O que é uma memória flash? - definição, recursos e usos

O que é memória Flash? | explicado

A memória flash é uma memória não volátil usada para armazenar e transferir seus arquivos. As memórias flash são usadas em uma variedade de dispositivos eletrônicos, incluindo unidades flash USB, câmeras digitais, celulares e computadores.

Teste Grátis Teste Grátis

Todos os dispositivos, desde um relógio digital até um computador de última geração, têm memória. Você também usa grande parte dos dispositivos com memória flash na vida diária. A memória flash é um armazenamento permanente muito rápido que retém seu conteúdo mesmo na ausência de uma fonte de alimentação e esse recurso a torna uma memória não volátil usada para armazenar e transferir dados.

Não é apenas rápida, mas seus dados e conteúdos podem ser excluídos e gravados quantas vezes essa memória for funcional. Os melhores exemplos são unidades flash USB, cartões de memória, Chip BIOS IC, SSD, etc.

1. O que é uma memória flash?

Uma memória flash é um dispositivo de armazenamento de computador que pode armazenar dados por curtos períodos de tempo. Ao contrário dos discos rígidos tradicionais, as memórias flash são capazes de reter dados mesmo depois de desligadas. Isso os torna perfeitos para dispositivos portáteis, como smartphones e tablets. As memórias flash também tendem a ser mais confiáveis ​​e mais rápidas do que os discos rígidos tradicionais. Como resultado, elas estão se tornando cada vez mais populares no mundo da computação.

o que é memória flash

Usos da memória flash

  • Chip BIOS

Todo computador ou notebook possui um chip BIOS instalado em sua placa-mãe que é responsável pela inicialização do hardware e pela prestação de serviços ao sistema operacional. O BIOS é uma memória flash, e é por isso que seu computador inicia em segundos porque não precisa instalar as operações todas as vezes.

chip do bios

Se o seu chip BIOS estiver danificado ou corrompido, ele danificará todo o seu sistema e você não poderá usá-lo. Existem maneiras de repará-lo, mas você perderá desempenho.

  • Unidades flash USB

Os pen drives ou drives USB são memórias flash amplamente utilizadas para armazenar e transferir dados. É um dispositivo plug and play compatível com qualquer dispositivo que tenha uma porta USB. A unidade flash USB mais rápida é a 3.2 com velocidade de 420/380 MBps e isso só é possível devido às características da memória flash.

A primeira unidade USB foi desenvolvida em 2000 com apenas 8 MB de armazenamento e substituiu o disquete e os CDs. Como era memória flash, era reutilizável e os usuários a consideravam mais útil do que um CD ou uma unidade de disquete

  • Dispositivos digitais modernos

Empresas conhecidas que desenvolvem câmeras digitais, tablets, PDAs e celulares fazem o armazenamento interno e externo de seus aparelhos utilizando a memória flash. Os cartões de memória usados ​​com essas câmeras são o melhor exemplo do uso de memória flash em dispositivos digitais.

  • Impressoras e máquinas xerox

Todas as impressoras e máquinas xerox mais recentes podem armazenar e salvar os documentos recentemente impressos ou digitalizados em sua memória flash por um longo período de tempo. Você também pode armazenar manualmente um grande número de páginas nessas máquinas e imprimi-las quando quiser. Tal memória flash pode ser operada através do computador do trabalho ou computador externo.

  • Equipamento médico

A memória flash também está desempenhando um papel fundamental em diferentes áreas médicas. As memórias flash são usadas em equipamentos eletrônicos médicos, como máquinas de ECG e monitores Holter, para monitorar a condição dos pacientes em tempo real. Estes também fazem parte das mais recentes máquinas cirúrgicas como os aparelhos de cirurgia com agulha e LaparoGuard.

  • Robôs industriais

Para agilizar os processos de fabricação, muitas indústrias estão substituindo a mão de obra por robôs que utilizam inteligência artificial. Esses robôs são construídos para uma finalidade específica, essas instruções são instaladas em sua memória flash na forma de programas.

  • Instrumentos científicos

Onde há avanço, há ciência. A maioria dos equipamentos científicos mais recentes, como o microscópio eletrônico, medidores de Ph, medidores de EC, etc., possui sua própria memória flash para armazenar dados por um determinado período de tempo. Isso ocorre porque os instrumentos fazem leituras precisas com grande precisão e as armazenam para futuras comparações.

  • Registradores de dados de voo

É importante registrar os dados de voo desde a comunicação até os controles. Os gravadores que rastreiam os dados do voo usam a memória flash como mídia de armazenamento. Esses dados ajudam os cientistas e engenheiros a resolver os bugs e erros durante o voo. Também ajuda a saber a razão por trás dos acidentes de voo.

Características da memória flash

características da memória flash
  • Não volátil

Memória não volátil ou NVM é o tipo de memória que não requer nenhuma energia para armazenar e reter dados. Portanto, a memória flash é uma memória não volátil que não requer qualquer energia para armazenar e guardar dados, mas que pode requerer energia durante os processos de armazenamento. Se você desconectar o armazenamento flash, ele não perderá o conteúdo. Este recurso permite que armazenemos dados nesta memória até que seja necessário removê-la.

  • Regravável

A melhor característica da memória flash é que ela é regravável. Você pode remover os dados anteriores e gravar um novo conjunto de novos dados centenas de milhares de vezes na memória flash. Devido a esse recurso, as memórias flash são usadas em quase todos os dispositivos digitais, desde residências até grandes indústrias.

  • Tempo de acesso muito baixo

As memórias flash são extremamente rápidas e podem atingir até 1000 MBps. Grandes servidores, institutos científicos e empresas de coleta de dados usam memórias flash para uma resposta rápida.

  • Resistência a impactos

Meios de armazenamento magnéticos antigos, como unidades de disco rígido, costumam estragar em caso de impactos. As memórias flash não são apenas à prova de impactos, mas sua vida útil é maior do que os discos rígidos, pois não possuem componentes físicos como cabeçotes e discos.

História da memória flash

A memória flash foi inventada pela primeira vez por um engenheiro japonês Masuoka Fujio no início dos anos 80 na Toshiba. Ele queria remover a velha e lenta mídia de armazenamento magnético, e conseguiu. Agora, sua invenção é usada em quase todos os dispositivos digitais, incluindo computadores.

Tipos de memória flash: All-Flash vs Flash Híbrido

  • All-Flash

Esta memória flash consiste em All-Flash Arrays (AFA) e é um tipo de Sistema de Armazenamento de Estado Sólido. A maioria das mídias de armazenamento que usamos hoje é memória totalmente flash, como unidades flash USB, SSDs, cartões de memória, etc. Essa mídia de armazenamento não contém cabeçotes magnéticos ou pratos giratórios.

  • Flash Híbrido

Este tipo de memória flash foi desenvolvida combinando SSD (Disco de Estado Sólido) com o tradicional HDD (Unidades de Disco Rígido) com pratos giratórios. O nome técnico do Flash Híbrido é Hybrid Flash Array e foi desenvolvido para melhorar a velocidade de E/S.

All Flash
Flash Híbrido
Escreve primeiro o cache, lê a partir da capacidade total Cache de leitura e gravação
Dispositivos caros Dispositivos econômicos
dispositivos flash SAS, SATA e NL-SAS
Adequado para uma carga de trabalho pesada e oferece alto desempenho Oferece ótimo desempenho
Menor consumo de espaço Mais consumo de espaço

Vantagens e desvantagens da memória flash

Prós:

As memórias Flash são duráveis, pois são à prova de impactos.

Esses dispositivos de armazenamento são compactos e portáteis para que você possa carregá-los para qualquer lugar.

Esses dispositivos de armazenamento são muito rápidos.

Memórias Flash são leves.

Essas memórias podem armazenar dados em milhares de GBs AKA TBs.

Os dispositivos de armazenamento Flash estão presentes em ambas as formas, armazenamento interno e externo.

Os tipos mais recentes de memória flash podem ser conectados aos seus smartphones usando conectores OTG.

As memórias flash são usadas como material promocional.

Contras:

Essas memórias são muito caras.

Mais suscetível à perda de dados do que os discos rígidos.

2. Como funciona a memória flash?

Os blocos de construção básicos da memória flash são FGMOS (Floating Gate MOSFETs). São componentes eletrônicos que também são chamados de Células Flash quando usados ​​como memória. Os MOSFETs são transistores e significa Transistor de Efeito de Campo Metal-Óxido.

As memórias flash são EEPROMs, o que significa que são memórias somente leitura programáveis ​​e apagáveis ​​eletricamente com várias seções para armazenar dados.

Computadores e outros dispositivos digitais entendem a Linguagem Binária de 0s e 1s, e cada FGMOS pode armazenar 0 ou 1. Ao contrário de outros MOSFETs, o FGMOS tem uma Porta Flutuante para capturar e liberar a carga elétrica (seus dados). Quando não há elétrons presos dentro desta porta, é considerado 1, enquanto, por outro lado, os elétrons presos informam aos nossos dispositivos que o dígito binário é 0.

3. Tipos de memória flash: Memória flash NAND vs NOR

Existem dois tipos de memória Flash em relação à sua fabricação:

tipos de memória flash

Flash NOR

A memória Flash NOR consiste em portas NOR e essas portas são conectadas ao solo de maneira paralela. É por isso que a Flash NOR precisa de mais espaço, pois é maior em tamanho físico. Esta memória é mais rápida que a Flash NAND. Este tipo de memória flash é usado para armazenar programas que contêm instruções.

Flash NAND

A memória Flash NAND é composta de portas NAND e essas portas estão presentes em uma sequência em série, como pérolas de um rosário. A Flash NAND não requer mais espaço, pois pode ser desenvolvida de forma compacta. A NAND é preferida para armazenamento de dados, como em dispositivos digitais.

Memória Flash NAND x NOR

Você pode aprender a diferença entre as memórias Flash NAND e NOR na tabela abaixo:

Memória Flash NAND
Memória Flash NOR
A memória NAND tem dez vezes mais resistência do que a memória flash NOR. Este tipo de memória flash não tem muita durabilidade.
É um meio de armazenamento de alta qualidade. A memória NOR é um meio de armazenamento de baixa qualidade.
O tipo de memória mais usado e popular. Por isso é encontrado em computadores, tablets e celulares. Raramente usado em dispositivos modernos.
Flash NAND é ideal para armazenar dados de imagem e vídeo. É por isso que a maioria das câmeras digitais e filmadoras usam NAND para armazenar seus dados. Essa memória é usada apenas em dispositivos com pequenas operações de leitura e gravação, como acesso aleatório e de execução no local.
A memória NAND tem dez vezes mais resistência do que a memória flash NOR. A memória flash NOR tipo SLC tem mais resistência do que a memória flash NAND.
O desempenho da memória flash NAND também é maior do que o flash NOR. Flash NOR consome menos energia do que a memória flash NAND.
Mais barato que a memória NOR. Mais caro do que NAND Flash.
A menor leitura e a menor gravação são executadas nas páginas. As operações de leitura e gravação só podem ser executadas em bytes.

Memória Flash vs RAM: Qual é a diferença

A memória flash não é volátil, enquanto as RAMs são voláteis. Em palavras simples, as RAMs precisam de energia elétrica contínua para armazenar dados e instruções. Se não houver tensões ou energia elétrica, seu conteúdo será apagado. É óbvio que as RAMs armazenam dados e programas temporariamente, especialmente quando estão sendo usadas.

Por outro lado, a memória flash não requer energia sempre para armazenar dados permanentemente. É por isso que os dados armazenados em seus cartões de memória, smartphones, SSDs e unidades USB permanecem como estão mesmo depois de meses e anos.

Memória flash
RAM
É uma memória não volátil. É uma memória volátil.
Retém dados sem qualquer fonte de alimentação. Não é possível reter dados sem uma fonte de alimentação.
Armazenamento de arquivos de longo prazo. Armazenamento de arquivos de curto prazo.
Mais lenta que a RAM. Muito mais rápida que a memória flash.

Memória Flash vs HDD: Qual é a diferença

Os HDDs não são à prova de impactos e um único impacto pode danificá-los permanentemente. Ao contrário disso, os dispositivos de armazenamento de memória flash podem suportar impactos, uma vez que os componentes estão em estado sólido. A memória flash é muito mais rápida do que o HDD porque tem menos tempo de acesso. Uma memória flash que cai no chão mais de uma vez pode funcionar novamente, mas um HDD não.

Memória flash
HDD
Capacidade limitada. Grande capacidade.
Tempo de resposta rápido. Tempo de resposta lento.
O custo é maior do que o HDD. Comparativamente barato.
À prova de impactos. Não é à prova de impactos.
Durável com mais vida útil. Não são duráveis ​​e têm menos tempo de vida.

Dica bônus: Como recuperar dados perdidos ou excluídos do armazenamento da memória flash

Existe a possibilidade de você perder seus dados armazenados em um dispositivo de memória flash. Felizmente, temos uma ferramenta poderosa conhecida como Wondershare Recoverit para recuperar seus preciosos dados perdidos e excluídos. Este programa tem uma interface de usuário muito amigável que até mesmo uma criança de dez anos pode executar a recuperação.

O Wondershare Recoverit pode recuperar seus dados de quase todos os tipos de mídia de armazenamento, como M2s, SSDs, HDDs, cartões de memória, unidades flash USB, etc. Você só precisa instalá-lo a partir de site oficial. Depois de abrir o programa, ele detectará automaticamente todos os seus dispositivos internos e externos. Então você pode deixá-lo digitalizar e relaxar.

Teste Grátis

Para Windows XP/Vista/7/8/10/11

Teste Grátis

Para macOS X 10.10 - macOS 13

Passo 1: Selecione a unidade para recuperar

Para iniciar a recuperação, você deve selecionar a unidade da qual deseja recuperar os dados. Depois de abrir o programa, você verá uma interface amigável. Agora selecione a opção “Unidades de disco rígido e localização” à esquerda. Agora você pode ver todas as unidades, incluindo unidades flash e partições do disco rígido.

escolha o dispositivo de armazenamento de memória flash
Passo 2: Digitalize o local

Depois de selecionar o local, o Recoverit iniciará um processo de verificação automática. O tempo da digitalização dependerá do tamanho dos arquivos. Às vezes leva minutos e às vezes pode levar algumas horas. Você pode selecionar arquivos específicos no menu de arquivos que deseja recuperar. Esses tipos de arquivo podem incluir foto, vídeo, áudio, documento, banco de dados, arquivos da web, etc. Você também pode pesquisar uma pasta específica para começar a recuperá-la.

digitalizar o dispositivo de memória flash
Passo 3: Recupere os dados desejados

Você pode pré-visualizar os arquivos digitalizados para garantir que sejam os dados desejados. Em seguida, basta clicar no botão Recuperar para restaurá-los.

recuperação de memória flash
recuperação de dados do recoverit

Wondershare Recoverit - seu software de recuperação de memória flash seguro e confiável

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

Recupere arquivos perdidos ou excluídos, fotos, áudio, música, e-mails de qualquer dispositivo de armazenamento de forma eficaz e completa.

Recupere dados após exclusão repentina, formatação, danos ao cartão de memória, ataque de vírus, falha do sistema, etc.

Restaure arquivos de mais de 5.000 dispositivos de armazenamento, como USB Flash Drive, cartões SD, cartões CF, SSDs, HDDs, disquetes, etc.

Pré-visualize os arquivos antes de recuperá-los. Nenhum pagamento é necessário se os arquivos forem irrecuperáveis.

Recoverit gratuito para testar e versão paga para aproveitar mais.

Perguntas frequentes

Quando o colega do Sr. Masuoka, Shōji Ariizumi, viu que a memória recém-inventada era muito rápida. O Sr. Shōji Ariizumi disse que isso o lembrou do flash da câmera, então a memória foi chamada de “Memória Flash”.

Não, há uma diferença importante entre memória flash e RAM. As RAMs perdem seu conteúdo quando o computador ou dispositivo é desligado, enquanto a Memória Flash nunca perde seu conteúdo nesse caso.

Sim, o pen drive é uma memória flash, pois seu nome técnico é USB Flash Drive. Mesmo cartões de memória, SSDs e firmware usam memória flash.

A memória flash possui chips IC para armazenar dados e cada chip contém matrizes de FGMOSFETs. Cada FGMOSis é conhecido como uma célula de memória que pode armazenar 0 ou 1. Não há partes eletromagnéticas nos dispositivos de armazenamento Flash.

Fontes bem conhecidas dizem que a Memória Flash pode durar até mais ou menos 10 anos. Você deve obter dispositivos de armazenamento flash, pois eles também são à prova de impactos.

Conclusão:

Este artigo é um guia muito útil baseado nos conceitos básicos sobre Memória Flash que é um armazenamento muito popular hoje em dia. Este artigo contém a definição, o uso e os recursos da memória Flash. Ele também descreve um breve histórico e funcionamento da memória flash.

Ao ler este artigo, você não só será capaz de diferenciar entre memórias flash NOR e NAND, mas também entre All-Flash e Híbrida. Neste guia, também comparamos a memória Flash com RAMs e HDDs tradicionais.

recuperação de dados do recoverit

Wondershare Recoverit - recupere seus vídeos preciosos

Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.

Salve seus vídeos excluídos acidentalmente e também repare os vídeos danificados.

Restaure vídeos de todos os tipos de unidades de armazenamento, como unidades USB, cartões SD, SSDs, HDDs, disquetes, pen drives, etc.

Além de todos os formatos de vídeo populares, como MP4, AVI, MOV, 3GP, 3G2, M4A, etc., os vídeos corrompidos Ultra HD 4K e 8K são verificados, coletados e combinados, garantindo que a maioria dos seus vídeos seja recuperada.

Pré-visualize os arquivos antes de recuperá-los.

Versão gratuita para experimentar e versão paga para aproveitar mais.