através da aplicação de outros métodos.
Em alguns casos invulgares, a execução do comando DISM não é necessária. No entanto, se não for possível obter resultados com o uso do comando SFC, ou se for impossível substituir o ficheiro corrompido pelo ficheiro correto, só o comando DISM poderá ajudar. Além disso, a Ferramenta de Preparação de Atualização do Sistema pode resolver problemas adjacentes ao seu sistema Windows e ainda garantir que o Verificador de Ficheiros de Sistema corre adequadamente.
Há situações em que poderá desativar, sem querer, a opção de restauro de sistema. Nos passos seguintes, vamos discutir como permitir a opção de restauro de sistema no Windows 10 e ajudar a resolver o problema de ficheiros corrompidos.
Começando pelo SFC, DISM e, eventualmente, pela opção de Restauro de Sistema, é possível encontrar uma solução e reparar os ficheiros corrompidos que possa ter no seu dispositivo. Os ficheiros corrompidos deverão ser tratado o mais cedo possível. De outro modo, podem causar mais danos ao seu disco rígido. No entanto, se os seus dados tiverem sido perdidos devido a ficheiros corrompidos, poderá recuperar esses dados usando o software de Restauro de Dados Recoverit para recuperar ficheiros corrompidos.
Luís Santos
chief Editor