05/12/2018 • Arquivado para: Recuperação de arquivos • Soluções comprovadas
No que toca a gerenciar as tarefas quotidianas, a linha de comandos tanto poder ser benéfica e poderosa como pode ser prejudicial. Por exemplo, o comando rm permite a você remover ou excluir arquivos, enquanto que o comando rmdir funciona da mesma forma para diretórios ou pastas.
No entanto, você deve ser cuidadoso pois ao contrário de quando transfere arquivos do Explorador para a Lixeira, não é possíve recuperá-los com estes comandos. Ainda assim, no caso de você desejar usufruir dos poderes do Terminal, não deve deixar de usar o comando cmd para excluir arquivos.
Existem formas para se certificar de que os arquivos que está excluindo são exatamente os que deseja excluir.
Não é complicado excluir arquivos usando o Explorador, e você pode sempre recuperar arquivos da Lixeira caso mude de ideias. Por isso, porquê usar a linha de comandos?
Aqui ficam algumas das razões:
Você sabia que é possível excluir um arquivo no Windows usando a Linha de Comandos? Confira em baixo os passos como fazer:
Passos
1. Comece por clicar em Iniciar e vá em Todos os Programas, Acessórios e por fim em Linha de Comandos. Em alternativa você pode executar os comandos (WinKey e R) e 'cmd', sem os apóstrofos, em Iniciar e Executar.
2. Introduza 'del' sem os apóstrofos.
3. Digite o nome e a extensão do arquivo. No caso de você estar no diretório original do arquivo, então já está pronto para proceder. Se não souber qual é a extensão do arquivo, tem que introduzir o arquivo numa espécie de caixa de busca (isso é determinado pelo tipo de computador que possui e qual a busca disponível para você). Clique à direita para localizar as propriedades e irá visualizar a página. Será algo como 'C:/nomedoarquivo.ext.'
Caso você não esteja no diretório adequado, você pode digitar 'cd' ou digitar o endereço completo do destino do arquivo para exluir.
Por exemplo, se você quiser excluir o arquivo 'file.txt', você tem que digitar 'del file.txt.' Se o arquivo estiver localizado no ambiente de trabalho, digite 'C: /Usuários/nomedeusuário/Ambiente de Trabalho\file.txt' isto se você estiver situado um diretório acima.
4. A tecla DEL fornece suporte para carateres de wildcards, como o asterisco (*). Por exemplo, no caso de você pretender excluir todos os arquivos em seu ambiente de trabalho com a extensão .wav, você deve digitar 'del C:\Usuários/nomedeusuário/Ambiente de Trabalho/*.wav.'
Excluindo arquivos/pastas usando a linha de comandos no Mac
Excluir arquivos ou diretórios depende das situações. Se você tentar executar o comando rm numa pasta, irá aparecer a seguinte mensagem:
Não é possível excluir um diretório usando o comando rm. O rmdir é um comando especial usado para excluir diretórios. Sendo assim, para excluir o diretório com o nome Arquivos, execute o seguinte comando:
rmdir Arquivos.
Excluindo um diretório e todos os arquivos presentes
• O comando rm command disponibiliza a opção poderosa (-R ou –r) conhecida como opção recursiva. Após executar o comando rm-R num diretório, você está operando o Terminal para excluir esta pasta e todos os arquivos presentes, todas as sub-pastas e todos os arquivos presentes também, tudo em simultâneo.
• Por exemplo, caso você tenha uma pasta com o nome Arquivos cheia de todo o tipo de arquivos e diretórios, excluir todos os arquivos um por um é um prcesso extremamente demorado. Por isso basta executar este comando:
1. rm-R Arquivos
2. Tenha em atenção que esta é uma ação permanente. No entanto, você pode usar o comando -flag como segurança.
3. rm-iR Arquivos
4. Este comando irá solicitar a você para confirmar a exclusão de cada item.
Truques e Dicas para excluir arquivos com o cmd
Se você não conseguir esvaziar a lixeira do seu Mac, o comando rm – R é muito útil. Pode ser irritante ter um arquivo bloqueado ou não ter permissões para excluir um ou vários arquivos. No entanto, você pode usar a linha de comandos para resolver o problema de forma simples.
1. Digite o seguinte comando no Terminal
• rm-R
• Introduza um espaço
• Abra a Lixeira no Explorador e arraste os itens para a Janela do Terminal. Você irá visualizar um ou vários arquivos com destinos como /Usuários/.Lixeira/file.txt.
• Se estiverem muitos arquivos presentes, você deverá reparar que a lista que aparece está toda numa única linha, envolvendo a Janela do Terminal. No caso de você ter a certeza absoluta dos arquivos que pretende excluir, clique em Voltar. A Lixeira será esvaziada pelo Terminal.
2. Envie a Saída do Comando para o Clipboard
Agora basta enviar a saída imediatamente para o clipboard.
Abra a linha de comandos a partir de uma pasta
Você já poderá ter tentado abrir a linha de comandos e deparou-se com imensos comandos cd ao tentar acessar a pasta. A boa notícia é que pode salvar imenso tempo usando o Explorador para abrir a linha de comandos dentro de uma pasta. Para isso basta pressionar em Shift, clicar com o botão direito na pasta e poderá visualizar a seguinte opção no menu.
Histórico de Comandos
O mais provável é que você pressione a tecla para cima para visualizar seus comandos anteriores; essa tarefa pode ser cansativa especialmente se quiser obter um comando específico. Outro método que você pode usar para visualizar seus comandos anteriores é usar o comando doskey.
Doskey/history
Se você excluiu acidentalmente arquivos importantes, não se preocupe, você pode recuperar arquivos excluídos usando o Recoverit.
Esta programa de recuperação pode ser testada gratuitamente (disponível no sítio oficial do produto), o Recoverit suporta todos os tipos de dispositivo, por isso você pode recuperar arquivos excluídos de drives USB, ou quaisquer outros dispositivos removíveis. Este software suporta quase todos os tipos de arquivos que existem. Por isso se você não encontrar o documento original, pode também tentar procurar pelos arquivos temporários excluídos.
Luís Santos
chief Editor