Como consertar o superaquecimento do disco rígido

Saiba como consertar o superaquecimento do disco rígido

Você aprenderá sobre o superaquecimento do disco rígido e como corrigi-lo.

Wondershare Recoverit Authors

25/01/2021 • Arquivado para: Recuperação de HD • Soluções comprovadas

0
P: "Existe alguma maneira de consertar o superaquecimento do disco rígido?"

O superaquecimento em um disco rígido é um problema comum que pode reduzir o desempenho do computador, mas geralmente é fácil de resolver. As causas mais comuns estão relacionadas à obstrução dos sistemas de ventilação, seja por acúmulo de poeira, ventilação insuficiente, falha mecânica no disco rígido ou até mesmo colocação do computador (no caso de laptops) sobre superfícies macias como travesseiros, colchões, ou sofás. Aqui, você aprenderá tudo o que precisa saber para resolver esse problema e evitar qualquer dano causado pelo calor do disco rígido, seguindo etapas simples e práticas.

  • Parte 1. Como consertar o superaquecimento do disco rígido?
  • Parte 2. O que pode causar superaquecimento do disco rígido?
  • Parte 3. Quais são os resultados do superaquecimento do disco rígido?
  • Parte 4. Como reparar o HDD de um desktop/laptop que está superaquecido
  • Parte 5. Etapas para recuperação do disco rígido superaquecido
  • Parte 6. Como evitar problemas de superaquecimento do disco rígido?

Parte 1: Como corrigir o superaquecimento do disco rígido?

P: "O que fazer se um disco rígido superaquecer? "

Os problemas de superaquecimento em discos rígidos estão comumente relacionados à falta de dissipação, discos rígidos usam campos magnéticos gerados por um cursor (cabeça) em um disco de alumínio, desta forma a informação é escrita e lida. O disco de alumínio é projetado para girar em altas velocidades (rpm), é desta forma que o cursor pode atingir qualquer setor do disco em frações de segundo, porém todo esse processo gera grandes quantidades de calor, que são dissipadas através de placas condutoras de calor, uma vez lá, o calor é dispersado através do sistema de ventilação do seu computador, que comumente é composto por ventiladores estrategicamente posicionados para gerar um fluxo de ar adequado que expele todo o calor acumulado no interior do seu computador. Resolver um problema de superaquecimento geralmente é uma tarefa simples que consiste em realizar uma série de processos de manutenção e limpeza.


Parte 2: O que pode causar o superaquecimento do disco rígido?

Na maioria dos casos, o problema de superaquecimento se deve a um problema de obstrução do fluxo de ar, mas caso este não seja o seu caso, aqui falarei sobre as possíveis causas que podem gerar este problema.

Um número significativo de setores defeituosos: É importante lembrar que um disco rígido vai gerar calor devido aos giros que o disco de alumínio faz para ler e escrever dados, portanto, se seu disco rígido tiver uma quantidade considerável de setores danificados, o disco fará um esforço maior, girando mais vezes do que o normal, gerando calor excessivo.

Usando o laptop em superfícies macias, como travesseiros: Este é um dos problemas mais comuns, muitas vezes, os usuários de laptop não designam um local específico para trabalhar. Eles carregam seus laptops para todos os lugares, incluindo sofás ou camas. O problema em fazer isso é que a maioria dos laptops tem um sistema de ventilação que retira o ar da parte inferior do computador e expele o ar quente pelas laterais da parte superior, próximo ao teclado. Ao usar uma superfície macia para trabalhar, obstrui as entradas de ar fresco, gerando um gargalo no sistema de dissipação.

Resfriamento insuficiente da CPU: Qualquer componente do seu computador que esteja sofrendo de superaquecimento limitará sua capacidade de gerar menos calor e proteger a integridade física dos componentes, portanto, quando sua CPU estiver sofrendo de estrangulamento térmico, ele reduzirá suas frequências e tensões com o objetivo de proteger-se e por sua vez, começará a funcionar muito mais devagar. Se sua CPU trabalha mais devagar que o disco rígido, o disco rígido, entre outros componentes, terá que fazer um esforço extra para compensar a falta de desempenho e por sua vez, é importante ter em mente que, uma CPU superaquecida é capaz de aumentar radicalmente a temperatura interna do seu computador.

Ventilação deficiente: Em algumas ocasiões, os sistemas de dissipação não são bem projetados para dissipar adequadamente o calor fora do computador, e isso pode ser a causa do calor irradiado por qualquer um de seus componentes, incluindo o disco rígido, não ser dissipado.

Partículas de poeira: A poeira é o pior inimigo dos sistemas de ventilação, ela se acumula e obstrui os ventiladores, adicionando peso e dificultando o funcionamento das engrenagens, gerando atrito e limitando drasticamente a capacidade de dissipação de calor. Além do acima exposto, a poeira adere às superfícies de cobre dos sistemas de dissipação de laptop, evitando que seja dispersa e até mesmo aumentando as temperaturas.

Temperatura ambiente alta: A temperatura ambiente geralmente não é um problema quando você tem um sistema de dissipação adequado, mas é verdade que em algumas regiões, a temperatura ambiente é superior a 105°F (40°C) e isso pode ser um fator de risco para seus componentes se você não use um sistema de resfriamento especializado.

Uso excessivo do disco por programas maliciosos ou infectados: A intervenção de um vírus é capaz de gerar uma série de problemas, inclusive superaquecimento, pois sabe-se que um vírus pode instruir o sistema de ventilação do seu computador a reduzir as rotações do ventilador ou sobrecarregar o uso do disco rígido, CPU e RAM. É muito importante ter seu sistema operacional e antivírus atualizados para evitar esses problemas.

Fragmentação do disco: Quando você exclui um vídeo, uma foto, um programa ou qualquer tipo de informação do seu computador, essas informações não são excluídas, mas em vez disso, o disco rígido agora sabe que você não usará essas informações e tem permissão para substituir com novas informações os locais onde os itens excluídos costumavam ser armazenados fisicamente. Este processo é muito eficiente, mas, por sua vez, gera pequenos segmentos residuais de informação. É importante realizar um processo de "Desfragmentação" se notar que o disco rígido está com problemas de funcionamento, pois essa pode ser a causa.

Problemas mecânicos e elétricos:  Um disco rígido é composto por peças muito frágeis, uma pancada, um movimento repentino ou um choque de tensão podem gerar vários tipos de avarias. Existe a possibilidade de que seu disco rígido tenha danos físicos, e isso pode ser a fonte de problemas térmicos.


Parte 3: Quais são os resultados do superaquecimento do disco rígido?

Como mencionei antes, qualquer componente que sofra de superaquecimento irá reduzir seu desempenho para proteger sua integridade física, isso na verdade pode gerar vários problemas como:

Corrupção de partição: O problema de superaquecimento pode causar falhas que resultam na corrupção de uma unidade, isso porque há um problema na estrutura da informação e o formato da unidade fica irreconhecível; em alguns casos, os discos rígidos são projetados para bloquear o acesso às informações quando detectam um problema que pode fazer com que você perca ou danifique seus arquivos, portanto, você precisará entrar em contato com o provedor para desbloqueá-lo.

Corrupção de arquivo & Perda de dados: As informações armazenadas em seu disco rígido são estruturadas de forma específica e quando o processo de escrita ou leitura é interrompido repentinamente, isso pode causar danos à estrutura de suas informações, tornando-as ilegíveis.

Aumento de setores defeituosos: Se o seu disco rígido está sofrendo de superaquecimento, ele pode começar a ter setores danificados. Para diagnosticar esse problema, você precisará de um software especializado para diagnosticar discos como Crystaldiskinfo, HDD Health ou DiskCheckup.

Falha do sistema & Desligamento inesperado do sistema: Se o seu computador está exibindo telas de erro azuis, isso pode estar diretamente relacionado ao estado de saúde do seu disco rígido, se o tempo de resposta for muito lento ou interrompido durante a leitura ou gravação de dados, o sistema operacional é projetado para desligar o computador proteger seus dados.

Freqüente congelamento do sistema: Se o seu sistema congelar, pode ser porque a velocidade de resposta do disco rígido é muito lenta devido ao excesso de calor que limita suas capacidades.

Som de guincho, clique ou zumbido constante: Se o seu disco rígido estiver emitindo sons incomuns, isso pode ser um sinal de dano físico ao disco rígido. Se você notar esses sons, recomendo que não ligue o computador até obter um novo disco para substituí-lo.

Falha no disco rígido: Existe a possibilidade de o disco rígido falhar, neste caso, não haverá escolha a não ser substituí-lo por um novo.


Parte 4: Como reparar o HDD de um desktop/laptop que está superaquecido?

Método 1: feche os programas que você não precisa usar

Você pode fechar os aplicativos que não está usando com a barra de tarefas, bastando clicar com o botão direito do mouse para exibir o menu de opções, assim que o menu estiver aberto, clique em "Fechar programa".

Existe a possibilidade de você já ter programas abertos sem perceber, para saber quais são, pressione Alt + Del, isso abrirá o "Gerenciador de Tarefas". A partir daqui, você pode fechar os programas que não usa com apenas um clique.

add corrupted video files

Método 2: verificar e remover vírus

Dependendo do antivírus instalado, você terá que executar a opção de verificação e limpeza. Isso pode levar alguns minutos, portanto, mantenha a calma e não desligue o computador durante esse processo.

Se você não tiver um antivírus instalado, pode usar o Windows Defender.

add corrupted video files

Método 3: mantenha-o limpo

Use ar comprimido para remover o pó que pode estar obstruindo o sistema de ventilação do seu computador, faça-o em um local aberto para que o pó não seja sugado novamente pela ventilação do seu computador.

Método 4: corrigir setores defeituosos no disco rígido

Abra uma janela do Windows File Explorer e navegue até a unidade que deseja verificar, clique com o botão direito do mouse no ícone do disco rígido e selecione Propriedades. Agora você tem que clicar na seção "Ferramentas" e depois clicar em "Verificar".

add corrupted video files


Part 5: Etapas para recuperação de disco rígido superaquecido

Se você decidir substituir seu disco rígido por um novo, provavelmente está preocupado com as informações armazenadas no disco danificado. Felizmente, você pode contar com um software profissional que coletará todas as informações que você considerar necessárias sem demora.

Este é o Recoverit, este software é focado na recuperação de dados e pode recuperar todo o tipo de informação, reestruturando-a para corrigir eventuais falhas que possam ter ocorrido e manter a integridade total dos seus arquivos.

Etapa 1 Selecione uma unidade

Abra o Recoverit e pesquise "Unidades de Disco Rígido". Sua unidade estará lá. Selecione e clique em "Iniciar".

add corrupted video files

Etapa 2 Digitalize sua unidade

O Recoverit iniciará uma varredura na unidade. Você terá ótimos recursos que pode usar para agilizar o processo de digitalização e recuperação. Por exemplo, você pode simplesmente marcar os tipos de arquivo que deseja recuperar em vez de digitalizar todos eles.

add corrupted video files

Etapa 3 Visualizar e recuperar dados da Unidade de Disco Rígido

A conclusão da varredura revelará uma longa lista de arquivos que o software encontrou. Recuperá-los é só uma questão de você selecionar todos os arquivos ou alguns específicos e clicar em "Recuperar". Os arquivos serão todos recuperados e salvos em qualquer local de sua escolha. Apenas tome cuidado e não salve os arquivos na mesma unidade que os perdeu.

add corrupted video files

Viu como é simples usar o Recoverit? Basta iniciá-lo, dar alguns cliques e seus arquivos perdidos serão trazidos de volta para você!


Parte 6: Como evitar problemas de superaquecimento do disco rígido?

Para evitar futuros problemas de superaquecimento em seus discos rígidos, bem como em qualquer outro componente de seu computador, é importante manter seu PC limpo. Remova a poeira com ar comprimido e, se usar um laptop, evite colocá-lo em locais que obstruam o fluxo de ar. Ao comprar um disco rígido, examine-o para que possa reconhecer fisicamente onde as placas do dissipador de calor estão localizadas e, assim, cuidar bem dele. Tome precauções e execute processos de desfragmentação e reparo de vez em quando.


Conclusão

O superaquecimento do disco rígido é um dos problemas mais comuns com os quais você pode lidar, porém, na maioria dos casos, está relacionado à falta de dissipação de ar que pode ser gerada por poeira ou trabalho em superfícies macias. Não obstante o exposto, é melhor tomar as medidas de precaução adequadas para evitar a perda de informações que você mantém armazenadas, e no caso de seu disco rígido estar danificado, você pode contar com Recoverit já que é muito fácil de usar e com apenas alguns de minutos, você evitará perder seus dados.

Recoverit author

Luís Santos

chief Editor

Home > Recursos > Dicas de HD > Saiba como consertar o superaquecimento do disco rígido