24/08/2022 • Arquivado para: Recuperação de pen drive • Soluções comprovadas
A memória flash NOR é um tipo de Memória Não Volátil (NVM) usada em dispositivos eletrônicos para armazenar dados. Geralmente faz parte dos circuitos integrados e tem sido amplamente utilizada desde o início da década de 1990. A Memória Flash NOR oferece muitos benefícios para fabricantes e consumidores de dispositivos, como alta velocidade de leitura/gravação, baixo consumo de energia e tamanho compacto.
Nesta postagem, discutiremos o que é a Memória Flash NOR, como ela funciona e seus benefícios. Também forneceremos alguns exemplos de onde você pode encontrar as Memórias Flash NOR em sua vida cotidiana. Fique ligado!
A Memória Flash NOR é composta por FGMOS ou FGMOSFETs (Transistores de Efeito de Campo de Óxido Metálico de Porta Flutuante). Cada FGMOS é um componente eletrônico que pode armazenar valores de 0 ou 1. É por isso que esses transistores são chamados de células de memória.
Na Memória Flash NOR, essas células são organizadas de maneira paralela. É por isso que o conteúdo dessas memórias podem ser lidos de forma rápida. A Memória Flash NOR também não é volátil por natureza, o que significa que pode armazenar permanentemente seu conteúdo mesmo quando não estiver conectada a nenhuma fonte de alimentação, como bateria ou fonte. A memória NOR é usada para endereçar um byte individual em vez de toda a página.
Este tipo de memória é usada em:
A memória flash NOR faz o armazenamento de maneira não volátil, o que significa que os dispositivos de armazenamento com esse tipo de memória flash retêm os dados sem usar energia ou qualquer outra fonte. Ela pode salvar os dados por um longo período de tempo sem corrompê-los.
A memória flash NOR é programável, por isso é usada em instrumentos científicos, dispositivos médicos, celulares, drives USB, etc. Esta memória também pode ser usada para criar unidades ou dispositivos de armazenamento.
O tempo necessário para ler os dados armazenados é menor na Memória Flash NOR. É por isso que essa memória é usada para técnicas de acesso aleatório ou execução local.
A Memória Flash NOR possui uma Interface de Acesso Aleatório, o que significa que você pode endereçar uma determinada parte da memória em vez de ler sequencialmente desde o início. Esse recurso a torna mais flexível para uso durante o fluxo de trabalho.
A memória Flash NOR é uma memória densa, o que significa que um chip pequeno pode armazenar muitos dados, mas não é fabricada para fins comerciais, pois o custo de fabricação da memória Flash Nor é maior que o custo da memória Flash NAND.
A memória Flash NOR foi desenvolvida pela Toshiba, uma conhecida empresa japonesa, em 1988. Fujio Masuoka foi o líder da equipe e engenheiro que criou esse tipo de memória flash com seus companheiros. As invenções de Fujio Masuoka mudaram o mundo para sempre porque seu objetivo era substituir os grandes e lentos dispositivos de armazenamento magnético, e ele conseguiu.
A Memória Flash NOR é de estado sólido, portanto é à prova de impactos. Ela ainda funcionaria depois de cair acidentalmente.
O tempo de leitura da memória Flash Nor é muito rápido.
A Memória Flash NOR pode ser fabricada em chips IC de pequeno porte.
A Memória Flash NOR é totalmente não volátil.
A vida útil da memória NOR é de mais ou menos 10 anos.
Esta memória é adequada para acesso aleatório.
A memória Flash Nor é melhor para implementar a execução local.
É uma memória cara para fabricar.
O tempo de escrita é comparativamente lento.
O bloco de construção básico da Memória Flash NOR é FGMOS (Floating Gate Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistors). Cada transistor tem uma região conhecida como Porta Flutuante. Essa região pode armazenar ou liberar os elétrons dentro dela. Esses elétrons são armazenados ao ligar o transistor. Como cada transistor pode representar 0 ou 1, cada um é chamado de célula de memória.
A memória Serial Flash NOR também é conhecido como SPI NOR, “Serial Peripheral Interface”. Possui setores e páginas, onde os setores são maiores que as páginas. Um setor é um bloco de memória cujo conteúdo pode ser enquanto os dados são escritos nas páginas.
Nesse tipo de memória, o controlador de memória endereça a memória usando um barramento de endereço paralelo. A NOR paralela pode ter um barramento de 8 ou 16 bits. Um barramento de endereço de 16 bits pode endereçar a Memória NOR Paralela com mais capacidade de armazenamento.
As memórias flash NOR e NAND são diferentes uma da outra. A diferença básica é a velocidade e a forma de armazenamento de dados. A memória NOR é considerada mais rápida que a memória NAND. Ambos os chips são usados para armazenar dados. Confira aqui um artigo completo comparativo entre a Memória Flash NOR e NAND.
Os fabricantes das memórias flash NOR enfrentaram desafios durante 2016, incluindo o principal fabricante dos EUA. Mas muitas das principais empresas americanas ainda estão produzindo memórias flash NOR de alta qualidade. De acordo com uma pesquisa em 2016, os principais fabricantes de memória flash NOR são:
Se seus dados foram excluídos, você não precisa se preocupar porque o Wondershare Recoverit é um programa que pode recuperar seus dados perdidos de qualquer tipo de mídia de armazenamento interno e externo. Ele pode recuperar seus dados de SSDs, HDs, cartões de memória, unidades USB etc.
Sem problemas. O Wondershare Recoverit pode recuperar seus dados perdidos em 3 passos. Este programa de recuperação de dados profissional é totalmente confiável e 100% seguro.
Este programa tem uma interface muito fácil de usar e pode detectar automaticamente todos os dispositivos de armazenamento conectados ao seu notebook ou PC rapidamente. Você só precisa digitalizar esses dispositivos e aproveitar.
Abra o programa de recuperação de dados Recoverit e selecione a opção “Unidades de disco rígido e localização” na barra esquerda. Agora, você pode ver todas as unidades, incluindo unidades flash e partições do disco rígido. Você deve selecionar a Memória Flash NOR que deseja recuperar os arquivos.
Uma vez selecionado, o programa iniciará a digitalização automaticamente. Isso leva alguns segundos a alguns minutos, dependendo do tamanho do arquivo. Você pode selecionar arquivos específicos no menu de arquivos para restaurar. Esses tipos de arquivo podem ser fotos, vídeos, áudios, documentos, bancos de dados, arquivos da Web e muito mais. Você também pode procurar pastas específicas para iniciar a recuperação.
O Recoverit permite que os usuários visualizem os arquivos recuperáveis antes de prosseguir com a recuperação para garantir que você recupere os arquivos desejados. Se você for um usuário premium, poderá visualizar arquivos ilimitados. Se você usar a versão gratuita, ainda poderá pré-visualizar por 10 segundos. Por fim, clique no botão "Recuperar" para recuperar seus arquivos.
O que significa a palavra NOR numa memória?
NOR é na verdade uma porta lógica e consiste em uma porta OR seguida por uma porta NOT. Simplesmente, uma porta OR e uma porta NOT formam uma porta NOR.
Um cartão SD é uma memória do tipo NAND ou NOR?
Cartão SD significa “Secure Digital Card” e é uma memória flash NAND não somente porque fabricar memória NAND é mais barato, mas também porque tem mais vantagens, como capacidade e tempos rápidos de gravação e exclusão.
Qual é a diferença entre NOR e NAND?
A memória NOR é usada para armazenar código de instrução que precisa ser executado porque pode ser acessado aleatoriamente em alta velocidade. Por outro lado, a memória NAND é usada para salvar dados como imagens, vídeos, áudio etc.
Quais são os três tipos de memória Flash?
Estes são os três tipos de memória flash: Primary Flash, Big Data Flash, e Rack-Scale Flash.
Posso programar uma memória flash?
Depende do uso da mesma. Se for usada como firmware, pode ser programada, mas se for usada como armazenamento, não pode ser programada.
Este artigo explicou um pouco sobre memórias flash NOR. Não somente o básico sobre memória flash, mas também conta a história e as características da mesma. Também comparamos a memória Flash NOR com a memória Flash NAND.
Fornecemos os benefícios e limitações da memória Flash NOR, juntamente com os principais fabricantes. No final, você encontrará o link para baixar o incrível programa para recuperar seus dados perdidos.
Mais de 5.481.435 de pessoas já baixaram.
Recupere seus vídeos excluídos e repare os vídeos corrompidos.
Restaure vídeos de todos os tipos de unidades de armazenamento, como unidade USB, cartões SD, SSDs, HDs, disquetes, pen drive, etc.
Além de todos os formatos de vídeo populares, como MP4, AVI, MOV, 3GP, 3G2, M4A, etc., os vídeos Ultra HD 4K e 8K corrompidos são digitalizados, coletados e combinados, garantindo que a maioria dos seus vídeos sejam recuperados.
Visualize os arquivos antes de recuperá-los.
Versão gratuita para experimentar e versão paga para aproveitar ainda mais.
Luís Santos
chief Editor