30/05/2019 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O APFS é o sistema de arquivos mais veloz e vantajoso introduzido pela Apple, que também é o sistema de arquivos padrão do macOS High Sierra. Esta é a razão pela qual quando você instala este novo sistema operacional no seu Mac, seu disco rígido é convertido para o APFS automaticamente. Você não terá escolha nesse assunto e não poderá impedir que essa conversão aconteça. Embora o APFS seja definitivamente um sistema de arquivos melhor, se você tiver um motivo para não querer converter esse novo sistema de arquivos, poderá ignorar esse processo. Isso garantirá que a unidade permaneça no formato de arquivo do Mac OS Extended como antes. No entanto, tenha em mente que você não deve tentar isso, a menos que você seja um usuário avançado.
Se você quiser pular a transição do sistema de arquivos do seu SSD do HFS + para o APFS, poderá usar os passos a seguir.
Tenha em mente que para que este procedimento funcione, você precisa ter o instalador completo do macOS Higher Sierra ao invés do mini instalador. A razão para isto é que o instalador completo contém as opções necessárias para pular a conversão para o APFS na instalação do macOS High Sierra.
Se você tem usado a versão beta do MacOS High Sierra, então você pode se lembrar de ter uma configuração de alternância. Ele permitia que os usuários evitassem a conversão do APFS ao instalar o novo sistema operacional. No entanto, essa configuração de alternância era apenas uma parte das versões iniciais do macOS High Sierra. Você não encontrará essa configuração na versão do macOS High Sierra que está disponível para download agora. Se você não usar o método mencionado acima, não há como ignorar a conversão de sua unidade para o APFS.
APFS é o mais novo sistema de arquivos que foi introduzido pela Apple no ano de 2016. É o sistema de arquivos padrão para a versão mais recente do Mac OS, macOS High Sierra. A Apple fez melhorias consideráveis nesse novo sistema de arquivos. Eles eliminaram muitos dos problemas com o sistema de arquivos HFS + ou Mac OS Extended que veio antes do APFS. Ele tem muitas vantagens sobre seus predecessores e é definitivamente um sistema de arquivos recomendado para pessoas que têm um SSD a bordo do Mac ou que estejam usando qualquer tipo de armazenamento de memória flash.
A razão pela qual o APFS é tão eficaz é porque é muito mais rápido do que os sistemas de arquivos que vieram antes dele. Copiar e colar pastas usando o APFS é muito mais rápido do que era com o HFS +. É um processo instantâneo que se completa em segundos. Além de ser rápido, o APFS também é incrivelmente confiável. A Apple removeu as vulnerabilidades desse novo sistema de arquivos, o que significa que há menos chances de corrupção de arquivos com o APFS. É importante observar que o APFS é otimizado para SSDs e Pen drives. Isso significa que ele é projetado principalmente para esses dois tipos de disco rígido. Então se você tem um SSD ou Pen drive no seu Mac, então é recomendavel manter o APFS como seu sistema de arquivos padrão.
No entanto, existem algumas desvantagens em ter o APFS como o sistema de arquivos padrão para o seu disco rígido. Para começar, você não poderá usar essa unidade em nenhum Mac que não tenha o macOS High Sierra instalado. A razão para isto é que o APFS é compatível apenas com esta versão mais recente do Mac OS. Não funcionará com versões anteriores como El Capitan. Além disso você não poderá usar essa unidade em um PC com Windows, já que o APFS também não é compatível com o Windows. Assim se a compatibilidade entre plataformas é o que você precisa, então a conversão para o APFS após a instalação do macOS High Sierra é algo que você pode querer evitar.
Embora o APFS seja um excelente sistema de arquivos para unidades flash e de estado sólido, ele não é tão bom quando se trata de unidades híbridas ou mecânicas. Como não foi otimizado para HDDs, seus benefícios para eles são um pouco incertos e não podem ser medidos. Assim para esses discos rígidos, é melhor usar o HFS +. Mesmo o MacOS High Sierra usa o HFS + como o sistema de arquivos padrão para esses tipos de discos rígidos em vez de APFS. Portanto se você não tiver um SSD ou unidade flash a bordo do seu Mac, é melhor manter o sistema de arquivos HFS + e pular a transição para o APFS.
O APFS é um sistema de arquivos muito benéfico que pode melhorar muito o desempenho do seu SSD ou unidade flash e torná-lo mais confiável. No entanto se você não quer perder a capacidade de usar a unidade com Macs que não têm o macOS High Sierra, você pode pular a transição do APFS. Requer que você execute um conjunto de passos ao instalar o macOS High Sierra. Se você seguir os passos e concluir o procedimento, poderá manter o sistema de arquivos HFS +.
Luís Santos
chief Editor