08/10/2021 • Arquivado para: Recuperação de vídeos/áudios • Soluções comprovadas
As vastas plataforma de mídia audiovisual têm se desenvolvido progressivamente nos últimos anos. Com a ajuda de tecnologias de rápido desenvolvimento, vários tipos e formatos de arquivo podem ser usados para reproduzir um tipo específico de áudio ou vídeo.
Para acompanhar o ritmo do mundo da tecnologia, é essencial desenvolver um entendimento completo de suas terminologias e linguagem. O artigo de hoje tratará de um tipo específico de arquivo usado com frequência, ou seja, o tipo de arquivo WMA.
Vamos lá!
Um tipo de arquivo WMA é uma extensão para arquivos de áudio que a Microsoft desenvolveu. Este formato de arquivo é baseado no Advanced Systems Format (ASF) e forma uma parte distinta da estrutura do Windows Media. O formato de arquivo WMA foi criado inicialmente para competir com MP3 e outros codecs de áudio, como RealAudio ou o AAC da Apple.
O formato WMA usa tecnologia proprietária, o que significa que não é um software livre e geralmente requer licenças e contém direitos autorais. Também inclui vários subtipos e variantes. De acordo com as afirmações da Microsoft, os arquivos WMA oferecem melhor qualidade de som do que MP3 na mesma taxa de bits. No entanto, a qualidade do áudio é geralmente de moderada a excelente, dependendo do codec selecionado.
A Microsoft desenvolveu o formato de arquivo WMA principalmente para competir com o formato MP3. Ele fornece áudio de boa qualidade mesmo em taxas de bits baixas e pode manter a alta qualidade com tamanho de arquivo relativamente menor. Um grande benefício que as atualizações recentes proporcionam é reivindicar e proteger os direitos autorais dos áudios usando certificados e criptografias.
O Waveform Audio File Format (WAV) é um formato de arquivo de áudio considerado o mais simples, porém um revolucionário design de áudio. Desenvolvido pela IBM e pela Microsoft, é o formato mais comum usado no Windows para áudio bruto ou não compactado.
A extensão WAV oferece algumas vantagens significativas. É essencial, preciso e de alta qualidade. Geralmente, a formatação de um arquivo WAV raramente produz mudanças significativas ou perceptíveis na qualidade do áudio. Além disso, esses arquivos são mais confortáveis para editar e fornecem altas taxas de gravação em termos de frequência.
O formato de áudio MP3 é o formato mais comum usado atualmente. Foi desenvolvido pelo Moving Pictures Experts Group nos anos 70. O formato MP3 apresenta perdas, o que significa que a codificação pode afetar a qualidade e o tamanho do áudio.
Os tamanhos dos arquivos MP3 são geralmente pequenos, por isso são preferidos quando se trata da Internet. Os arquivos podem ser facilmente compactados em formatos MP3 sem perder muita qualidade e carregados rapidamente. Eles têm suporte mais amplo e são compatíveis com quase todos os dispositivos.
Existem várias maneiras de reproduzir um arquivo WMA com êxito no Windows ou Mac. Por padrão, o método mais adequado para reproduzir arquivos WMA no Windows é usando o Windows Media Player. Como o software está integrado em quase todas as versões do Windows, você não deve enfrentar muitos problemas para executá-lo.
Como alternativa, você pode reproduzir arquivos WMA usando outro software de terceiros disponível online ou instalado. Se isso não funcionar, você pode optar por alterar o formato WMA para algum outro formato de arquivo, como MP3, usando os vários conversores disponíveis online.
Para usuários de Mac e iOS, um aplicativo de terceiros é necessário para reproduzir arquivos WMA. Softwares como VLC e Flip4Mac realizarão a tarefa facilmente para você.
A exclusão acidental de dados ocorre o tempo todo. Se você também caiu neste infortúnio e deseja recuperar seus arquivos WMA excluídos, você está no lugar certo. Você pode usar o software Wondershare Recoverit para recuperar seus arquivos excluídos facilmente.
O Wondershare Recoverit é uma ferramenta fantástica que pode ser usada para recuperar seus arquivos perdidos. Esta ferramenta oferece muitos recursos úteis para seus usuários. Este software de recuperação de dados eficiente vem com vários atributos benéficos para ajudá-lo a solucionar seus problemas. A recuperação de dados agora é muito mais confortável do que antes, devido às maravilhas do Wondershare Recoverit Data Recovery Software.
Este software contém uma bela interface de usuário e encanta seus usuários ao fornecer um serviço eficiente em tempo recorde. O serviço de recuperação total é gratuito. No entanto, o software oferece vários planos pagos que oferecem alguns benefícios adicionais.
Os benefícios conferidos pelo Wondershare Recoverit são:
Para recuperar um arquivo WMA excluído ou perdido usando o Wondershare Recoverit, primeiro baixe e instale o programa em seu dispositivo. Após iniciar o software, siga as etapas mencionadas abaixo. O método é o mesmo para dispositivos Windows e Mac.
Etapa 1: Selecionando o local. Para iniciar o procedimento, primeiro, selecione o local de onde o arquivo foi originalmente perdido. Navegue até o disco ou unidade e prossiga para a próxima etapa.
Etapa 2: Iniciando a varredura. Um botão deve estar visível no canto inferior direito da tela com a indicação "Iniciar". Clique nele para iniciar a varredura. O Wondershare Recoverit deve começar a escanear a pasta ou unidade selecionada, procurando por arquivos excluídos.
Etapa 3: Visualizar. Assim que a verificação for concluída, o programa deve exibir todos os arquivos excluídos encontrados no local selecionado. Selecione o arquivo necessário no lote.
Etapa 4: Recuperação. Para concluir o procedimento, clique no botão "Recuperar" para recuperar o arquivo WMA escolhido e salvá-lo em um local de sua escolha.
A corrupção de dados é o pior pesadelo de todo usuário, mas ainda ocorre de vez em quando. Aqui estão algumas dicas para proteger seus arquivos WMA contra corrupção e outras perdas.
Sempre mantenha várias cópias de dados e arquivos.
Evite criar arquivos muito grandes e colocá-los no topo da tela.
Ao transferir ou baixar arquivos, certifique-se de que o processo foi totalmente concluído antes de ejetar ou abrir o arquivo.
Verifique a credibilidade da mídia de origem antes de transferir
Evite reprodução, pausa ou edição excessiva de áudio repetidas vezes.
Use proteção por senha para evitar problemas de direitos autorais, downloads ilegais ou pirataria.
Para evitar ficar para trás neste mar de informação, é muito importante manter o ritmo. Com o artigo anterior, esperamos poder esclarecer o formato de arquivo WMA, seus usos, recursos, métodos de recuperação e dicas úteis e benéficas. Esperamos que agora você compreenda melhor este codec de áudio e seus aspectos.
Como faço para corrigir um arquivo WMA corrompido?
O VLC consegue reproduzir arquivos WMA?
Posso reproduzir arquivos WMA no Android?
Quais são as vantagens do WMA?
Luís Santos
chief Editor