Vamos esclarecer uma coisa: formatar um drive é uma maneira muito eficaz de consertá-lo; esta solução funciona na maioria das vezes, e não importa se o drive é um disco rígido, cartão de memória, USB ou pen drive. Mas você nem sempre terá tanta sorte. Às vezes, a formatação de uma unidade simplesmente não a corta, e você precisa recorrer a outras opções. Um exemplo, simples, de quando a formatação falha em alcançar o efeito desejado é quando você recebe o erro dizendo; "Windows foi incapaz de completar o formato".
Aqui está uma maneira alternativa de consertar um drive Raw: Você o converte em NTFS, FAT32, ou qualquer outro sistema de arquivo reconhecido. Quando você tenta a formatação rápida do Windows ou talvez 'Gerenciamento de disco' e nenhum deles formata a unidade, tente 'linha de comando da parte do disco' e veja o que acontece. Faça isso:
1Clique em 'Iniciar', depois no menu que aparece, basta digitar 'cmd' e pressionar 'Enter'.
2Clique com o botão direito em 'cmd' e você verá um pop-up. Clique em Executar como Administrador
3Digite 'Parte do disco', depois pressione 'Enter' mais uma vez.
4Agora, digite este comando: 'converter X: /fs:ntfs'. Uma vez que você faça isso, pressione 'enter' novamente. Caso esteja se perguntando, você substituirá 'X' pela letra de seu Raw drive. E esteja ciente de que você pode substituir NTFS pelos outros sistemas de arquivo - fat32, exfat32, etc.).
Se isto acontecer, significa apenas que o driver deve ter sofrido grandes danos de hardware. Se for esse o caso, então é hora de tirar seu trunfo, que é o formato de baixo nível. Fazendo isso, você apagará tudo em sua unidade bruta, e não poderá recuperar nenhum dado que estava lá dentro. Portanto, você sempre deve ter em mente: Recupere os dados do seu disco Raw ANTES de formatar ou você se despedirá dos seus arquivos.
Luís Santos
chief Editor