20/02/2019 • Arquivado para: Recuperação de dados Windows • Soluções comprovadas
O Windows 10 vem com uma poderosa atualização, com vários recursos que não estavam disponíveis em suas versões anteriores. No entanto, atualizações vêm com bugs que a Microsoft passa bastante tempo consertando. É preciso perceber que existem inúmeras preocupações que afetam o sistema operacional Windows 10, sendo uma delas o superaquecimento do computador. Nesse artigo, discutiremos formas de lidar com a questão do superaquecimento do computador e o que pode ser feito para garantir que o laptop não seja danificado por conta desse problema. Outro aspecto que deve ser entendido é que o superaquecimento não é um problema de software, mas de hardware e, portanto, deve ser abordado tendo isso em mente, conforme discutiremos neste artigo.
O superaquecimento é um dos grandes problemas de se usar o Windows 10. Os usuários reclamam de vários problemas, desde a inacessibilidade da BIOS e do Modo de Segurança até barras de ferramentas ausentes, conectividade de hardware externo e muito mais. Enquanto a Microsoft venha lançando atualizações que permitem que os bugs sejam corrigidos, falaremos do que pode ser feito para resolver o problema de superaquecimento do computador no Windows 10.
O principal aspecto a ser considerado no cenário de superaquecimento do computador é se os drivers estão atualizados. Esse problema pode ocorrer quando os drivers não foram atualizados corretamente, em conformidade com o Windows. Os usuários podem verificar se há atualizações disponíveis abrindo as Configurações e procurando a sessão Atualizações. Também é necessário que você instale os drivers corretos para o Windows 10 para evitar o superaquecimento do computador.
Além disso, verifique se o superaquecimento do computador não está sendo causado por um driver que você instalou recentemente. Se for o caso, simplesmente desinstale-o, reinicie o computador e verifique se os problemas de superaquecimento ainda persistem. Não sendo o caso, você provavelmente corrigiu o problema. Da mesma forma, você também deve examinar o funcionamento de seus componentes de hardware. Programas de hardware incompatíveis também são uma das principais razões que causam o problema de superaquecimento do computador. Uma ventilação adequada em sua CPU também é necessária para evitar esse problema. Muitas vezes, não deixamos espaço suficiente na CPU para a ventilação do sistema, o que aumenta a temperatura de hardware e causa o superaquecimento do computador.
No entanto, os usuários do Windows 10 devem seguir um conjunto adicional de métodos devido a problemas de superaquecimento do computador que acompanharam essa atualização do Windows. Discutiremos essas questões adiante.
Se o seu computador está superaquecendo e a vida útil da sua bateria está colapsando, o motivo pode ser um processo chamado "Runtime Broker".
Trata-se do recursos principal do Windows 8. Ele foi projetado pela Microsoft e é um processo seguro que auxilia o Windows através de permissões de aplicativos. O Runtime Broker não será executado enquanto não houver aplicativos Metro em execução. No entanto, este processo acabou vindo junto com a atualização do Windows 10 e, até o momento, tem causado grande insatisfação na maioria dos usuários.
Comece verificando se o Runtime Broker não está consumindo a maior parte dos processos da sua CPU, causando o problema de superaquecimento. Entre no gerenciador de tarefas e verifique a aba de processos para descobrir se ele está consumindo espaço na CPU. Se for o caso, siga o tutorial oferecido para desabilitar o Runtime Broker. Isso envolve ajustes no seu registro. Portanto, se você não está certo da sua capacidade de resolver o problema sozinho, recomendamos ajuda profissional.
Confira os seguintes passos:
No entanto, pode-se optar pelas seguintes opções se o problema de aquecimento persistir: Desligue o Windows Tips. Isso reduz os processos que o Runtime Broker ocupa. Você pode fazer isso usando o menu de configurações do Windows 10. Ativar o modo de economia de bateria também pode ajudar com o problema de superaquecimento por algum tempo, mas não é uma solução permanente.
O Windows 10 tem causado problemas a muitos usuários com o problema de superaquecimento do computador. Muitos usuários tentam seguir as etapas acima, limpar seus coolers e até reinstalar seus programas antivírus de terceiros, mas o problema ainda persiste. A reinstalação do Windows 10 também poderia ser uma opção, mas não se provou muito útil. O Windows 10 é atualizado regularmente pela Microsoft e deve continuar verificando atualizações. Você pode conferir outros artigos no portal para descobrir soluções para outros problemas que os usuários enfrentam com o Windows 10.
Luís Santos
chief Editor