25/04/2021 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
P: Como Sincronizar Automaticamente uma Unidade USB ao Conectar?
"Olá amigos, existe alguma maneira de sincronizar automaticamente meu USB? Costumo tirar fotos e me esqueço de fazer o backup. Então, seria útil para mim se eu pudesse encontrar alguma solução para sincronizar automaticamente a unidade USB quando conectada."
Às vezes, é necessário transferir dados de e para um PC e, neste caso, uma unidade USB ajudará. Bem, o que é uma unidade USB? É um pequeno armazenamento externo muito utilizado devido à sua conveniência. Como não possuem peças móveis, tendem a ser bastante duráveis, são multifuncionais e portáteis. Você pode carregá-los para qualquer lugar, conectá-los a diferentes dispositivos e usá-los por mais tempo.
Muitos usuários sincronizam drives USB com PCs diferentes e têm mais de um desses dispositivos. Houve uma necessidade e demanda de sincronização de arquivos entre Pen Drivers e computadores. A sincronização é extremamente importante quando você usa apenas o dispositivo USB para armazenar documentos. O disco rígido pode falhar, mas se os arquivos forem sincronizados com um PC, você ainda poderá acessá-los.
A segurança dos dados é aprimorada quando os arquivos de um computador são sincronizados com uma unidade USB. Você não deve se arriscar com arquivos importantes e com uma unidade USB, você pode transferir arquivos entre PCs em locais diferentes. A sincronização de uma unidade USB traz inúmeros benefícios que veremos a seguir.
As pessoas armazenam dados importantes em seus computadores e em diferentes pastas, acreditando que é totalmente seguro. Documentos, fotos, registros financeiros, licenças, seguros, arquivos de música e vídeos, entre outros. Ao conectar sua unidade USB, o backup será automático. Você não precisa se preocupar quando precisará fazer o próximo backup.
Inicialmente, a maioria das pessoas copiava e colava pastas importantes do computador na unidade USB. É assim que eles sincronizam drives USB com seus PCs para proteger seus dados. Essa opção não é apenas exaustiva, mas também demorada. As pastas precisam ser copiadas corretamente e isso pode ser um desafio ao escolher o processo manual. Para copiar pastas corretamente e economizar tempo, especialmente com pastas grandes, a maneira mais conveniente é sincronizar a unidade USB automaticamente.
As coisas podem ser imprevisíveis e seu computador ou notebook pode desligar enquanto você está trabalhando em um documento. É frustrante, pois é muito provável que você perca pastas e arquivos importantes. Para evitar que isso aconteça e manter seus dados seguros, você deve sincronizar sua unidade USB. Com esta opção, não há necessidade de um servidor intermediário para manter os arquivos. Novamente, você terá seus dados originais e de backup.
Dependendo de suas preferências, você pode escolher diferentes locais para sincronizar pastas e arquivos. No entanto, a maioria das pessoas prefere sincronizar dados com uma unidade USB e isso mantém os dados seguros, independentemente de sua localização.
A primeira coisa que você deve fazer é inserir a unidade no PC e garantir que ela seja detectada. Depois de confirmar isso, é hora de instalar e executar o AOMEI Backupper Professional. Abaixo, temos duas maneiras que você pode usar para sincronizar arquivos de e para a unidade USB.
Para tornar a sincronização mais fácil, você deve escolher um software de sincronização de arquivos confiável. Se você estiver usando o Windows 11/10/8/7, o AOMEI Backupper Professional será útil para isso. Isso porque ele é um programa de backup e sincronização usado com essas versões do Windows. Copiar e mover dados não deve ser um problema, pois isso é algo que você pode fazer com apenas alguns cliques. Isso é possível devido à sua interface intuitiva.
Além de realizar uma tarefa de backup, este programa ajuda a sincronizar automaticamente a unidade quando ela está conectada com File Sync. Com a opção de sincronização, os arquivos podem ser usados diretamente, embora não seja o mesmo caso com backups. A sincronização automática é altamente recomendada se você continuar copiando arquivos que são usados regularmente.
Às vezes, coisas podem acontecer e você perde dados importantes. Devido a isso, o backup automático é altamente preferido. Ajuda na criação de uma cópia extra que será útil em tais cenários.
Passo 1: Instalando o programa
O primeiro passo é instalar e abrir o AOMEI Backupper.
Passo 2: Sincronizar o arquivo
Clique em "Backup" no console principal e role para baixo para clicar na opção "Sincronizar arquivos".
Passo 3: Adicione uma pasta
Agora, aqui você precisa clicar na opção "Adicionar pasta". Depois disso, você verá uma janela aparecer na tela. Vá em frente e adicione as pastas de sua escolha.
Passo 4: Escolha o destino
Você precisa escolher o caminho de destino e, portanto, deve clicar em "Unidade USB".
Passo 5: Agende a tarefa
Para definir a frequência com que a sincronização deve ser feita, selecione "Agendar". Escolha diária, semanal ou mensal, dependendo da frequência com que deseja sincronizar seus arquivos.
Passo 6: Inicie o processo de sincronização
Para executar a tarefa agora, selecione “Iniciar Sincronização”. Você também pode executar o próximo horário agendado
Tenha em mente:
Se você possui um Pen Drive e também usa com frequência para manter documentos e arquivos entre o escritório e sua casa, você pode perder a cópia de alguns arquivos. Isso acontece com frequência, mas você não precisa se preocupar. Sincronizar dados entre pastas e unidades diariamente não deve ser um desafio. O SyncToy da Microsoft permite que você faça isso facilmente.
Passo 1: Para sincronizar seus dados enquanto você começa a usar o SyncToy, é necessário criar novas pastas. Você pode escolher esses pares de pastas em unidades externas, no computador que está usando ou em uma rede. Para isso, selecione "Criar novo conjunto de pastas".
Passo 2: O próximo passo é verificar onde estão localizadas as pastas que você deseja sincronizar. No computador, a pasta à direita será "Minha unidade USB", enquanto a pasta à esquerda será "Minha pasta".
Passo 3: Você precisa escolher o que deseja fazer a seguir entre as duas pastas. Se "sincronizar" já estiver marcado, isso não deve ser um problema. Abaixo estão as diferenças nas opções de ação de acordo com o arquivo de ajuda do SyncToy.
Passo 4: Você pode dar qualquer nome às suas pastas sincronizadas antes de clicar em "Concluir".
Passo 5: Nesta passo, você sincronizou seus dados com êxito e pode ver os detalhes, incluindo as opções de alteração. Verifique se tudo está em ordem antes de clicar no botão "Executar".
Passo 6: Um botão informando que a sincronização foi bem-sucedida aparecerá se tudo estiver em ordem.
O bom é que você pode criar sua quantidade preferida de reparos de pasta que precisam ser sincronizados. Você pode sincronizar uma unidade USB ou sincronizar duas pastas no mesmo computador ou discos rígidos externos.
O sincronizador de arquivos ou File Sync é um utilitário que ajuda na sincronização de vários arquivos e pastas. As duas vantagens são que você pode atualizar rapidamente duas pastas em locais diferentes e também é fácil de usar. Além disso, é gratuito quando você deseja fazer backup e sincronizar arquivos. Ele funciona em computadores, notebooks, dispositivos de armazenamento externos. É um recurso do AOMEI Backupper considerado um dos melhores.
Quer se trate de imagens digitais, e-mails ou MP3 entre outros dados que você deseja sincronizar e fazer backup, este utilitário torna isso fácil. Estas são maneiras fáceis de executar programas automaticamente quando o USB está conectado. Apenas alguns cliques e pronto, você não precisa se preocupar com a perca de dados.
Luís Santos
chief Editor