29/05/2019 • Arquivado para: Recuperação de arquivos • Soluções comprovadas
Muitas vezes nós baixamos arquivos que nunca mais voltamos a usar. Esses arquivos ocupam muito espaço em disco e são um dos principais alvos dos usuários no que diz respeito a otimização do sistema.
Se você já enfrentou problemas ao tentar remover esses arquivos do seu dispositivo, aqui estamos nós para ajudar! Experimente uma das 4 soluções seguintes:
O Windows é o sistema operativo mais usado no mundo, e a maioria de nós tem Windows no trabalho e em casa. Caso você já tenha enfrentado problemas ao remover os arquivos baixados no Windows, aqui deixamos a solução para se livrar permanentemente desses dados.
Pressione "Tecla do Windows + E". Agora escolha a pasta "Downloads" na parte lateral esquerda, no menu de acesso rápido.
Agora localize o arquivo que pretende eliminar.
Por predefinição, os dados baixados são armazenados na pasta "Downloads", no entanto, por vezes os usuários escolhem outra localização. Nesse caso, terá de procurar manualmente os arquivos.
O próximo passo é bastante simples. Apenas deve arrastar os arquivos para a Reciclagem ou clicar neles com o botão direito do rato e escolher a opção "Eliminar".
A pasta que contém os arquivos de download pode ser acessada de 2 formas diferentes:
1) Através da Dock (a barra apresentada no fundo da Secretária). Encontre a opção "Ir" e depois pressione "Downloads".
2) Através da barra lateral numa janela do Finder.
Mas caso tenha baixado os arquivos para outra localização, terá de os procurar manualmente.
Quando encontrar os arquivos, simplesmente os arraste para a Lixeira, ou pressione com o botão direito e escolha a opção "Excluir".
Um detalhe importante é que no Mac os arquivos são baixados como Imagens de Disco. Mesmo após desinstalar um aplicativo a Imagem de Disco poderá continuar armazenada no computador, ocupando imenso espaço. Então, no que diz respeito a aplicativos, desinstalar é apenas meio caminho. É necessário eliminar também esses arquivos de imagem, para libertar um maior espaço em disco.
Existem imensos gerenciadores de arquivos para dispositivos Android, disponíveis online.
Dois dos mais usados são:
1) ES File Explorer
2) Astro File Manager
Agora vamos exemplificar com o ES File Explorer. Inicie o aplicativo e será apresentada uma tela com todos os arquivos armazenados no dispositivo. Localize a pasta dos downloads e poderá verificar todos os arquivos baixados.
Assim que estiver na pasta correta e localizar os arquivos que pretende excluir, pressione a opção Eliminar.
O iOS não tem uma pasta dedicada para os arquivos baixados. Em vez disso, você terá de abrir o aplicativo que usa determinado arquivo e eliminá-lo a partir desse mesmo aplicativo. Usualmente será apresentada no canto da tela uma opção para excluir.
a) Por vezes um arquivo não pode ser eliminado porque está a ser usado no momento. Quando isso acontecer, encerre qualquer aplicativo que possa estar usando o arquivo e tente novamente.
b) Os usuários não conseguem encontrar os arquivos que pretendem excluir.
Ao contrário do Windows, o iOS é um pouco mais complicado na hora de localizar seus arquivos. Para contornar este problema, alguns usuários efetuam um processo para desbloquear o sistema operativo, chamado "jail brake". Dessa forma é possível instalar um aplicativo gerenciador de arquivos e manipular os dados da mesma forma que no Android.
c) O iOS não permite excluir algumas músicas.
Para resolver este problema, elimine a música da pasta iTunes no computador. Da próxima vez que o iOS sincronizar com o iTunes, a música será removida.
Esperamos ter ajudado! Se apagar algum arquivo acidentalmente, mantenha a calma! Ainda é possível recuperar os seus dados. Para isso, experimente a seguinte ferramenta.
Luís Santos
chief Editor