26/10/2019 • Arquivado para: Recuperação de pen drive • Soluções comprovadas
O pen drive é um dispositivo muito útil, com ele você pode ter todos os seus arquivos quando precisar, podendo conectar em qualquer computador independente do sistema operacional. Contudo, apesar da praticidade, o pen drive está exposto a malwares e problemas relacionados ao seu mau uso, o que pode causar problemas e até danificar seu dispositivo, fazendo com que você perca seus arquivos.
Se você utiliza o Linux e identificou seu pen drive lento ou até mesmo nenhum drive de dispositivo é encontrado, pode ser que o aparelho esteja danificado. Felizmente, o próprio sistema oferece ferramentas para que você consiga recuperar o seu pen drive e deixá-lo funcionando normalmente, isso sem a necessidade de instalar nenhum software.
Se o ubuntu não reconhece pen drive, existem 3 causas para este problema. A primeira é que o seu dispositivo pode ter sido algum malware e por isso foi corrompido, ou a causa disso foi uma retirada súbita e incorreta.
Lembre-se que essa retirada abrupta pode causar danos quase irreparáveis ao seu dispositivo, causando uma sobrecarga elétrica e queimando o seu pen drive. Alguns afirmam que este risco é menor se o aparelho estiver conectado nas entradas USB traseiras, mas de qualquer forma é melhor se precaver
A segunda pode ser algum problema na sua porta USB, causando que usb não conecta no pc. Para isso, tente abrir o seu pen drive em um outro computador que seja confiável, se ele funcionar normalmente é provável que o erro esteja na sua máquina e não no dispositivo.
Por fim, o problema pode estar relacionado ao seu sistema. Primeiramente, se o seu pen drive está configurado no formato exFAT ou FAT32, tente testar em um outro sistema operacional, se tudo estiver funcionando normalmente, o problema é o funcionamento no ubuntu.
Se você consegue montar o seu pen drive com permissão de escrita, o erro pode estar ocorrendo pois o dispositivo está sendo montado em local incorreto. Se a partição está no local errado, é possível que o seu pen drive esteja apenas no modo de leitura, o que pode fazer com que não esteja sendo reconhecido pelo sistema.
O que fazer se pc não reconhece Headset usb? Em primeiro lugar, você precisa descobrir em qual unidade o seu dispositivo está, para fazer isso, utilize o comando lsblk. Feito isso, todos os discos que estão no seu sistema serão listados, fique atento pois este comando não irá listar apenas o que está conectado às portas USB. Você deve prestar muita atenção a saída para não confundir um flash com um disco rígido, acabando por apagar algo importante.
Uma boa opção para recuperar a sua unidade flash é utilizar a ferramenta fsck. O comando é uma excelente opção para remover os blocos ruins de arquivos, já que estes são os grandes responsáveis pelo não reconhecimento ou dificuldade de leitura no ubuntu.
Para isso, você deve abrir uma janela de terminal e digitar o comando sudo fsck /dev/sdc1, lembre-se que as partes /dev/sdc1 deve ser ajustada com as informações que foram encontradas no seu sistema. Esse comando pode ser executado apenas em uma partição se for escrito como /dev/sdc1, ou em todo o sistema se for configurado como /dev/sdc. Quando este processo for concluído, o seu pen drive irá operar normalmente no sistema Linux.
Muitas vezes o dano é tamanho que a melhor maneira de recuperar os seu dispositivo é zerar a unidade e infelizmente sacrificar os seus arquivos. Para isso, a melhor ferramenta que você pode utilizar é o comando dd.
Abra o terminal e digite o comando sudo dd if=/dev/zero of=/dev/sdc, lembrando que o comando /dev/sdc deve ser adaptado de acordo com as especificações do seu sistema. Após esse processo, todos os dados que estavam armazenados se tornam inutilizáveis, o que quer dizer que você vai precisar de uma nova partição.
Você possui três opções que podem funcionar em mais de um sistema operacional, escolha aquele que melhor se adequa às sua necessidades.
Utilize o comando sudo mkfs.msdos -I -f 2 /dev/sdc1.
Utilize o comando sudo mkfs.ntfs -f /dev/sdc1.
Utilize o comando sudo mkfs.ext4 -f /dev/sdc1.
Para se certificar que todas as alterações foram feitas, utilize o comando sync. Após isso, você pode remover o seu pen drive de forma segura. Se tudo for feito corretamente, o seu pen drive estará pronto para uso novamente no ubuntu.
Se você não precisou zerar a sua unidade, é possível que alguns dos seus arquivos tenham se perdido durante o processo, mas isso não é irreversível. Com o Recoverit, um software gratuito, é possível reaver seus documentos de maneira rápida e simples.
Recoverit pode ajudá-lo a recuperar todos dados de uma unidade USB de forma fácil e eficaz. O aplicativo consegue efetuar isso desde que a unidade seja detectada no computador, mesmo que esteja danificada ou corrompida.
Baixe o programa, execute o arquivo e clique em “Iniciar agora”. Após isso, é importante que você faça o registro na ferramenta, essa etapa não pode ser pulada já que você receberá a chave para utilização no e-mail cadastrado.
Inicie o programa, selecione o local no qual os dados foram perdidos e clique em “Iniciar” para que o Recoverit possa fazer uma digitalização. Feita a varredura geral, você poderá poderá quais arquivos podem ser recuperados. É possível fazer uma filtragem para selecionar aqueles que você realmente precisa, pausar e reiniciar o processo de onde parou a hora que você quiser.
A seguir, o programa seleciona todos os arquivos que são recuperáveis. Visualize se todos estão funcionando corretamente e clique em “Recuperar”. Um ponto importante é não salvar os arquivos no mesmo disco que foi corrompido.
Além disso, não se esqueça de sempre manter o backup dos arquivos mais importantes. Alguns deles não podem ser recuperados e existe a possibilidade de você ter de zerar o pen drive.
Caso você utilize o ubuntu e nenhum drive de dispositivo é encontrado, existem algumas maneiras simples de resolver. A grande diferença para os outros sistemas é que você precisa abrir a tela e utilizar comandos próprios, sem se esquecer de adicionar as especificidades do problema que o seu flash apresenta.
Um grande porém é que uma das soluções exige que, para recuperar o funcionamento do seu dispositivo, você precisa zerar o pen drive e perder todos os arquivos. Neste caso, nem com a ajuda do Recoverit é possível reavê-los, por isso não se esqueça de sempre manter um backup dos seus dados para evitar danos maiores.
Luís Santos
chief Editor