No que diz respeito a tarefas do dia-a-dia, o prompt de comando pode ser tanto útil como prejudicial. Por exemplo, o comando rm permite eliminar arquivos. O comando rmdir funciona da mesma forma para pastas.
No entanto, tenha cuidado porque os dados eliminados desta forma não ficam na lixeira. Ainda assim, caso deseje fazer maior uso da linha de comando, é importante memorizar comandos uteis para as operações básicas, como eliminar dados.
Existem maneiras de incluir uma proteção para garantir que os únicos arquivos apagados sejam aqueles que você deseja excluir.
Parte 1. Vantagens da Linha de Comando
Não é difícil apagar arquivos com o Finder e existe sempre a possibilidade de recuperar os arquivos da Lixeira caso mude de ideias. Então porque arriscar eliminar na Linha de Comando?
Abaixo estão algumas razões:
- Ao usar o asterisco *, é possível eliminar vários arquivos de forma rápida e simples.
- É possível recuperar arquivos da Lixeira quando enfrenta erros.
- É possível apagar arquivos que estão invisíveis no Finder; normalmente são arquivos específicos de algumas aplicações, com um ponto (.) a seguir ao nome.
- Caso o sistema esteja com erros e não seja possível usar o Finder, a Linha de Comando pode ajudar a diagnosticar o problema.
Parte 2. Eliminar dados com o Prompt de Comando no Windows
Siga os passos seguintes e saiba como usar o comando eliminar no Prompt de Comando do Windows:
Passos
- Clique no botão "Iniciar", "Todos os programas", "Acessórios" e "Prompt de Comando". Em alternativa digite "cmd" (sem aspas) na caixa de pesquisa e pressione "Enter".
- Digite "del".
- Digite o nome do arquivo e a extensão. Caso você esteja no diretório que contém o arquivo, você está pronto para prosseguir. Caso você não saiba qual é a extensão, digite nome o arquivo dentro de uma caixa de pesquisa (isso é determinado pelo computador que você possui e pelo tipo de pesquisa disponível). Clique com o botão direito do mouse, encontre propriedades e a extensão será exibida na página principal. Por exemplo, "C:\myfilename.ext"
Caso esteja numa diretoria diferente, navegue até à correta com o comando "cd" ou simplesmente digite o caminho completo do arquivo, seguido do nome.
Por exemplo, se deseja apagar "arquivo.txt" terá de digitar "del file.txt". Se o arquivo estiver na área de trabalho, o caminho será deste género "C:\Users\username\Desktop\file.txt".
- O comando DEL permite o uso de caracteres especiais, como o asterisco (*). Por exemplo, se você deseja eliminar todos os arquivos .WAV da área de trabalho, o comando seria o seguinte: "del C:Users/username/Desktop/*.wav"
Parte 3. Eliminar dados com a Linha de Comando no Mac
Eliminar arquivos ou pastas varia um pouco. Se tentar executar o comando "rm" numa pasta, será exibida a seguinte mensagem:
Não é possível eliminar uma pasta com o comando "rm", apenas com o "rmdir". Então, se desejar eliminar uma pasta chamada "Archives", o comando seria o seguinte:
rmdir Archives
Parte 4: Eliminar pasta e arquivos
- O comando "rm" possui uma opção recursiva (-R ou -r) que força a execução do comando. O comando "rm-R" significa que a pasta será eliminada, independentemente dos arquivos ou subpastas contidos no seu interior.
- Se tiver uma pasta com muitos arquivos, eliminar um a um iria demorar imenso tempo. Então digite o comando da seguinte forma:
- rm-R Archives
- Note que esta é uma decisão permanente. No entanto, é possível adicionar uma opção de segurança.
- rm-iR Archives
- Isto vai pedir a confirmação antes de liminar cada item.
Parte 5: Dicas Úteis
Caso não consiga esvaziar a Lixeira do Mac, o comando "rm –R" pode ser útil. Um arquivo pode estar bloqueado ou talvez o usuário não tenha as permissões necessárias. Isto pode ser muito irritante, mas facilmente resolvido com a Linha de Comando.
1. Esvaziar a Lixeira através da Linha de Comando:
- rm-R
- Dê um espaço.
- Abra a Lixeira no Finder e arraste os arquivos para a janela do Terminal. Na tela serão exibidos os caminhos dos itens, como "/Users/.Trash/file.txt"
- Se forem muitos arquivos, pode ser que sejam todos apresentados em apenas uma única linha, ocupando toda a janela. Tem certeza que pretende eliminar tudo? Pressione a tecla "Return", desta forma a Lixeira será esvaziada através do Terminal.
2. Enviar a saída de um comando para a área de transferência
É possível enviar a mensagem de saída de um comando diretamente para a área de transferência.
Inicie a Linha de Comando a partir de uma pasta
Talvez já tenha enfrentado a inconveniente situação de tentar navegar até uma pasta através do Prompt de Comando. A boa notícia é que agora é possível abrir o Prompt de Comando diretamente na pasta usando o Explorer do Windows. Apenas pressione Shift, clique direito na pasta e o menu de contexto irá apresentar essa opção.
Comando "history"
Provavelmente já deu por si a pressionar várias vezes a seta para cima, tentando encontrar um comando. Outra forma é usar o comando doskey.
Doskey/history
Se você perdeu dados importantes no computador, não se preocupe. Com o Recoverit ainda é possível recuperá-los. Baixe e experimente gratuitamente a melhor ferramenta de recuperação de dados do mercado.
- Recupera completamente arquivos perdidos ou apagados, fotos, áudio, música e e-mails a partir de qualquer unidade de armazenamento de forma eficaz e segura.
- Suporta recuperação de dados a partir da lixeira, disco rígido, cartão de memória, pen drive, câmera digital e filmadoras.
- Suporta recuperação de dados excluídos subitamente, formatação, corrupção de disco rígido, ataque de vírus e falha de sistema em várias situações diferentes.
Recuperação de Arquivos
- Reparar Arquivos
- Recuperar arquivos
- Limpar & Excluir Arquivos
- Recuperar & Reparar Mais
Luís Santos
chief Editor