23/03/2021 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
Ao iniciar o computador, você recebe a mensagem de erro “O Windows não pode reparar o computador automaticamente?” Bom, isso pode ocorrer devido ao sistema de arquivos ou o disco rígido estarem danificados ou devido a algum ataque de vírus. Você está procurando maneiras de corrigir esse problema?
Este artigo vai te mostrar as possíveis causas desse erro e as diferentes maneiras de resolver o problema. Você também aprenderá a recuperar seus dados perdidos com o Recoverit.
Leia-o para corrigir esse erro e navegue no seu sistema sem enfrentar nenhum problema.
Antes de descobrir as várias maneiras de corrigir o problema "O Windows não pode reparar o computador automaticamente", você precisa descobrir qual é a causa. Alguns dos motivos mais comuns para esse problema são:
Se você tiver uma queda de energia quando estiver mexendo no computador, o sistema de arquivos pode ficar corrompido. Além disso, um ataque de vírus ou um erro de gravação de disco também pode causar esse problema. Quando o sistema de arquivos fica corrompido, o Windows tenta reparar o arquivo danificado e, quando não consegue, mostra o erro na tela.
Se houver um problema com o disco rígido, o computador pode não inicializar. Problemas como a formação de setores defeituosos no disco rígido podem interromper a inicialização normal.
Um ataque de vírus ou malware ao arquivo de inicialização do sistema pode alterar a codificação do arquivo e torná-lo inutilizável. Se isso acontecer, atrapalha o processo de inicialização do sistema.
Se você tiver um estabilizador de tensão para o seu computador, as flutuações também podem danificar a fonte de alimentação do sistema. Qualquer dano à fonte de alimentação do computador ou a qualquer outro hardware pode impedir que ele inicialize normalmente.
Agora que você já conhece as possíveis causas do erro "O reparo de inicialização não pode reparar este computador automaticamente", vamos discutir as possíveis soluções.
A ferramenta Bootrec ou o utilitário bootrec.exe ajuda na recuperação do Windows. Se o problema for devido a BCD ou MBR danificados, você pode ir para esta solução. Prossiga com as seguintes etapas:
1º Passo: Reinicie o sistema e, ao ver o logotipo do Windows, pressione F8 quando o Windows solicitar que você faça isso.
2º Passo: Navegue pelas opções de “Inicialização avançada”, selecione “Reparar seu computador” e clique em “Prompt de Comando”.
3º Passo: Execute os comandos mencionados abaixo:
Após a conclusão dos comandos, tente reiniciar o sistema e veja se o problema foi corrigido.
O CHKDSK é um famoso utilitário que você pode utilizar para corrigir os erros do sistema, desde a identificação de setores defeituosos até a recuperação completa do PC. Siga as seguintes etapas para resolver o problema:
1º Passo: Reinicie o sistema e, ao ver o logotipo do Windows, pressione F8 quando o Windows solicitar que você faça isso.
2º Passo: Selecione "Reparar seu computador" e, em seguida, "prompt de comando" da mesma forma que na solução acima.
3º Passo: digite chkdsk d: /f/r e pressione a tecla Enter.
4º Passo: Reinicie o computador. Agora, o CHKDSK fará uma varredura no seu disco rígido para corrigir um eventual problema.
Se você tiver algum problema quando estiver executando os comandos chkdsk, execute primeiro os comandos abaixo. Aqui, -> representa Enter.
diskpart -> list disk -> select disk * (*=0, 1, 2 significa o número do seu disco) -> attrib disk clear read-only
diskpart -> list vol -> sel vol * (*=0, 1, 2 significa o número do seu disco) -> attrib vol clear read-only
Depois de executar os dois comandos acima, tente executar o comando CHKDSK mais uma vez.
Reinicie seu sistema em Modo de Segurança para efetuar a inicialização limpa. Depois que o sistema iniciar no modo de segurança, faça backup imediatamente para evitar perda de dados. Aqui estão as etapas detalhadas para a inicialização limpa.
1º Passo: Pressione as teclas "Windows + R" para abrir "Executar". Agora digite MSConfig e depois pressione Enter.
2º Passo: Prossiga com ese caminho:
Inicialização -> Inicialização Segura -> Mínimo -> Aplicar
3º Passo: Vá em “Serviços”, selecione a opção “Ocultar todos os serviços da Microsoft”, clique em “Desativar tudo” e em “Aplicar”. Isso desativará todos os serviços de terceiros que foram instalados.
4º Passo: Vá em Iniciar, selecione Desativar tudo e clique em Aplicar.
5º Passo: Agora reinicie o sistema selecionando "iniciar o Windows normalmente".
O SATA identifica como seu disco rígido interage com o sistema. Você tem três opções - AHCI, IDE e RAID para configurar o SATA. IDE é o modo simples e AHCI permite o uso de recursos avançados. Tente alterar os modos com as etapas abaixo:
1º Passo: Reinicie o computador e pressione DEL ou F2 para entrar no BIOS. Encontre a "Configuração de Armazenamento". Ela costuma ficar em "Principal".
2º Passo: Aqui, troque os modos. Se o seu for IDE, mude para AHCI ou vice-versa.
3º Passo: Agora vá para "Avançado -> Configurações dos Dispositivos Integrados".
4º Passo: Conforme foi feito no 2º passo, troque novamente os modos, mas desta vez altere para "Controller"
Agora verifique se o sistema inicializa normalmente.
Antes de analisar o seu disco rígido, é necessário fazer backup dos dados. Siga estas etapas:
1º Passo: Abra o prompt de comando e digite "notepad"
2º Passo: Agora siga este caminho no Bloco de Notas:
Arquivo -> Abrir -> Arquivos do tipo -> Todos os arquivos
Agora todos os arquivos estão visíveis
3º Passo: Escolha os dados para os quais você precisa de backup, depois clique com o botão direito e selecione "copiar".
4º Passo: Abra "Meu Computador" selecione o disco rígido externo para colar nele todos os dados necessários.
Examine o disco rígido fisicamente, pois pode ser que haja conexões soltas. Conecte-o em outro sistema e chkdsk. Verifique se, no disco rígido do sistema, a opção está configurada para prioridade de inicialização. Se o problema ainda não for resolvido, você vai precisar instalar de novo uma versão limpa do Windows. Mas não se esqueça de fazer o backup.
Mas se, por algum motivo, você não conseguir fazer o backup, não se preocupe. Recupere seus dados com o software de recuperação de dados Recoverit.
Se depois de tentar todos os métodos acima, você não tiver conseguido inicializar o sistema, o software de recuperação de dados Recoverit Data Recovery pode te ajudar a recuperar os seus dados. Este software seguro e confiável recupera todos os seus dados perdidos com máxima segurança e eficácia. Não importa como e onde você perdeu os dados, o Recoverit possui o melhor índice de recuperação.
Siga as etapas abaixo para recuperar seus dados:
1º Passo: Crie um Drive Bootável
Baixe o Recoverit e instale-o em outro computador. Agora, para criar um drive bootável, conecte ao sistema um CD/DVD ou uma unidade USB vazia. Inicie o software e selecione o modo de recuperação. Agora selecione “Recuperar Dados de um Computador com Defeito” e clique em “Iniciar”.
2º Passo: Selecione o Modo
Selecione o drive bootável em CD/DVD ou USB. Clique em “Criar” e selecione a opção “Formatar agora”.
3º Passo: Formate o Drive Bootável
Quando solicitado, clique na opção "Formatar agora".
4º Passo: Criação do Drive Bootável
Não ejete a unidade enquanto a criação da unidade inicializável estiver em andamento. Assim que o processo for concluído, você verá a tela abaixo.
5º Passo: Recupere Seus Dados
Retire o drive bootável e inicialize o computador com a mídia inicializável. Para mais detalhes, veja como configurar o computador para inicializar a partir de uma unidade USB.
Abra o Recoverit com o drive bootável e vá para a opção "Copiar dados do disco rígido" ou selecione "Recuperar dados perdidos do Windows". Siga as instruções e recupere todos os seus dados.
Agora que você conhece os métodos para reparar o erro de inicialização do Windows, use-os para inicializar o seu computador não inicializável. Se, mesmo assim, nenhum desses métodos conseguir corrigir o erro de inicialização, você precisará fazer um backup de todos os seus dados, formatar o sistema e reinstalar o Windows. Caso não consiga fazer o backup, recupere os seus dados com o Recoverit, o melhor software de recuperação de dados.
Luís Santos
chief Editor