12/12/2022 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O armazenamento de dados sempre é uma questão bastante delicada quando se trata de gerenciar e proteger unidades e pontos de armazenamento no computador. Diferentes versões de tecnologias explícitas foram introduzidas no mercado; elas apresentam medidas de proteção para permitir que os usuários garantam que todos os seus dados sejam mantidos seguros em situações de risco. A RAID ou Matriz Redundante de Unidades Independentes é uma tecnologia que consome a tecnologia de duas ou mais unidades trabalhando juntas em paralelo.
A RAID não apresenta nenhum padrão para o mercado, proporcionando às indústrias e empresas suas próprias obrigações de configurar a RAID de acordo com suas condições. Este artigo deve ajudar os leitores a diferenciar a RAID 10 e a RAID 01 em pontos apropriados. Será mais fácil para você entender a versão superior da RAID depois de ler este artigo.
Antes de continuarmos discutindo as características variáveis da RAID 10 e da RAID 01, recomendamos que você esteja ciente dos conceitos básicos envolvendo ambas as tecnologias RAID. Esta parte apresenta uma visão geral da RAID 10 e da RAID 01 e depois fornece aos usuários um conhecimento profundo desses conceitos.
RAID 10
RAID 10 é uma combinação de RAID 1 & 0 ou a combinação de espelhamento de disco e divisão de disco conceitualmente. Essa tecnologia foi desenvolvida fundindo as características de RAID 1 e RAID 0, tornando-se assim a primeira combinação de RAID aninhada ou híbrida. Essa configuração é responsável por manter um mínimo de quatro discos e dividir os dados completos em pares espelhados.
Sob tal configuração de pares espelhados e discos, é evidente que os dados podem ser recuperados deste arranjo mesmo se um par espelhado estiver funcional. No entanto, deve ficar claro que a falha de dois discos em um par espelhado semelhante levará à perda de dados, pois não há paridades nos conjuntos divididos. A RAID 10 é refência por fornecer um sistema melhor e mais seguro em comparação com outras configurações existentes no mercado.
RAID 01
A RAID 01 é outra combinação aninhada de níveis de RAID, 0 e 1, nessa ordem. É conhecida por oferecer compartilhamento de dados e características de replicação dentro de seu sistema. O principal função do sistema RAID 01 apresenta recursos de espelhamento em matrizes RAID 0 ou conjuntos espelhados divididos. A RAID 01 é bastante semelhante a uma configuração da RAID 1, onde é responsável por economizar metade da capacidade do disco para espelhar dados e usar a outra metade para armazená-los.
Para entender mais sobre a configuração da RAID 01, deve-se considerar que ele divide vários discos em conjuntos que são espelhados juntos. Porém, note-se que a RAID 01 para de funcionar se uma unidade de cada um dos discos parar.
Para entender mais sobre as configurações, apresentaremos um esquema da RAID 10 e da RAID 01. Isso o ajudará a entender mais sobre como a RAID 10 e a RAID 01 estão mudando o conceito de estratégias eficientes de armazenamento de dados.
A RAID 10, também conhecido como RAID 1+0, é teoricamente referida como um "Divisor de Espelhos". Essa configuração funciona corretamente com um mínimo de quatro discos, onde cada disco é pareado em dois para espelhamento. Isso pode ser entendido pelo fato de que com menos de 6 discos, a RAID 10 teria três grupos desenvolvidos.
Os dados dentro do grupo são espelhados em ambos os discos, o que significa que, se um determinado grupo tiver o Disco 1 e o Disco 2 contidos em um grupo, os dados no Disco 1 serão exatamente os mesmos que no Disco 2. Os grupos, no entanto, são divididos.
Para a RAID 01, é uma configuração aninhada de RAID 0+1 e chamada de "Espelho de Divisões". Embora possa funcionar perfeitamente em três discos; no entanto, ele é implementado na maioria das vezes em quatro discos. Para isso, você precisa considerar seis discos que são organizados em dois grupos de 3 discos.
Os dados em cada grupo são divididos, onde cada bloco está associado a um disco diferente. No grupo, os dados são espelhados no disco que possui o mesmo bloco do primeiro grupo. Esta é a razão pela qual é referido como um espelho de divisões em teoria.
Esta parte tem como principal objetivo explicar a diferença entre a RAID 10 e a RAID 01. Depois que os usuários estiverem cientes dos fundamentos de ambas as configurações, é muito fácil prosseguir com as principais diferenças associadas a cada configuração. Antes de falar das diferenças entre as configurações, também é importante entender as semelhanças entre elas.
Semelhanças
Diferenças
Sob tais circunstâncias, é preferível utilizar a RAID 10 como a configuração efetiva para gerenciamento de disco. A configuração é mais original, barata e simples em comparação com outras técnicas.
A recuperação de arquivos é um processo importante que precisa ser realizado depois que os arquivos são perdidos, corrompidos ou excluídos acidentalmente do computador. Embora seja preferível que os usuários evitem essas circunstâncias a qualquer custo, existem plataformas que apresentam serviços de recuperação de dados perdidos de dispositivos externos e internos.
Para recuperar facilmente os dados perdidos do seu disco rígido, o Wondershare Recoverit oferece a seus usuários uma ampla recuperação de dados perdidos e excluídos. Os usuários podem recuperar arquivos originais e completos fora do processo de recuperação do Recoverit. Ele oferece recuperação de mais de 1.000 diferentes tipos e formatos de arquivo. O Recoverit é bem famoso no mercado por sua alta taxa de recuperação.
É muito fácil e conveniente recuperar dados perdidos de discos rígidos. Para executá-lo, o usuário precisa seguir um conjunto de etapas que permitem recuperar seus arquivos necessários com facilidade.
Passo 1: instalar e iniciar o programa
Você precisa baixar e instalar o Wondershare Recoverit no seu computador. Após a instalação, inicie-o no seu dispositivo e prossiga para a tela que se abre.
Passo 2: selecione o local para recuperar
Prosseguindo com a abertura do Recoverit no seu dispositivo, selecione a localização do disco rígido de onde você deseja recuperar os dados. Depois de selecionar um local, você precisa clicar em “Iniciar” no canto inferior direito da tela para iniciar a recuperação.
Passo 3: digitalizar e visualizar dados
A plataforma demora um pouco para escanear os arquivos perdidos e excluídos do local selecionado em tempo real. Depois que todos os arquivos são exibidos na tela, o usuário pode selecionar qualquer um deles e visualizá-lo antes de recuperar ele no dispositivo.
Passo 4: recuperar arquivos
Quando terminar de visualizar os arquivos, selecione aquele que desejar e toque no botão “Recuperar” depois de selecionar o local apropriado onde deseja salvá-lo. Uma vez executado, você recuperou com sucesso os arquivos do seu disco rígido de volta ao seu computador.
O gerenciamento de dados é um processo muito importante que precisa ser realizado a todo custo. Para evitar que seus dados sejam excluídos do dispositivo, você emprega diferentes medidas e técnicas de prevenção. Uma dessas medidas é empregar o RAID como sua configuração básica. Para gerenciar com eficiência suas unidades e dados dentro deles, é vital reconhecer a melhor configuração.
Este artigo discutiu a configuração e as diferenças do RAID 10 e do RAID 01 e forneceu aos usuários uma compreensão clara do que seria mais adequado para eles. Esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas com clareza.
Se você está em busca de desempenho e redundância, a RAID 5 oferece a melhor configuração, pois suporta a perda completa de uma unidade sem perda de dados.
Esta é uma solução de RAID baseada em firmware que foi construída em um grande número de chipsets Intel com capacidade de gerenciar as RAID 10, 5, 1 e 0.
Sabe-se que uma determinada configuração é melhor dependendo do que o usuário requer da configuração. A RAID 0 oferece uma transmissão rápida de dados sem tolerância a falhas, enquanto a RAID 1 oferece espelhamento, ou seja, salva dados em várias unidades.
Luís Santos
chief Editor