29/11/2022 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas
A criptografia de disco adiciona outra camada de proteção para proteger todos os seus dados offline. Antes, você precisava de um software de terceiros para fazer isso, mas a Microsoft facilitou a tarefa ao incluir o BitLocker como padrão desde o Windows 7. Desde então, ele é um recurso integrado. Embora muitos usuários possam achar ele um pouco irritante, especialmente quando esquecem o PIN ou a senha do BitLocker. Bem, não se preocupe mais, pois este guia descreverá as várias maneiras de desabilitar o BitLocker no Windows 10.
Dica: O Bitlocker é um recurso de criptografia que protege seus dados caso seu disco físico ou computador seja roubado ou atacado por vírus. Portanto, recomendamos ativar o BitLocker.
É a maneira mais amigável de desativar o BitLocker do Windows 10. Você não precisa de nenhuma linha de comando ou software de terceiros, pois o BitLocker faz parte das configurações do sistema. Para remover a criptografia do BitLocker usando o Painel de Controle:
Observação: Você deve observar que esse método exige que você tenha seu PIN ou senha do BitLocker em mãos. Se não for esse o caso, é melhor usar outras maneiras descritas neste guia.
O Windows 10 tem um aplicativo de Configurações que ajuda você a monitorar a configuração do sistema de forma mais abrangente. Por exemplo, para remover o BitLocker do Windows 10 usando as Configurações:
Assim como desativar o BitLocker no Painel de Controle, você precisa da senha ou PIN do BitLocker para desabilitar a criptografia por meio das Configurações do Windows.
O Editor de Política de Grupo Local permite que o administrador controle o acesso e as permissões de vários usuários e aplicativos no computador. Ele também pode desativar serviço do BitLocker no Windows 10 se você usar o método a seguir.
Se você executar o editor de política de grupo como administrador, talvez não seja necessário inserir a senha ou o PIN do BitLocker. A melhor parte é que as mesmas configurações se aplicam a todas as unidades e usuários do sistema.
O Windows PowerShell permite mais controle sobre os aplicativos do seu sistema do que seu navegador normal. Imagine ele como um Prompt de Comando Lite. Os comandos são mais diretos, embora sejam necessários mais alguns passos para concluir qualquer tarefa e seja um pouco mais lento. Para remover o BitLocker do Windows 10 em qualquer unidade do seu computador:
$BLV = Get-BitLockerVolume
Disable-BitLocker -MountPoint $BLV
Este comando atribui a localização de todas as unidades com criptografia do BitLocker à variável 'BLV'. Você pode usar qualquer outra variável conforme sua preferência.
Você deve saber que esse processo demora um pouco para ser concluído. Quando em andamento, é imperativo não interromper o sistema ou abrir arquivos das unidades em processo.
Como a maioria das outras tarefas em seu computador, o prompt de comando reduz um processo demorado usando apenas algumas linhas de código. Siga os passos abaixo para remover a criptografia do BitLocker em seu computador Windows 10 por meio do CMD:
manage-bde -off X:. Substitua a letra 'X' pela letra de unidade apropriada.
Se tudo correr bem, você deverá receber uma criptografia de 0% ao verificar o status das unidades. Se houver unidades que ainda tenham criptografia do BitLocker, repita o processo com a letra da unidade relevante.
O BitLocker é como qualquer outro serviço do sistema Windows. Ele é executado em segundo plano assim que você inicializa seu sistema. Portanto, você pode desabilitar a criptografia na janela de tarefas em segundo plano. Para fazer isto, siga o procedimento mencionado abaixo.
O serviço de criptografia do BitLocker será encerrado após isso. Você pode confirmar acessando a seção Processos do Gerenciador de Tarefas. Para abrir, pressione Alt + Ctrl + Delete no teclado e selecione Gerenciador de Tarefas na tela.
A formatação de um disco rígido deve ser o último recurso em qualquer caso. Isto apaga todos os dados e restaura o disco rígido para as configurações de fábrica. Funciona se você quer se livrar de um vírus ou malware desagradável. No entanto, o mesmo método também auxilia a remover a descriptografia do BitLocker.
Você pode seguir algumas dicas úteis para formatar uma unidade criptografada do BitLocker.
O BitLocker to Go mantém os protocolos de criptografia de uma unidade mesmo quando ela seja removida do computador. É um excelente recurso que permite usar a criptografia do BitLocker em pen drives e discos rígidos removíveis. Você pode desbloquear os dispositivos com o BitLocker to Go pelos métodos a seguir.
Uma janela emergente informará que está criptografado ao abrir a unidade. Use a senha ou PIN do BitLocker para desbloquear para a sessão. Você pode optar por deixar desbloqueado sempre que acessar a partir do sistema.
O BitLocker cria algumas chaves de recuperação caso você esqueça sua senha de criptografia. Geralmente está na unidade do seu sistema operacional e você pode localizar pesquisando por 'Chave de Recuperação do BitLocker' na barra de pesquisa do seu sistema. Você também pode acessar por meio de sua Conta da Microsoft na seção de Dispositivos.
Copie e cole a chave na caixa Digitar a chave de recuperação na seção Mais Opções. Clique em Desbloquear e você poderá acessar sua unidade.
Para desabilitar o BitLocker no Windows 10 da unidade, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Gerenciar BitLocker. Em seguida, clique em Desativar o BitLocker na janela aberta e confirme sua escolha.
O BitLocker é um processo simples e seguro para criptografar seus discos rígidos. Ainda assim, ele não tem compatibilidade com versões anteriores do Windows e muitas vezes pode ser irritante quando você quer apenas navegar pelos arquivos em seu sistema. Esperamos que este guia permita que você respire um pouco mais aliviado, embora recomendemos deixar o BitLocker ativo em suas unidades, principalmente aquelas em que você possui dados importantes.
Luís Santos
chief Editor