Corrija facilmente o erro o "Outlook não pode se conectar ao servidor

Como corrigir Outlook que não conecta ao servidor IMAP?

Você está enfrentando o erro o "Outlook não pode se conectar ao servidor IMAP"? Leia este artigo e descubra como corrigir esse erro de forma eficaz.

Teste Grátis Teste Grátis
Outlook não conecta ao servidor IMAP
Confira aqui as melhores soluções para corrigir o erro de conexão do Outlook ao servidor IMAP.

Se você usa o Outlook, poderá enfrentar o erro "o Outlook não pode se conectar ao servidor IMAP". Isso pode ser frustrante. Felizmente, este artigo está aqui para ajudá-lo a corrigir esse erro.

Então, vamos entender por que esse erro pode ocorrer e como você pode evitar que ele se repita. No final deste artigo, você terá o conhecimento necessário para enfrentar esse erro de forma eficaz.

Parte 1: Por que o Outlook não conecta ao servidor IMAP?

Existem diferentes razões que podem causar este problema. Assim, é essencial compreender os motivos pelos quais o Outlook não se conecta ao servidor IMAP:

  • A principal razão desse problema são configurações incorretas. Para uma conexão bem sucedida, você deve inserir os valores corretos em todos os campos.
  • O firewall e o antivírus pode impedir a conexão cliente-servidor. Essas tecnologias garantem a segurança das contas do Outlook impedindo o acesso a sites não autorizados ou comunicações inseguras. No entanto, nesse caso você deve desativar as configurações dessas ferramentas.
  • Arquivos PST corrompidos também pode provocar uma mensagem de erro. Os arquivos PST são usados pelo Outlook para armazenar todos os dados da sua caixa de correio. Assim, se forem danificados, o Outlook não pode se poderá conectar ao servidor IMAP.

Agora, vamos analisar as melhores abordagens para resolver o problema do Outlook que não conecta ao IMAP.

Parte 2: Como corrigir Outlook que não conecta ao servidor IMAP?

O erro "O Outlook não pode se conectar ao servidor IMAP" geralmente ocorre devido a configurações incorretas do servidor IMAP. Se você não souber como configurar o servidor IMAP adequadamente, poderá encontrar esse erro.

Agora, vamos avançar para as melhores soluções para corrigir o erro do Outlook que não conecta ao IMAP. Aqui estão alguns métodos que podem corrigir esse erro:

1.      Use uma rede estável

Verifique a conexão à Internet

A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o computador está conectado à Internet. Certifique-se de que a conexão à Internet seja confiável e rápida o suficiente. Se houver algum problema, mude para uma forma de conectividade mais confiável.

É possível que isso resolva os problemas de conexão do Outlook ao servidor IMAP. Embora pareça simples, geralmente encaramos as conexões à Internet como algo certo. Portanto, é possível que exista algum problema com o roteador ou com o adaptador sem que você saiba.

Para confirmar se o seu computador está conectado à internet, abra qualquer outro programa, por exemplo, o navegador. Se não funcionar, verifique o adaptador de rede, reinicie o computador e o roteador e verifique se a conexão com a Internet está correta.

2.     Falha de autenticação do servidor de saída

Outra coisa que você pode fazer é habilitar a autenticação do servidor de saída. Isso permite a criação de uma conexão segura entre o Outlook e o servidor IMAP.

Siga as instruções listadas abaixo para ativar a autenticação do servidor de saída SMTP

Passo 1: A primeira coisa que você deve fazer é abrir o Outlook.

Passo 2: Clique em Arquivo > Informações > Configurações de Conta.

Passo 3: Depois, clique em Configurações de Conta.

Passo 4: De seguida, será exibido um utilitário assitente.

Escolha a conta pretendida e clique no botão Alterar.

Clique na opção alterar

Passo 5: Clique no botão Configurações Adicionais.

Passo 6: A próxima coisa a fazer é selecionar a guia do servidor de saída.

Passo 7: Marque a caixa O servidor de saída (SMTP) requer autenticação.

"O servidor de saída (SMTP) requer autenticação"

Passo 8: Clique no botão OK para salvar as alterações.

Agora, reinicie o Outlook e veja se o problema foi resolvido.

Se este método não funcionar, confira os métodos abaixo.

3.     Porta incorreta no servidor IMAP

Para estabelecer a conexão entre o cliente e o servidor, é necessário configurar a porta correta. Assim, certifique-se de inserir o número da porta correto.

Siga as instruções abaixo para alterar a porta do servidor IMAP.

Passo 1: Abra o Microsoft Outlook.

Passo 2: Agora, clique em Arquivo, na barra de menu.

Passo 3: Depois, clique em Configurações de Conta.

Passo 4: Mais uma vez, clique na opção Configurações de Conta.

Passo 5: Selecione a conta pretendida e clique em Alterar.

Passo 6: Depois, clique no botão Mais Configurações.

Passo 7: Clique na guia Avançado.

Passo 8: A porta do servidor de entrada (IMAP) deve ser 143 (sem SSL) ou 993 (com SSL).

Configurações da porta do servidor de entrada com e sem SSL

Passo 9: Para terminar, clique no botão OK.

Esses métodos manuais podem ajudá-lo a resolver o problema do Outlook que não se conecta ao servidor IMAP. No entanto, você precisa ter alguns conhecimentos técnicos para seguir os passos. Além disso, se o problema for causado por arquivos PST corrompidos, você não poderá corrigi-lo. Como resultado, é melhor usar uma solução automática.

4.     Desative todas as extensões/suplementos

Alguns suplementos do Outlook e até mesmo antivírus podem bloquear as conexões com o servidor se as detectarem como possíveis ameaças. Assim, desative qualquer software que possa interferir na conexão do servidor IMAP.

É possível que esse problema seja causado por alguma extensão habilitada no Outlook. Nesse caso, só será possível estabelecer a conexão depois de desabilitar a extensão problemática.

Aqui estão os passos para fazer isso:

Passo 1: Para começar, inicie o Outlook.

Passo 2: Clique em "Arquivo" > "Opções" > "Suplementos".

Passo 3: Após desmarcar todas as extensões, clique em "OK" e no botão "Ir".

Reinicie o Outlook e verifique se o problema foi corrigido. É provável que agora o Outlook funcione corretamente. Caso contrário, o erro pode ser provocado por um arquivo PST corrompido. Nesse caso, a próxima solução será muito útil.

5.     Repare o arquivo PST

Outro fator que pode impedir que uma conexão IMAP confiável seja estabelecida são arquivos PST severamente danificados. Se, após tentar os métodos acima, você ainda não consegue conectar ao servidor, é possível que o arquivo PST esteja danificado.

Esse problema é o resultado da degradação e corrupção dos arquivos PST. Assim, a escolha certa é usar uma ferramenta especializada para reparar o arquivo PST do Outlook. Portanto, escolha uma opção automatizada e restaure e recupere os arquivos PST do Outlook sem complicações.

Nós recomendamos o Wondershare Repairit for Email, que é uma das melhores ferramentas para reparar arquivos PST corrompidos.

O Wondershare Repairit for Email consegue reparar vários tipos de problemas de arquivos PST e OST e está disponível para computadores Windows e Mac. Além disso, permite recuperar e-mails excluídos e visualizar os dados antes da exportação.

Aqui estão as principais características desta ferramenta:

  • Repare arquivos PST e OST do Outlook danificados ou corrompidos em vários cenários, como falhas no disco rígido, setores defeituosos, ataques de vírus, trojans, corrupção e mau funcionamento do Outlook, desligamento incorreto, etc.

  • Restaure rapidamente e-mails do Outlook excluídos há muito tempo e extraia e-mails, pastas, calendários e muito mais.

  • Repare e-mails corrompidos e restaure e-mails excluídos com uma taxa de sucesso de 100%.

  • Repare e-mails em lote, sem limites de tamanho e visualize todos os arquivos antes de salvar.

  • Compatível com Windows 7/8/8.1/10/11, Windows Server 2012/2016/2019 e MacOS X 10.11 até macOS 12 (Monterey).

Confira os passos simples para usar esta ferramenta:

Passo 1: A primeira coisa que você deve fazer é carregar o arquivo PST/OST que pretende reparar.

Carregue o arquivo PST corrompido

Passo 2: De seguida, clique no botão Reparar.

Inicie o processo de reparo

Passo 3: Visualize o arquivo reparado e salve-o na pasta desejada.

Visualize e salve o arquivo PST reparado

Use o Repairit e repare seus arquivos de dados PST e OST de forma fácil e eficaz. Esta é a melhor maneira de resolver o erro "não é possível conectar ao servidor IMAP".

Parte 3 Perguntas frequentes

  • P1. Como reconectar o Outlook ao servidor?

  • R1: Muitas pessoas ficam frustradas quando não conseguem reconectar o Outlook ao servidor. No entanto, isso é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é clicar na guia Enviar/Receber.

    Depois, clique em Trabalhar Offline para reconectar ao servidor.

  • P2. Por que o Outlook não conecta ao servidor no Windows?

  • R2: Existem vários motivos que impedem que o Outlook se conecte ao servidor. Por exemplo, conexão à Internet muito lenta, suplementos de terceiros, conexões de criptografia mal configuradas, aplicativos desatualizados e muito mais.

  • P3. Como resolver o problema do servidor desconectado no Outlook?

  • R3: Existem várias maneiras para corrigir o problema de conexão do Outlook ao servidor. Você pode reparar o Microsoft Office, reiniciar o Outlook, ativar o modo de trabalho offline ou reconstruir os arquivos de dados. Se nenhuma dessas soluções funcionar, você também pode criar um novo perfil.

  • P4. O que é um servidor IMAP?

  • R4: O protocolo IMAP permite que você veja seus e-mails em qualquer servidor remoto como se estivessem armazenados na pasta local. Além disso, você também pode acessar o servidor IMAP diretamente na web.

Conclusão

Agora você não se sente mais confuso sobre os problemas de conexão do Outlook com servidores IMAP. Se você está enfrentando esse problema, usa os métodos apresentados acima.

Como muitas pessoas acham difícil seguir o processo manualmente, o Repairit for Email é a melhor escolha. Esta ferramenta poderosa pode reparar arquivos PST e ajudar a recuperar arquivos excluídos da caixa de correio sem provocar perda de dados. Assim, se seus arquivos PST estão corrompidos, use esta ferramenta e resolva o problema do servidor IMAP.