09/12/2022 • Arquivado para: Backup de dados • Soluções comprovadas
A clonagem de HD's e SSDs tornou-se uma tarefa atual para usuários que desejam trabalhar com um novo disco sem perder as suas informações ou a configuração de seu sistema operacional e aplicativos. Você deve levar em consideração que, ao duplicar um grande número de arquivos, essa tarefa pode levar muito tempo. No entanto, se você achar que esse processo está demorando muito mais do que deveria, certamente há um problema que impede que as informações sejam transferidas sem problemas. Neste post, revisaremos as possíveis causas desse atraso, bem como diferentes soluções.
A clonagem de discos tornou-se a melhor opção para aqueles usuários que desejam usar um novo HD ou SDD sem perder as suas informações do disco de origem, além de manter os dados organizados, as configurações e os aplicativos instalados. Trata-se de transferir tudo o que o disco de origem contém para o disco de destino. Com o passar do tempo, esse procedimento vem se aprimorando, e há cada vez mais métodos para realizá-lo; no entanto, existem alguns problemas que podem atrapalhar e fazer com que essa tarefa leve muito tempo.
Embora a clonagem de um disco não tem porque ser problemática, algumas situações podem retardar esse processo. Para fazer essa tarefa, você deve usar um aplicativo ou software profissional do qual tenha boas referências. Existem muitas opções, mas várias geralmente não são eficientes, portanto, se você escolher errado, terá problemas, e um deles pode ser o de que a clonagem demore muito.
Para isso, recomendo usar o AOMEI Backupper, um software que, além de seguro, é extremamente prático. Agora, o problema de que a clonagem do seu HD ou SDD demore para sempre, pode não ser apenas devido a um programa ineficaz, mas a outros fatores que mostrarei na próxima parte.
A clonagem do disco requer não apenas o software correto, mas também que todo o hardware e o sistema operacional estejam em boas condições; caso contrário, esse procedimento levará mais tempo do que deveria. Alguns fatores que podem tornar a clonagem uma tarefa muito longa incluem o seguinte:
Método 1: Use o AOMEI Backupper para clonar: Para a clonagem de um disco, não há software melhor que o AOMEI Backupper. Este aplicativo é muito seguro e prático de usar. Você pode fazer esta tarefa e muitas outras de forma simples e, assim, com apenas alguns cliques, você pode clonar o seu HD sem nenhum risco e em menos tempo que a média. Vou te mostrar como é fácil fazer essa tarefa:
Passo 1: Selecione Clonar Disco
Selecione Clone no menu do lado esquerdo e, em seguida, selecione Clonar Disco.
Passo 2: Selecione o disco de origem
Selecione o disco de origem que você deseja clonar. Clique em próximo.
Passo 3: Selecione o disco de destino
Selecione o disco de destino para o qual o disco de origem será clonado e clique em Avançar. Você deve ter em mente que o disco de destino será formatado e todos os dados existentes serão substituídos! Faça backup de arquivos importantes com antecedência.
Passo 4: Visualizar as informações
Visualize as informações da origem e do disco de destino. No canto inferior esquerdo, defina as configurações avançadas desejadas.
Passo 5: Confirme o processo
Depois de terminar de editar as configurações, clique em Iniciar clonagem. Aguarde a conclusão do processo e clique em Concluir.
Método 2: Use uma conexão SATA: Se você estiver usando um disco externo, seja como origem ou destino, e detectar um problema de conexão USB que não tem nada a ver com o estado físico das suas portas ou do cabo de alimentação, você pode usar um cabo adaptador USB para SATA. As conexões SATA tendem a ser mais estáveis e, estando dentro do gabinete, evitam que a poeira se acumule ou que as portas sejam danificadas por um choque.
Método 3: Verifique o uso da CPU e da memória: Às vezes, alguns programas ocupam muita memória e tornam o seu disco mais lento. Antes de fazer a clonagem do disco, certifique-se de ter fechado todos os aplicativos. Além disso, pode haver processos em segundo plano que ocupem uma grande quantidade de memória e, para fechá-los, você deve fazer o seguinte:
Passo 1: Abra o regedit
Clique no ícone do Windows no canto inferior esquerdo da tela e digite regedit. Em seguida, clique em regedit na lista.
Passo 2: Confirmar
Selecione Sim na caixa de diálogo.
Passo 3: Expandir as pastas
Na lista à esquerda da janela do Editor do Registro, clique nas setas ao lado de HKEY_LOCAL_MACHINE, SYSTEM, ControlSet001 e Services.
Passo 4: Clique na pasta Ndu
Clique na pasta Ndu na lista à esquerda.
Passo 5: Modificar o início
Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e selecione Modificar…
Passo 6: Alterar os dados do valor
Na caixa de diálogo, altere o número abaixo de Dados do valor. Apague o 2 e digite 4. Por fim, clique em OK e reinicie o Windows.
Este processo deve ser suficiente. Abra o gerenciador de tarefas para verificar se seu uso de memória está em um percentual baixo; se não for esse o caso, você deve seguir estas etapas:
Etapa 1: Abra o Regedit e expanda as pastas
Repita as duas primeiras etapas do último tutorial para abrir o Editor do Registro novamente. Em seguida, na lista à esquerda, clique nas setas ao lado de HKEY_LOCAL_MACHINE, SYSTEM, CurrentControlSet e Control.
Etapa 2: Expanda o Gerenciamento de sessão e clique em Gerenciamento de memória
Clique na seta ao lado de Gerenciamento de sessão e clique em Gerenciamento de memória.
Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e selecione Modificar…
Etapa 4: Alterar os dados do valor
Na caixa de diálogo, altere o número abaixo de Dados do valor. Apague o 0 e digite 1. Por fim, clique em OK e reinicie o Windows.
Método 4: Substituir o disco de destino por um íntegro: Se o disco de destino apresentar problemas, a solução mais eficaz será trocá-lo por um novo. Embora não seja uma compra barata, representará um investimento muito lucrativo, já que um disco novo costuma durar muitos anos.
Método 5: Aguarde com paciência: Lembre-se de que o processo de clonagem pode levar muito tempo. Se você tiver muitos gigabytes de informações, um grande número de aplicativos instalados e arquivos grandes, como vídeos ou filmes, o processo de transferência de dados será afetado. Você deve ser paciente e ter em mente que pode levar algumas horas para que a tarefa seja concluída.
A clonagem de HD's e SSDs é uma tarefa que não deve apresentar dificuldades, pois, apesar de ser um processo demorado, não acarreta complicações para que o disco de origem e o disco de destino concluam essa tarefa. No entanto, vários fatores podem dificultar essa atividade e complicá-la a ponto de torná-la muito lenta. Uma razão pela qual esse imprevisto pode acontecer é o uso de um software de baixa qualidade; felizmente, existe o AOMEI Backupper, este app garante que você clonará o seu disco de forma fluida, prática e segura.
Luís Santos
chief Editor