12 Maneiras de corrigir o erro "Outlook não se conecta ao servidor"

Como resolver o erro o "Outlook não pode se contactar ao servidor"?

video repair
Solução rápida para o erro do Outlook que não pode se conectar ao servidor

Confira 12 maneiras comprovadas para corrigir o problema do Microsoft Outlook que não pode se conectar ao servidor e repare seus arquivos OST/PST corrompidos do Outlook com o Wondershare Repairit for Email em apenas alguns cliques.

Para enviar e receber e-mails é necessário estabelecer uma conexão ao Outlook Exchange Server. Mas, ocasionalmente, o Outlook tem dificuldades para se conectar ao servidor. Se você está enfrentando o erro o Outlook não está se conectando ao servidor, continue lendo e descubra várias maneiras de corrigir esse problema.

Como resolver o erro o "Outlook não pode se contactar ao servidor"?

Abaixo, discutiremos todos os métodos que podem ajudá-lo a corrigir o problema o Outlook não pode se conectar ao servidor no seu PC Windows, independentemente do motivo.

Neste artigo

Dica 1: Verifique se as credenciais da conta e o nome do servidor Exchange estão corretos

Certifique-se de que os detalhes da conta e o nome do servidor Exchange estejam corretos, caso contrário, não será possível estabelecer a conexão. Siga os passos abaixo para validar as credenciais.

Passo 1 Abra o Outlook no seu computador.

Passo 2 Agora, vá para "Arquivo" >"Info" > "Configurações de conta" > "Configurações de conta".

Passo 3 Na nova janela, remova a conta e volte a configurá-la com as credenciais corretas.

Verifique os detalhes da conta

Dica 2: Repare o perfilEm destaque

Se o arquivo de dados do Outlook estiver corrompido, poderão surgir erros de conexão do Outlook com o servidor. Nesses casos, tudo o que você precisa fazer é reparar o arquivo PST. Felizmente, o Wondershare Repairit for Email é muito útil para reparar e recuperar dados de arquivos PST danificados. Esta ferramenta pode ajudá-lo a restaurar todos os dados da caixa de correio, como contatos, e-mails, tarefas e muito mais. Além disso, você pode também pode salvar os dados recuperados no formato PST ou outros.

Wondershare Repairit for Email
Repare arquivos danificados na maioria dos cenários de corrompimento, como falhas no disco rígido, setores defeituosos, ataques de vírus, mau funcionamento do software, desligamento incorreto, etc.

Instale o Wondershare Repairit for Email no seu computador e siga os passos abaixo para reparar o arquivo PST corrompido:

Passo 1 Adicione o arquivo PST.

Abra o Wondershare Repairit for Email e clique em "Selecionar Arquivo" para adicionar o arquivo PST danificado.

Adicione o arquivo PST

Após selecionar o arquivo, clique no botão "Reparar". Você pode adicionar um ou mais arquivos de dados de e-mail.

Inicie o processo de reparo

Passo 2 Repare o arquivo PST carregado.

O Repairit for Email irá restaurar o arquivo PST de forma automática e em poucos segundos.

Repare o arquivo PST

Passo 3 Visualize e salve os e-mails reparados.

O Repairit permite visualizar os dados corrigidos da caixa de correio do Outlook após a conclusão do processo de reparo. Escolha o que deseja salvar e clique no botão "Salvar" para exportar o arquivo PST reparado no seu computador.

Visualize e salve os e-mails reparados

Dica 3: Certifique-se de que o computador está conectado à internet

Se o erro "o Microsoft Outlook não pode se conectar ao servidor" ainda persiste, então é melhor verificar sua conexão com a internet. Se houver algum problema com a rede ou ela não estiver funcionando, não será possível se conectar a nenhum servidor. Nesse caso, certifique-se de que a conexão à internet está funcionando e que o computador está conectado a essa rede.

  • Tente conectar outro dispositivo à mesma rede. Se esse dispositivo tiver o Outlook instalado, abra-o e verifique se funciona.
  • Abra o navegador, vá até o site do correio e verifique se consegue enviar e receber e-mails lá. Se não conseguir, isso significa que há um problema com o servidor.
  • Se você está usando uma rede pública, tente usar uma rede privada.

Dica 4: Verifique a conexão ao Exchange Server

Para verificar a conexão ao servidor Microsoft Exchange, siga os passos abaixo:

Passo 1 Abra o Outlook.

Passo 2 Vá para "Arquivo" >"Info" > "Configurações de conta" > "Configurações de conta".

Passo 3 Se houver um problema com a conexão, será exibido um ícone na cor laranja junto à respectiva conta de e-mail.

Dica 5: Estabeleça a conexão com SSL

Para usar SSL para conectar o servidor Microsoft Exchange, siga os passos abaixo:

Passo 1 Abra o Outlook.

Passo 2 Vá para "Arquivo" >"Info" > "Configurações de conta" > "Configurações de conta".

Passo 3 Selecione a sua conta de e-mail e clique em "Alterar".

Passo 4 Clique em "Mais configurações" > "Avançadas".

Passo 5 Selecione a conexão SSL encriptada e clique em "Ok".

Use SSL para conectar

Dica 6: Configure uma conexão com um servidor proxy

Se você estiver usando um servidor proxy para acessar a Internet, precisará executar alguns passos adicionais para resolver o problema.

Passo 1 Abra o Outlook.

Passo 2 Vá para "Arquivo" >"Info" > "Configurações de conta" > "Configurações de conta".

Passo 3 Selecione a sua conta e clique em "Alterar > "Mais configurações" >"Conexão".

Passo 4 Escolha a opção "Conectar ao Microsoft Exchange com HTTP".

Passo 5 Para configurar um servidor proxy, clique em "Configurações proxy do Exchange" e insira a URL do servidor proxy. Selecione a opção "Conectar usando SSL apenas" e "Conectar apenas a servidores proxy que tenham este nome principal no certificado" e digite "must: URL".

Passo 6 Em "Configurações de autenticação de proxy", selecione o tipo de autenticação: básica ou NTLM e clique em "Ok".

Configurações de Proxy

Dica 7: Repare a conta do Outlook

Se nenhuma solução corrigiu o erro "Outlook tentando se conectar ao servidor", tente reparar sua conta do Outlook.

A conta do Outlook inclui muitos tipos de informações associadas aos servidores ou endereços de e-mail que você inseriu no Outlook. Essas configurações podem ser interrompidas e causar vários problemas como o que você está enfrentando agora. Assim, reparar a conta do Outlook pode resolver a situação. Tente os passos seguintes:

Passo 1 Abra o Outlook.

Passo 2 Vá para "Arquivo" >"Info" > "Configurações de conta" > "Configurações de conta".

Passo 3 Agora, selecione a sua conta e clique no botão "Reparar".

Repare a conta do Outlook

Passo 4 Insira ou confirme os detalhes da sua conta. Sugerimos que você remova a senha e a digite novamente.

Passo 5 Clique no botão "Próximo". Por sua vez, isso permite que o Outlook faça automaticamente uma conexão com o servidor e diagnostique possíveis problemas.

Dica 8: Entre no modo de segurança do Outlook e desative os suplementos

O Outlook permite que você instale suplementos para adicionar funcionalidades extras. No entanto, esses suplementos podem causar problemas no aplicativo. Nesses casos, você pode desativar cada extensão e tentar se conectar novamente. Se a conexão for restabelecida, isso significa que há um problema com o respectivo suplemento desativado.

Passo 1 Pressione as teclas Windows + R ao mesmo tempo para abrir o menu "Executar".

Passo 2 Na nova caixa, digite o seguinte e pressione a tecla Enter.

Este comando inicia o Outlook no modo de segurança: Outlook.exe /safe

Inicie o Outlook no modo de segurança

Se o Outlook estabelecer a conexão ao servidor no modo de segurança, isso significa que algum suplemento pode ser o culpado. Nesse caso, feche o Outlook e reabra o aplicativo no modo normal.

Passo 3 Vá para "Arquivo" >"Opções" >"Suplementos".

Passo 4 Clique no botão "Ir", vá para "Suplementos COM", desmarque todos os suplementos e clique no botão "Ok". Depois verifique se o Outlook já se conecta ao servidor de e-mail.

Desative os suplementos
Suplementos COM

Reinicie o Outlook e verifique se o problema já está resolvido.

Dica 9: Recrie o arquivo de dados do Outlook

O Outlook salva seus dados de funcionamento e informações em um arquivo externo. Se esse arquivo ficar corrompido ou com falhas, podem surgir problemas de conexão ao servidor. Assim, uma maneira de resolver a situação é tentar reconstruir esse arquivo de dados. A maneira mais fácil de fazer isso é excluir este arquivo de dados. Por sua vez, o Outlook detecta que o arquivo está ausente e tenta reconstruí-lo do zero.

Passo 1 Abra as "Configurações de conta" do Outlook.

Passo 2 Clique na guia "Arquivos de dados" e depois escolha a conta de e-mail que está com problemas. Em seguida, clique em "Abrir local do arquivo".

Recrie o arquivo de dados do Outlook

Passo 3 Altere o nome do arquivo ou mova-o para outra pasta.

Passo 4 Agora, inicie o Outlook e ele tentará recriar automaticamente o arquivo de dados.

Dica 10: Repare ou reinstale o Outlook

Se nenhum dos métodos acima funcionar e o problema de conexão ao servidor ainda persistir, tente reparar o aplicativo. Se isso não funcionar, você pode tentar reinstalá-lo completamente. Veja abaixo como reparar o Outlook:

Passo 1 Pressione as teclas "Windows + R", digite "appwiz.cpl" na nova caixa e clique na tecla Enter.

Passo 2 Na janela do Gerenciador de Aplicativos, encontre o Microsoft Office, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção "Alterar".

Passo 3 Escolha a opção "Reparar" e clique em "Continuar".

Repare o Outlook

Se o problema não desaparecer mesmo após o reparo, tente reinstalar o software.

Dica 11: Verifique se o Outlook está online e desative o modo offline

Como verificar se o Outlook está online ou offline? Existem várias indicações visuais, começando com a barra de status do Outlook na parte inferior. Se você vir uma mensagem que diz "Trabalhando offline" ou "Desconectado", isso significa que o Outlook não está conectado ao servidor.

Para alternar do modo offline para modo online, siga as instruções abaixo:

  • Abra o Outlook.
  • Vá para a guia "Enviar/Receber".
  • Selecione a opção "Trabalhar offline" para se reconectar.
Altere para o modo online

Dica 12: Use a ferramenta de Reparo de Caixa de Entrada

A ferramenta de Reparo da Caixa de Entrada é um kit de primeiros socorros que pode diagnosticar e reparar erros em seus arquivos de dados do Outlook.

Passo 1 Encontre e abra o arquivo scanpst.exe conforme sua versão do Outlook.

Outlook 2019: C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\root\Office16

Outlook 2016: C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\root\Office16

Outlook 2013: C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office15

Outlook 2010: C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office14

Outlook 2007: C:\Program Files (x86)\Microsoft Office\Office12

Encontre o arquivo scanpst.exe

Passo 2 Clique em "Escolher" e selecione o arquivo de dados do Outlook que pretende verificar.

Encontre o arquivo scanpst.exe
Verifique a consistência do arquivo

Passo 3 Para iniciar o processo de reparo, clique no botão "Reparar".

Inicie o reparo do arquivo

Confira este vídeo que criamos para você, que aborda os motivos mais comuns que fazem com o que o Outlook não se conecte ao servidor e também apresenta as melhores soluções. Você pode explorar mais detalhes na Comunidade de Vídeos Wondershare.

Conclusão:

Como vimos, existem várias soluções para resolver o erro do servidor Outlook. Se o problema for causado por um arquivo PST danificado, recomendamos que você use o Wondershare Repairit for Email. Esta ferramenta produz resultados excepcionais no reparo de arquivos PST e não tem concorrência no mercado.

Teste Grátis
Teste Grátis
Luís Santos
Luís Santos 12/11/2024
Compartilhe:
Luís Santos
Escrito por Luís Santos 08/06/2023
Compartilhe:
Artigos relacionados
repairit repairit

A melhor ferramenta de reparo para vídeos, arquivos, fotos e áudios corrompidos ou danificados.

Download Gratuito e Seguro