09/11/2020 • Arquivado para: Recuperação de cartão SD • Soluções comprovadas
Você já se deparou com uma situação em que o cartão SD de repente mostrou que há espaço não alocado no Gerenciamento de disco? Um cartão SD não alocado pode parar de funcionar em um PC e até mesmo pode não aparecer no Explorador de Arquivos.
O espaço não alocado pode parecer bem estranho, o cartão SD pode parecer ter capacidade de armazenamento adequada, mas quando você tenta salvar arquivos nele, pode aparecer um pop-up informando que a memória está cheia.
Muitos usuários assumem erroneamente que a memória está completamente danificada e inutilizável, e compram outro cartão. Nada poderia estar mais longe da verdade.
Um cartão SD não alocado pode ser corrigido sem perder dados, seguindo as instruções descritas abaixo.
Em termos comuns, você pode se referir ao espaço não alocado em seu disco rígido como espaço não utilizado. O espaço livre também é considerado espaço não alocado. Os discos rígidos têm duas seções, ou seja, espaço livre e espaço usado. Seus arquivos residem no espaço usado de um cartão SD, enquanto o local de armazenamento está vazio no espaço não alocado do armazenamento.
Portanto, você pode ter um cartão SD de 4 GB de memória de armazenamento, mas apenas 2 GB estão alocados para uso. Os 2 GB restantes devem ser alocados para uso ou não podem ser usados para armazenar arquivos.
Então, o que acontece quando você tem um cartão SD não alocado? Quando você clica no ícone Este PC em seu PC, não consegue ver o nome da unidade. Isso ocorre devido ao espaço não alocado no cartão SD. Às vezes, todo o armazenamento não é alocado por motivos desconhecidos, apesar das alterações feitas no painel de controle e nas configurações do computador para tentar corrigi-lo.
Este é um grande problema, pois você não pode escrever, ler ou armazenar quaisquer dados no armazenamento não alocado.
Outro sinal de que o cartão SD tem espaço não alocado é quando o espaço de armazenamento é inferior à capacidade real do cartão de memória. Você pode verificar isso inserindo o cartão no PC, navegando até o Explorador de Arquivos, clicando com o botão direito nele e verificando o tamanho do disco em propriedades. Se a soma do espaço usado e do espaço livre for menor que a capacidade, há um problema.
Você também pode visualizar o espaço não alocado no Gerenciamento de Disco do Windows. Digite Gerenciamento de disco na barra de pesquisa do Windows para localizar o programa. Clique para iniciar. Na lista de discos, verifique se o cartão SD tem espaço não alocado conforme mostrado abaixo.
O espaço não alocado está inacessível e inutilizável. Muitas pessoas perguntam por que o disco rígido tem um espaço não alocado. Muitos motivos podem causar esse comportamento incomum. As principais causas que levam ao espaço não alocado do cartão SD incluem o seguinte:
Pode ser qualquer uma dessas causas ou uma combinação delas que leva a um problema de cartão SD não alocado. As soluções para o espaço não alocado do cartão SD incluem:
Antes de executar qualquer ação para consertar um cartão SD não alocado, você deve primeiro fazer um backup para evitar uma situação em que você perca todos os seus arquivos. Salve todos os seus arquivos em um local diferente em um computador.
Se o cartão de memória ficou inacessível enquanto continha dados, você sempre pode recuperar os dados antes de prosseguir para corrigir o problema de espaço não alocado.
A recuperação de dados é a primeira etapa lógica para corrigir o espaço não alocado. Isso garante que você não perca seus dados ao tentar as correções que recomendamos na próxima seção.
Conforme mencionado na seção anterior, os arquivos excluídos geralmente ainda estão no armazenamento e podem ser recuperados usando um software especializado.
Os computadores criam arquivos usando o sistema binário (uma série de uns e zeros). Quando você salva um arquivo, o sistema de arquivos marca todos os setores onde os fragmentos do arquivo são salvos com um 1. Quando você exclui um arquivo, todos os setores que contêm o arquivo são marcados com um 0. Marcar setores com 1 e 0 sinaliza que essas áreas estão disponíveis ou indisponíveis para uso.
Um setor marcado com um 0 torna-se espaço não alocado e disponível para uso para armazenar outros conteúdos. No entanto, os arquivos ainda estão presentes, pois os dados não são sobrescritos. Embora sejam inacessíveis, eles ainda são recuperáveis.
Comece a recuperação de dados conectando o cartão SD ao computador. Em seguida, baixe o software Wondershare Recoverit e inicie a ferramenta usando o ícone de atalho na área de trabalho.
Como alternativa, você pode digitar Wondershare Recoverit na barra de pesquisa do Windows e clique no resultado para iniciar o aplicativo.
Assim que a ferramenta estiver pronta, a recuperação de dados é feita em apenas três etapas, conforme segue.
Etapa 1: Selecione um local
Selecione seu cartão SD na seção Dispositivos externos e clique em Iniciar para começar.
Etapa 2: Verificando o disco
Wondershare Recoverit varre o armazenamento para encontrar fragmentos dos dados perdidos ou excluídos e começa a remontá-los. Uma barra de progresso mostra o que está acontecendo em tempo real e você pode pausar o processo a qualquer momento.
Etapa 3: Recuperando os dados
Por fim, selecione os arquivos que deseja manter e descartar. Salve os arquivos que deseja manter em um local diferente no computador.
Depois de recuperar seus arquivos, você pode prosseguir e corrigir o problema usando os métodos sugeridos abaixo.
Para superar esse problema, você deve consertar o disco rígido não alocado para torná-lo ativo e utilizável.
Quando encontramos esse problema, o que devemos fazer? Aqui estão algumas soluções viáveis sobre como consertar um cartão SD não alocado.
Antes de começar, conecte o cartão SD ao computador.
Abra a janela de gerenciamento de disco no teclado digitando Gerenciamento de disco na caixa de pesquisa do Windows e clicando no aplicativo.
Em seguida, escolha seu cartão SD e selecione o espaço não alocado. Clique com o botão direito e escolha Novo volume simples na lista expandida.
Isso o levará ao Assistente de Novo Volume Simples. Clique em Avançar para prosseguir.
Para especificar o tamanho do volume nesta janela, você deve digitar o tamanho do volume em megabytes. Você deve inserir os valores entre o mínimo e o máximo e pressionar o botão Avançar.
Você precisará inserir o rótulo da unidade na próxima tela, seguido pelo procedimento de formatação. Selecione um sistema de arquivos e digite o rótulo do volume. Marque a caixa de seleção Quick Format para realizar uma formatação rápida e clique no botão OK.
Por fim, conclua o processo de partição pressionando o botão Concluir.
Observe que criar uma nova partição significa que agora você tem dois locais de unidade no cartão SD.
Se este procedimento não funcionar, vá para a próxima correção abaixo.
Conecte o cartão SD ao computador. Inicie o prompt de comando digitando COMMAND na barra de pesquisa do Windows e clique no aplicativo.
Em seguida, digite Diskpart para iniciar o utilitário.
Depois disso, digite list disk para ver as unidades conectadas ao seu computador.
Em seguida, digite select disk x onde x denota o número da unidade de seu cartão SD não alocado.
Em seguida, limpe o disco digitando clean.
Digite, create partition primary para criar uma nova partição.
Por fim, formate digitando format fs=fat32. Isso instruirá o computador a criar um novo sistema de arquivos usando o formato de arquivo FAT32.
Depois de alguns minutos, o cartão SD é formatado e não tem mais espaço não alocado.
Se ainda não for possível corrigir o problema, este é mais um método para você tentar.
Para corrigir o problema do cartão SD não alocado, você pode tentar uma ferramenta gratuita de formatação de disco. Muitas ferramentas gratuitas de formatação de disco de código aberto vêm com recursos avançados de formatação de disco.
Algumas boas opções incluem a ferramenta HP USB Disk Storage Format e Super Disk Formatter. Abaixo estão as instruções para corrigir o espaço SD não alocado usando a ferramenta HP USB.
Baixe a ferramenta. Clique com o botão direito e execute-o como administrador.
Em seguida, selecione seu cartão SD e clique em Iniciar. Ignore a mensagem de aviso clicando em Sim.
Após alguns minutos, a ferramenta deve exibir uma mensagem confirmando a formatação bem-sucedida.
Para confirmar se o problema não alocado do cartão SD foi corrigido, inicie o utilitário Gerenciamento de disco.
Vamos recapitular os três métodos para corrigir um problema de cartão SD não alocado.
Com esses três métodos, você será capaz de corrigir os problemas de não alocacação de cartão SD decorrentes de uma infinidade de causas. Para evitar que esses problemas ocorram em primeiro lugar, a seguir estão algumas dicas.
Já vimos as causas do espaço não alocado em cartão SD. A prevenção é uma questão de lidar com essas causas. Vamos examinar três dicas abaixo.
Além disso, sempre cuide bem do seu cartão SD. Use os protocolos recomendados para ejetá-lo dos dispositivos e mantê-lo protegido contra danos físicos.
Com essas instruções, você poderá consertar o espaço não alocado no cartão SD sem perder seus dados. As soluções são bem pesquisadas e confirmadas para funcionar, mas se você tiver problemas, refaça seus passos e recomece.
Luís Santos
chief Editor