29/09/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
Um amigo meu recentemente me perguntou isso porque queria migrar de um HDD para um SDD em seu sistema Windows. Assim como ele, muitos outros usuários de PC também encontram o mesmo problema e gostariam de mover o sistema Windows de uma unidade para outra. Honestamente, qualquer pessoa pode transferir o Windows para outra unidade usando suas ferramentas internas ou de terceiros. Para facilitar seu trabalho, mostrarei como mover o Windows para outra unidade de duas maneiras diferentes.
Nome da imagem: transfer-windows-another-drive-1Image AltMover Windows para outro banner de unidade
Antes de aprender a mover o Windows 10 para outra unidade, certifique-se do seguinte:
Dica 1: Prepare todas as unidades de hardware
A princípio, eu recomendaria verificar o SATA ou qualquer outro cabo que você usaria ao trocar o disco. Além disso, certifique-se de ter um SDD ou HDD funcionando com seu cabo autêntico que possa ser usado para migração do Windows.
Dica 2: use uma ferramenta de migração profissional
Idealmente, você pode aprender a transferir o Windows 10 para um novo disco rígido usando sua opção incorporada ou uma ferramenta profissional. Para facilitar seu trabalho, você pode usar uma ferramenta engenhosa comoAOMEI Backupper.
Dica 3: Faça um backup prévio do seu sistema
Aprender a transferir o Windows para uma unidade SSD sempre pode ser uma situação tediosa. É provável que você acabe perdendo alguns dos arquivos do sistema ou do usuário no processo. Para evitar isso, eu recomendaria usar o AOMEI Backupper que pode manter um sistema ou backup de disco em qualquer local preferido.
Idealmente, você pode aprender a transferir o Windows 10 para um novo disco rígido usando o utilitário embutido do Windows ou usando qualquer aplicativo confiável de terceiros.
Solução 1: Como transferir o Windows para um SSD usando seus recursos integrados?
Se você também quiser aprender a mover o Windows para outra unidade, primeiro precisará criar uma imagem do sistema. Mais tarde, você pode usar uma mídia de instalação do Windows para instalar a mesma cópia do Windows em seu PC da seguinte maneira:
Etapa 1: preparar uma imagem do sistema Windows
Para preparar a imagem do seu sistema, basta acessar Configurações> Atualização e segurança> Backup e visitar a antiga opção Backup e restauração.
Como uma janela dedicada para Backup e Restauração seria aberta, você pode ir para a barra lateral e clicar no botão “Criar uma imagem do sistema”.
Isso iniciará um assistente dedicado onde você pode primeiro selecionar a unidade conectada onde deseja salvar a imagem do sistema.
Por fim, você pode selecionar a unidade do Windows para manter facilmente a imagem do sistema do seu PC no SSD/HDD conectado.
Etapa 2: criar uma mídia de instalação do Windows
Se você já tiver a mídia de instalação do Windows pronta, pule esta etapa. Caso contrário, você pode simplesmente conectar qualquer outra fonte e iniciar a mídia do instalador do Windows para iniciar sua configuração.
Tudo o que você precisa fazer é seguir um assistente básico de clique, permitindo que você crie uma mídia de instalação do Windows e selecione se deseja manter seus arquivos existentes ou não.
Etapa 3: Altere as configurações do BIOS em seu sistema
Ótimo! Agora, quando você tiver todos os recursos, basta reiniciar o computador e inserir as configurações do BIOS pressionando a tecla relevante (F2, F10, ESC, DEL ou qualquer outra tecla). Como as configurações do BIOS seriam iniciadas, você pode ir para a guia Boot e alterar a sequência de inicialização de acordo.
Etapa 4: reinstale o Windows e restaure a imagem do sistema
Caso haja um problema com o sistema Windows, você pode primeiro executar o instalador a partir da fonte conectada. Isso abrirá um assistente de configuração do Windows dedicado que você pode usar para instalar uma nova cópia do sistema operacional no computador.
Quando o Windows estiver funcionando no sistema, você poderá restaurar os dados da imagem do sistema. Para fazer isso, basta acessar as Configurações> Recuperação e executar uma Inicialização avançada. Quando o computador for reiniciado por meio da Inicialização avançada, vá para Configurações> Solucionar problemas> Recuperação da imagem do sistema.
Isso abrirá um assistente dedicado que você pode seguir para restaurar a imagem do sistema em seu computador.
Solução 2: Como transferir o Windows para um SSD com o AOMEI Backupper?
Se você estiver com pouco tempo, também poderá obter a ajuda do AOMEI Backupper para aprender como mover o Windows para outra unidade. É um aplicativo amigável que pode clonar sua unidade do Windows para qualquer outra fonte conectada. Dessa forma, você não precisa passar pelo incômodo de manter uma imagem do sistema ou pontos de restauração para atender aos seus requisitos.
Para aprender como mover o Windows 10 para outra unidade com a ajuda do AOMEI Backupper, basta seguir este exercício básico:
Etapa 1: escolha o módulo de clone de disco
Primeiramente, basta conectar seu disco ao computador e iniciar o aplicativo AOMEI Backupper. Na lista de opções fornecidas, vá para o recurso “Clone” na barra lateral e clique no botão “Disco Clone”.
Passo 2 Selecione a origem e o destino
Agora, para iniciar o processo, primeiro você precisa selecionar o disco de origem que deseja clonar, que seria a partição do Windows neste caso.
À medida que você prosseguir, o assistente solicitará que você selecione um disco de destino também. Aqui, você pode selecionar qualquer unidade SSD/HDD conectada para a qual deseja mover os dados do Windows.
Etapa 3: iniciar o processo de migração do Windows
Depois de selecionar os discos de Origem e Destino, o aplicativo forneceria sua visualização. Você pode ir para a opção “SSD Alignment” na parte inferior para fazer as alterações necessárias. Ao final, basta clicar no botão “Iniciar Clone” e simplesmente aguardar enquanto o aplicativo migra o drive do Windows.
Como pode demorar um pouco para migrar todo o disco com êxito, é recomendável não fechar o aplicativo no meio ou remover a unidade conectada.
Existem algumas maneiras de transferir o Windows 10 para uma unidade flash USB. Você pode criar um arquivo ISO que pode ser transferido para a unidade ou manter uma imagem do sistema nele. Para facilitar as coisas, você pode usar uma ferramenta como o AOMEI Backupper e seguir as etapas listadas acima para fazer backup da unidade do Windows.
Se você já possui o instalador, basta desinstalar os programas primeiro e instalá-los novamente na nova unidade. Além disso, você também pode usar ferramentas dedicadas de terceiros para migrar todos os programas instalados.
Sim, ao instalar qualquer programa, você pode selecionar um destino onde ele será salvo. Pode ser D, E ou qualquer outra unidade em vez de C. Na maioria dos casos, C é apenas a unidade padrão, pois é a partição onde o Windows está instalado.
Vamos lá! Até agora, você pode aprender facilmente como transferir o Windows 10 para um novo disco rígido por meio de dois métodos diferentes. Para simplificar as coisas, até discuti outras coisas, como você pode mover o Windows para outra unidade ou os pontos vitais a serem considerados com antecedência. Como a opção de migração do sistema operacional embutido no Windows pode ser extremamente complicada, você pode considerar uma ferramenta dedicada como o AOMEI Backupper que permite clonar e fazer backup/restaurar todo o disco sem problemas.
Luís Santos
chief Editor